Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog "vida quer viver!"
Tela cheia

Debate eleitoral para a Prefeitura: Caldas ganha, todos ganham!

23 de Setembro de 2012, 21:00 , por Daniel Tygel - 44 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1087 vezes

Por Daniel Tygel, publicado no Jornal de Caldas na edição de 22 de setembro de 2012

Esta eleição para Prefeito de Caldas tem uma novidade: Mais de dez associações de moradores e de segmentos da cidade se reuniram e decidiram organizar um debate entre os dois candidatos, Anderson e Ulisses. Depois de prepararem juntos a proposta, as associações se reuniram com os representantes dos dois comitês de campanha, e apresentaram a ideia. Os comitês "200 Anos Mais Feliz" e "Caldas Muito Mais Feliz" acolheram a sugestão, e num clima de muito diálogo e abertura, chegaram a um consenso quanto à data, o local e as regras do debate. O documento com estes acordos foi assinado pelos dois comitês e pelas associações e registrado no Cartório Eleitoral de Caldas.

As associações que estão promovendo o debate são as seguintes: Associação dos Moradores do Maranhão, Associação Balde Cheio, Associação Pocinhos Vivo, Índios Xukuru Kariri de Caldas, Associação Comunitária da Pedra Branca, Arte-Caldas, Associação Arco-Íris, Associação dos Moradores de Santa Cruz, Associação Comercial e Industrial de Caldas (ACIAC), Sindicato Metabase, Sindicato das/dos Trabalhadoras/es Rurais de Caldas (STR), e Associação Oportunidade.

O debate acontece no dia 27 de setembro, quinta-feira, das 19h até às 22h na Câmara dos Vereadores de Caldas, e é aberto ao público. Como há pouco espaço na câmara (apenas 230 vagas para o público), o debate será transmitido de três maneiras:

1. Por telão: do lado de fora da Câmara Municipal em um telão para quem não conseguir entrar.

2. Pela Rádio Caldas FM 105,9

3. Pela internet no seguinte endereço: http://cameras.nowtech.com.br/debate

A iniciativa tem o apoio do Jornal de Caldas, do Jornal Sonha Caldas, da Câmara Municipal, da Nowtech e da Rádio Caldas FM.

O evento é uma oportunidade para que cada cidadão e cidadã caldense possa decidir o seu voto a partir do programa e propostas concretas dos candidatos, ao invés de ser por amizade, favor ou vínculo familiar. Por isso, é fundamental que os militantes de cada candidato exerçam sua cidadania e aproveitem o momento para ouvir e respeitar tanto o seu candidato como o candidato adversário. Agindo assim, os militantes contribuem para que Caldas consiga melhorar a qualidade de suas eleições e permitem que os indecisos possam escutar os dois candidatos com calma e atenção.

O debate terá 4 blocos. No primeiro, os candidatos vão ler as respostas da sua equipe de apoio para 8 perguntas que foram entregues pela Comissão Organizadora no dia 17 de setembro. No segundo bloco, os candidatos a prefeito responderão a 10 perguntas apresentadas na hora por representantes de cada uma das associações da Comissão Organizadora. No terceiro bloco, os candidatos a vice-prefeito farão uma pergunta para o seu adversário. E no quarto e último bloco, os candidatos à prefeitura farão, cada um, uma pergunta para seu adversário.

Se alguém da plateia ofender ou fizer sons e atos que atrapalhem qualquer candidato a expor suas ideias, esta pessoa será retirada do local. Todas as perguntas serão realizadas sem ofensas pessoais ou morais a nenhum dos candidatos. Além disso, os candidatos poderão pedir direito de resposta caso se sintam pessoalmente ofendidos pelo adversário em qualquer momento do debate.

Todas as respostas e falas dos dois candidatos serão assinadas por eles e pelas associações, com firma reconhecida, para registrar oficialmente o que foi dito no debate. Este documento servirá para a população cobrar do futuro prefeito o cumprimento do que propôs.

As associações que estão promovendo o debate estão muito animadas, pois acreditam que este é um passo importante para que as eleições em Caldas não sejam somente uma disputa de grupos, mas sim um momento para que a população possa conhecer e exigir propostas concretas para a melhoria da cidade.

Este grupo de associações, que nada mais é que um Fórum de Cidadania e Participação Caldense, pretende continuar se reunindo depois das eleições, e já convida as outras associações que não puderam participar até agora. Assim, a população poderá se unir e se organizar para cobrar e contribuir com ideias e soluções para a cidade junto ao Prefeito e aos Vereadores que tiverem sido eleitos. Afinal de contas, segundo o prêmio Nobel José Saramago, "para educar as futuras gerações de modo que possam cultivar corações justos, bondosos e solidários, é preciso ter um sentimento de responsabilidade coletiva, pelo qual um de nós é responsável por todos os outros".

A construção de uma Caldas melhor, mais justa, transparente e participativa é tarefa de todos e todas nós!


44 comentários

  • A6f4762ce4bc37aac0f59bb290f00dfb?only path=false&size=50&d=404Maria Helena Guimaraes Franco(usuário não autenticado)
    26 de Setembro de 2012, 9:23

     

    Quero parabenizar pela iniciativa em fazer esse debate a todas as associações envolvidas e dizer o quanto é importante a participação de cada um nesse processo de construção social de uma sociedade participativa e democrática e também pelo exercicio de cidadania.Grata a todos pela oportunidade de aprendizagem.


  • Eeb48e8a79dbd3e0132d2e57230c6112?only path=false&size=50&d=404jose aldo lopes(usuário não autenticado)
    26 de Setembro de 2012, 13:35

     

    É FINALMENTE VAMOS CONHECER E OUVIR IN LOCO AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS E UMA VEZ QUE VÃO FICAR REGISTRADAS, DEPOIS PODEREMOS COBRAR DO FUTURO PREFEITO. SÓ ESPERO QUE SEJA CONDUZIDA COM RESPEITO, DIGNIDADE E CAVALHERISMO, POIS DAI VAMOS PODER AVALIAR COM MUITA PRECISÃO O QUE OS CANDIDATOS PENSAM E A UNICA A GANHAR DESTE ENCONTRO SERA NOSSA QUERIDA CALDAS, QUE JÁ CANSOU DE PESSOAS QUE ACHAM QUE CARGO DE PREFEITO É SEU E ESQUECEM QUE QUEM OS ELEGEU FOI O POVO PARABENS PELA INICIATIVA


  • C017a7a2962fbc44a5fb32310cb4182d?only path=false&size=50&d=404Antonio Claret Guimaraes(usuário não autenticado)
    26 de Setembro de 2012, 16:37

    Bacana demais

    Muito bom, que iniciativa legal
    100 anos depois, Caldas merece uma nova ordem social e politica.
    Em 1912 eram realizados saraus maravilhosos! a vida cultural era intensa.
    quem sabe estamos entrando num novo tempo.


  • Eu com violao 2011 minordaniel
    27 de Setembro de 2012, 5:14

     

    É isso aí gente. E para quem não puder ou quiser entrar na câmara, não se esqueçam que o debate será transmitido de três maneiras:

    1. Por telão: do lado de fora da Câmara Municipal em um telão para quem não conseguir entrar.

    2. Pela Rádio Caldas FM 105,9

    3. Pela internet no seguinte endereço: came​ras.​nowt​ech.​com.​br/d​ebat​e


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar