Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Colivre Empreendimento de Economia Solidária

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Biblioteca do Comum reúne acervo multimídia para difusão do conhecimento livre

1 de Junho de 2017, 14:37 , por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 8 vezes

Biblioteca do comum2


Surgida da fusão das blibliotecas do Instituto do Intersaber e do Baixa Cultura, o portal Biblioteca do Comum é uma biblioteca digital voltada para difundir o conhecimento e a cultura livres. A proposta do site é reunir materiais nos mais diversos formatos como áudio, vídeo, livros, artigos, teses, dissertações, entrevistas, quadrinhos, fanzines, revistas com temas relacionados à Agricultura Urbana, Bens Comuns, Ciência Cidadã, Cultura Livre, Economia Colaborativa, Educação Expandida, Participação Digital, Tecnologias Sociais, entre outros. A plataforma foi desenvolvida com o software livre Omeka. 

Além de ser uma ferramenta para a construção e difusão do conhecimento livre, a bliblioteca adota um modelo de gestão aberto, no qual todas as pessoas e organizações interessadas são convidadas a participar do processo por meio de um chamamento permanente, como é descrito no site: "A Biblioteca do comum não é público nem privada, mas comum. Como uma horta urbana formada em um terreno doado, ou um espaço transformado em praça pela ação de vizinhos, quem cuida dela somos nós: tod@s aqueles interessad@s em construir um conhecimento aberto e de fácil acesso a tod@s".

A Biblioteca do Comum se propõe a quebrar as barreiras criadas pela sistema de propriedade intelectual, que deixa o conhecimento na controle de poucas corporações e o acesso a pessoas que podem pagar por ele.

Para ter acesso ao conteúdo ou colaborar com o projeto acesse o endereço http://www.bibliotecadocomum.org/


Fonte: http://softwarelivre.org/colivre/blog/biblioteca-do-comum-reune-acervo-multimidia-para-difusao-do-conhecimento-livre

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar