Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Empreendimento de Economia Solidária

Colivre Empreendimento de Economia Solidária

Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Resultado final do Prêmio Pontos de Mídia Livre confirma primeiro lugar da Colivre na categoria nacional

18 de Novembro de 2015, 13:47 , por Feed RSS do(a) Colivre - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 15 vezes

Noosferocolivre_3

Foi divulgado na quarta-feira (18/11) o resultado final do Prêmio Pontos de Mídia Livre. Entre 280 projetos classificados de todas as regiões do país na categoria nacional a Colivre conquistou o primeiro lugar e pontuação máxima com o projeto Noosfero: A plataforma web livre para redes de mídias sociais, educacionais, de economia solidária e cidadania.  O prêmio teve o objetivo de reconhecer e apoiar financeiramente iniciativas de mídia livre nos mais diversos formatos como rádio, TV, mídias sociais, blogs e jornais.

Lançado pela Colivre em 2009, o software livre Noosfero é uma plataforma web para a criação de redes sociais autônomas com foco no compartilhamento de conteúdo. Ele permite que cada organização, instuição ou coletivo crie sua própria rede de mídia social. Possibilita ainda que cada usuário de uma rede tenha total autonomia na personalização de seus perfis e utilização da rede (desde que respeite os termos de uso) criando comunidades, site e blogs, compartilhando textos, imagens, vídeos e arquivos. Além disso o Noosfero também é uma plataforma que foi criada para atender a uma demanda da economia solidária e possui recursos de loja virtual e inteligência econômica colaborativa. A plataforma possibilita um nível de personalização muito grande permitindo a criação de redes sociais educacionais, intranets e muito mais.



"Foi uma grande vitória e motivo de comemoração o prêmio na Colivre. No começo ficamos um pouco desacreditados porque achávamos que um projeto de software poderia não ser reconhecido como mídia pelo concurso. Porém, num contexto de convergência digital não é possível limitarmos nossas definições de mídia. Software também é mídia e o Noosfero é uma plataforma web que permite que organizações, empreendimentos e coletivos tenham sua própria mídia social autônoma e, por ser um projeto de software livre ainda permite que esses atores e atrizes sociais participem no desenvolvimento desse software. Nosso propósito enquando cooperativa é esse, o de difundir a ideia de que é necessário autonomia tecnológica para se construir a emancipação dos sujeitos".

Equipe_colivre

Fundada no ano de 2006, a Cooperativa de Tecnologias Livres (Colivre) surgiu do sonho de universitários recém-formados de viver do software livre e do cooperativismo. A cooperativa se utiliza dos princípios do software livre para prestar serviços e desenvolver tecnologias. Em novembro de 2014 a Colivre conquistou o primeiro lugar em um outro concurso nacional: o 9° Prêmio Cooperativa do Ano, na categoria Inovação e Tecnologia, também com o Noosfero. O vídeo de apresentação do projeto pode ser visto aqui. Mais informações sobre a Colivre podem ser encontradas no seu site oficial http://colivre.coop.br/

No site oficial do Noosfero (http://noosfero.org/) é possível conhecer melhor a plataforma e as redes e organizações que a utilizam e colaboram no seu desenvolvimento.



 







 


Fonte: http://softwarelivre.org/colivre/blog/resultado-final-do-premio-pontos-de-midia-livre-confirma-primeiro-lugar-da-colivre-na-categoria-nacional

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar