Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

BRINCOS DE RETALHOS DE TECIDO E GARRAFA PET

1 de Setembro de 2019, 22:16, por Rosângela Ampúdia - 0sem comentários ainda

 Sempre gostei muito de brincos grandes, mas sempre me incomodava com o seu peso. 

Constantemente, me vinha o desejo  de procurar os mais leves, mas eram sempre tão singelos que não apareciam tanto quanto eu queria que aparecesse. Um dia, produzindo uma  lemrancinha com a parte inferior da garrafa pet, fiquei pensando numa artista plástica, minha amiga, Marta Alves, mineira  das boas. Dizia ela que um amigo, das artes também,se preocupava com o lixo do  lixo que produzia vários artesanato e artesãos. E olhando para o restante da garrafa que sobrava da minha lembrancinha, fiquei "brincando" com os retalhinhos de tecido à volta e me veio essa idéia que resolveu meu desejo de ter brincos grandes, coloridos e leves! Sim! Tão leves que por vezes alguém admirando os brincos que eu usava e me veio o pensamento, num ato falho:" que brincos?" Esses!

Oficina de brincos



MINHAS OFICINAS DE ARTESANATO ECOLÓGICO

15 de Setembro de 2015, 8:02, por Rosângela Ampúdia - 0sem comentários ainda

 O Artesanato Ecológico na minha vida

 

    Muito antes de ser um assunto do dia a dia, o Artesanato Ecológico, já fazia parte de uma criação natural passada por minha avó materna, artesã nata sem nem se dar conta disso.

   Asas para os anjinhos das procissões, feitos de tiras de crepom, muito bem medidas e modeladas delicadamente com os dedos e a  tesoura ... nada fácil de imaginar, mas tão viva na minha memória. Assim também coroas para  os Reis magos, que sempre me encantaram. Assim também, coroa de flores para o dia de finados... a cada ano, novos modelos surgiam dos seus dedos hábeis.

E o macramê então? Na área de nossa casa, no pilar, sempre pendurada uma sacola sendo amarrada pelo meu avô, que me ensinou a entrelaçar o macramê. Com pontos básicos, tantas peças dali saiam. Sempre para presente para uma filha, neta ou nora que era sempre a próxima da fila de espera.

Pesquisando, descobri que sim! Macramê surgiu das mãos masculinas. 

E mais ainda: veio do mar!  E meu avó que se foi sem conhecer o mar, meu bom! Bom mineiro!

Assim, sendo o Artesanato ecológico, veio por ter que aproveitar e criar com o que se tinha ao alcance. O costume mais sustentável que aprendi naturalmente e que hoje faz cada vez mais parte de mim.

 

Oficina de sacola



ESPELHO QUEBRADO DÁ AZAR?

19 de Julho de 2015, 22:02, por Rosângela Ampúdia

ESPELHO QUEBRADO DÁ AZAR SIM, MAS PARA O COLETOR DE LIXO!

Infelizmente, existem vários relatos de acidentes ocorridos com coletores de lixo que se cortam com vidros e espelhos quebrados. Que azar! Um azar que pode em parte ser evitado com a reutilização dos cacos de espelhos por exemplo. 

Reutilizando-os no formato, nos tamanhos variados e a partir dai, a criação se dá justamente pela variação deles.

Reutilização é a dica para se amenizar o impacto e prejuízo causado por esses cacos.

Oficina de espelhos



EM BUSCA DE UM SORRISO!

24 de Abril de 2015, 7:13, por Rosângela Ampúdia - 0sem comentários ainda

 
"Eu canto esta canção em busca de um sorriso. Estenda a sua mão e venha ser amigo do corão do amor. Seja também cantor. Eu canto com voce, voce canta comigo..." (Wilson Simonal)

Assim, buscamos o nosso melhor sorriso, a nossa melhor energia.

Na roda da alegria, a descontração é anfitriã e todos são muito bem vindos.

Não importa a idade, cor ou fé.

 

             

 

 

 



QUADRINHOS DE RETALHOS DE MADEIRA E SACO DE ESTOPA

5 de Abril de 2015, 23:43, por Rosângela Ampúdia - 0sem comentários ainda

Sabe aquela mania de olhar para retalhos de tudo o que se vê e imaginar que deve servir pra algum artesanato?

Pois, nem os retalhos de madeira que sobram da marcenaria do meu filho escaparam. E assim, por acaso testando possibilidades, eis que surgem os quadrinhos cobertos por saco de estopa.  

 

Interessante o resultado rústico e romântico que inclusive  ao caminhar fitando-o percebe-se um certo movimento ... que não duvido que seja  criado pela minha imaginação fertil ... mas qie é lindo, sso é!

Oficina de quadrinhos