Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

IPF participa do XIV Seminário Internacional Paulo Freire

15 de Setembro de 2016, 19:10 , por Instituto Paulo Freire - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5 vezes

Encontro reiterou a importância de todos conhecerem o pensamento de Paulo Freire e lutar para que a escola seja um espaço de construção da autonomia, criticidade e conscientização.

o

Unicamp
Profª Drª Sonia Couto, representante do IPF no
Seminário Interncional Paulo Freire.

 

     Aconteceu, nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções da Unicamp, o XIV Seminário Internacional Paulo Freire – Marcas do Mestre, que faz parte de uma série de eventos em comemoração aos 50 anos da Universidade de Campinas.


     O Seminário é organizado, há anos, por Francisco Genézio Lima de Mesquita, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, com o objetivo de contribuir para manter vivo o legado freiriano.


     A coordenadora do Centro de Referência Paulo Freire participou da mesa de abertura. Estavam presentes, entre outras pessoas, o vice-reitor da Unicamp, o Prof. Dr. Álvaro Penteado Crosta; a Profa. Dra. Débora Mazza, diretora Associada da Faculdade de Educação da Unicamp; a Sra. Margarida Barbosa, coordenadora Geral do Sindicato de Trabalhadores da Unicamp; o representante da Secretaria Municipal de Educação de Campinas e o Sr. Francisco Genézio.


     Após a aula Magna, ministrada pelo Prof. Dr. Gabriel L. Santiago, a representante do Instituto Paulo Freire, a Profa. Dra. Sonia Couto, participou de uma segunda mesa e, em sua fala, reiterou a importância de conhecer o pensamento de Paulo Freire, principalmente neste momento de resistência, “em que acompanhamos o surgimento de propostas esvaziadas da dimensão política e do caráter transformador da Educação. Diante da ameaça da Escola sem Partido, nós, educadores, precisamos tomar partido e lutar para que a escola seja um espaço de construção da autonomia, da criticidade e da conscientização”, disse.


     Sonia Couto falou do trabalho desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire que, há 25 anos, reinventa o legado do Patrono da Educação Brasileira, por meio da luta em defesa dos direitos humanos, da escola pública com qualidade social e da educação popular.


     Os participantes tiveram a possibilidade de conhecer o mapeamento da comunidade freiriana no mundo e puderam constatar o relevante papel que Paulo Freire ocupa no cenário internacional.


Fonte: http://www.paulofreire.org/noticias/505-ipf-participa-do-xiv-semin%C3%A1rio-internacional-paulo-freire

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar