Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Cooperafloresta Empreendimento de Economia Solidária

Tela cheia

Início

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 582 vezes

Pertencemos a comunidades tradicionais e na maioria nos auto-reconhecemos como remanescentes de quilombos. Através da agrofloresta tornou-se claro para nós, o imenso valor da natureza de nossa região, o Vale do Ribeira e dos conhecimentos que temos sobre ela. No Vale, somos diversas populações tradicionais, como caiçaras, quilombolas e indígenas. Convivemos intimamente, por várias gerações, com o maior pedaço contínuo de Floresta Atlântica que ainda resta no mundo. 

Duas datas marcaram o início da Cooperafloresta: 1.996 quando duas de nossas famílias começaram fazer e multiplicar a prática da agrofloresta e 1.998 quando reunimos 30 famílias fazendo agrofloresta e comercializando coletiva, direta e solidariamente nossa produção. Procuramos cons-truir junto com os consumidores compromissos que vão muito além da produção e consumo de alimentos saudáveis e livres de veneno. Muito mais que uma alternativa de produção e geração de renda que conserva o meio ambiente, encontramos um sentido maior para nossas vidas. Passamos então, a nos dedicar totalmente a contribuir para a geração de uma agricultura e de uma sociedade fundamentadas na cooperação e no amor das pessoas entre si e com a natureza.

São 112 famílias agricultoras atualmente associadas à Cooperafloresta e 40 famílias agricultoras do Litoral do Paraná que estão ligadas às organizações que já desenvolvem ou desenvolveram ações em parceria com a Cooperafloresta visando à sensibilização capacitação de famílias agricultoras para a agroecologia e/ou agrofloresta.

 A área média total das áreas de cada família é de aproximadamente 10 ha. A parcela média de agrofloresta é de 2,2 ha. A área total de agrofloresta das famílias associadas à Cooperafloresta é de aproximadamente 250 hectares.