Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Tela cheia Sugerir um artigo

Informes e notícias sobre o processo da V Plenária Nacional de ES

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

V Plenária Nacional da Economia Solidária é debatido no Fórum Social Temático em Porto Alegre

26 de Janeiro de 2012, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria Executiva do FBES

A expectativa do movimento de economia solidária se ampliar, fortalecendo alianças práticas de curto e longo prazo com outros movimentos sociais foi tema de debate na Oficina autogestionária "Rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária", ocorrida na última quinta-feira (26) no Banco de Desenvolvimento Regional do Extremo - BRDE, em Porto Alegre, durante as atividades do Fórum Social Temático 2012.

Image

"A economia solidária é um movimento social que congrega vários movimentos sociais, é mais que uma articulação. Temos que fazer uma síntese que consiga consolidar a diversidade do movimento", colocou Diogo Rego da Coordenação Executiva do FBES, representando empreendimentos coletivos do Nordeste. Já Estela da Coordenação Nacional do FBES, representando entidade local de apoio do RS, complementou os debates: "O tema da V Plenária [Economia Solidária: O bem viver, a cooperação e a autogestão para um movimento justo e solidário] traz a possibilidade do movimento se abrir para um avaliação interna e avançar em seus limites e desafios, conseguindo pautar alianças estratégicas com outros movimentos da capital e do interior".

Neste contexto, o crescimento do movimento no contexto do decreto presidencial - PL 865 foi relembrado, num momento que os trabalhadores e trabalhadoras da economia solidária mostraram autonomia e identidades frente ao governo, para não unificar as politicas públicas da economia solidária com as da micro e pequenas empresas no ministério a ser criado.

Além disso, Carlos Arns representante da Rede de ITCPs na Coordenação Executiva, trouxe outros elementos da análise de conjuntura de 2011 e 2012 para a realização da V Plenária, como os projetos estaduais e municipais de economia solidária que serão desenvolvidos em 2012 e que requerem o acompanhamento e construção dialogada com os fóruns locais de economia solidária, de forma que atenda as necessidades do movimento de economia solidária; as eleições municipais deste ano que podem influenciar no sentido positivo para construção de agendas positivas e compromissos com candidatos com a economia solidária ou no sentido negativo, no sentido de influenciar partidariamente a construção das plenárias locais.

As contradições do movimento, haja vista a participação ativa na construção e desenvolvimento de políticas públicas a nível nacional e local, e ainda, as dificuldades de manutenção da militância e dos espaços coletivos dos fóruns locais de economia solidária foram pontos no debate da oficina.

A apresentação sobre o histórico do FBES, estrutura e definição foi apresentada por Ana Dubeux, integrante suplente da Coordenação Executiva do FBES representando a suplência na Rede de ITCPs, e a oficina foi coordenada por Tatiane Valente, também da executiva, representando empreendimentos da região norte.

"O FBES se estrutura pela articulação dentro do contexto do I Fórum Social Mundial, em 2001, quando numa oficina autogestionária participam mais de 1500 pessoas, com sujeitos que buscavam a unidade na diversidade das práticas solidárias, e que veio muito junto da criação da Senaes, quando em 2002 estes mesmos atores enviam a carta ao Lula propondo a criação da Senaes, que se efetiva em 2003", colocou Ana Dubeux na apresentação sobre o FBES.

Participaram da oficina membros dos fóruns locais de diversos estados, integrantes de outros movimentos sociais, gestores, empreendimentos de economia solidária e interessados em geral no tema da economia solidária.



Aos Fóruns Estaduais: rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária

10 de Janeiro de 2012, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria Executiva do FBES

Informamos que está próximo o prazo para o envio dos dados de atualização do FBES (15/01) a serem enviados pelas Coordenadoras e Coordenadores Nacionais do FBES. Até o momento temos os dados dos seguintes estados ES, SE, MA e MT.

Relembrando os dados que aguardamos:

1. Quantidade de participantes nos fóruns locais de cada estado (estadual, microrregional e municipal), compreendendo o número total de pessoas que estão participando dos fóruns nos estados, separados pelos segmentos: a) empreendimentos de economia solidária; b) entidades de apoio e fomento c) gestores públicos;

2. Quantidade, nome e contato dos fóruns municipais e microrregionais de economia solidária em cada estado.

Estas informações são fundamentais para nossa organização e mobilização Rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária, durante todo o ano de 2012. Para buscar estas informações a lista de presença da principal plenária em 2011 do Fórum Estadual poderá ser a base.

Ficamos no aguardo das informações até 15/01, dúvidas entrem em contato [email protected]



Rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária

5 de Dezembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

"Companheiras e companheiros dos Fóruns de Economia Solidária,

É com alegria e muita vontade de construção coletiva que o Fórum Brasileiro de Economia Solidária - FBES dá continuidade ao processo de mobilização rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária, cujo tema será "Economia Solidária: o bem viver, a cooperação e a autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável".

Neste cenário, o ano que se aproxima será repleto de desafios e convidamos vocês a também mobilizarem esse rico e importante debate nas bases. Em 2012, acontecerão as etapas municipais, territoriais e estaduais preparatórias para a V Plenária, além de no final desse mesmo ano acontecer a própria Plenária. O envolvimento dos sujeitos do movimento de economia solidária do país rumo à V Plenária será de fundamental importância para a consolidação do movimento de economia solidária e a ampliação dos diálogos e articulações com outros movimentos sociais na construção da sociedade que desejamos de fato: justa, solidária e autogestionária!

A V Plenária Nacional de Economia Solidária será organizada pelo FBES por meio de sua Comissão Organizadora Nacional, formada pelos/as integrantes da Coordenação Executiva do FBES, além da mobilização e organização nos estados pelos fóruns locais de economia solidária (fóruns municipais, microrregionais e estaduais). O envolvimento e mobilização dessas instâncias em todas as etapas preparatórias rumo à V Plenária será fundamental para o seu sucesso.

A Comissão Organizadora Nacional, desde a última reunião da Coordenação Nacional ocorrida em agosto de 2011, espaço em que foi legitimada como instância responsável pela condução política desse processo, já está trabalhando na elaboração de documentos, articulação de agendas de confluência e captação de recursos para a realização da V Plenária.

Neste sentido, a Comissão Organizadora Nacional convoca a Coordenação Nacional do FBES a dar continuidade e maior fôlego a mobilização das bases. Uma das primeiras necessidades nesse processo é o de atualizar as informações sobre os Fóruns de Economia Solidária. Assim, solicitamos que até o dia 15 de janeiro de 2012, sejam enviadas à Secretaria Executiva Nacional do FBES as seguintes informações sobre os Fóruns Estaduais:

1. Quantidade de participantes nos fóruns locais de cada estado (estadual, microrregional e municipal), compreendendo o número total de pessoas que estão participando dos fóruns nos estados, separados pelos segmentos: a) empreendimentos de economia solidária; b) entidades de apoio e fomento c) gestores públicos;

2. Quantidade, nome e contato dos fóruns municipais e microrregionais de economia solidária em cada estado. Informamos que é de responsabilidade dos/as Coordenadores/as Nacionais o envio destes dados para [email protected] até o prazo indicado (15/01/2012).

Aproveitamos para socializar a caminhada na organização do processo rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária.

Os debates da V Plenária Nacional de Economia Solidária se organizarão em três dimensões dentro do tema geral "Economia Solidária: o bem viver, a cooperação e a autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável".

1.Orientação política do movimento

2.Orientação das ações do movimento

3.Organicidade do movimento

1. Orientação política do movimento

Questões de fundo para fortalecimento do horizonte político de transformação social e identidade do movimento de Economia Solidária. E serão trabalhados 6 temas de orientação política:

* Sustentabilidade (desenvolvimento, sociedade, organização econômica, meio ambiente [bem-viver, pachamama])

* Autogestão e autonomia

* Emancipação econômica e política dos Empreendimentos de Economia Solidária

* Território e Territorialidade

* Diversidades (gênero, raça, etnia, povos e comunidades tradicionais, orientação sexual, geração, juventude, rural/urbano, pessoas em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema prisional, saúde mental)

* Cidadania, organização da sociedade e relação entre o movimento de Economia Solidária e o Estado

2. Orientação das ações do movimento

Além do debate de fundo, que aprofunda o recorte e horizonte político do movimento, é preciso discutir questões, problemas, pautas e reivindicações concretas para dar respostas às necessidades dos atores e atrizes que fazem a Economia Solidária na base.

Para esta orientação serão trabalhados os seguintes eixos de debate:

* Marco legal

* Cultura e Educação

* Integração territorial e continuidade das Políticas Públicas

* Estratégias Econômicas Solidárias:

- Consumo

- Produção

- Comercialização

* Finanças Solidárias

* Comunicação e e visibilidade

3. Organicidade do Movimento

O que compreende a reflexão sobre nossa organização nacional e forma de funcionamento:

* Fortalecimento dos Fóruns Estaduais

* Sustentabilidade e autonomia do movimento

* Estrutura

* Estratégias organizacionais

* Articulação com os demais movimentos sociais, tanto nacionais quanto internacionais

* Forma de fazer política e economia: coerência entre a prática e a teoria, os princípios e valores da economia solidária

Número de participantes da V Plenária Nacional de Economia Solidária

* Serão 1000 participantes entre delegados e convidados;

* A Comissão de Metodologia irá transmitir os critérios e a forma de definição dos delegados e convidados.

Etapas e Datas

* Videoconferência com a Coordenação Nacional para fechar metodologia e questões orientadoras (14/02/2012)

* Publicação do Documento de questões orientadoras e metodologia da V Plenária Nacional de Economia Solidária (01/03/2012)

* Caravana: Encontros Regionais para preparar os Fóruns Estaduais para que possam fazer suas plenárias estaduais/regionais (março - abril/2012)

* Plenárias Municipais e Territoriais (junho - julho/2012)

* Plenárias Estaduais (julho - agosto/2012)

* XI Reunião da Coordenação Nacional (indicativo: 29-31/08/2012)

* Plenárias Temáticas (novembro/2012)

* V Plenária Nacional (9-13/12/2012)

Equipes/comissões em trabalho de organização

* Documento com questões orientadoras e sistematização

* Regimento interno e metodologia

* Captação de recurso e infraestrutura

* Comunicação e mobilização

* Cultura, animação e mística

Seguimos juntas/os rumo à V Plenária Nacional de Economia Solidária,

Comissão Organizadora Nacional"



V Plenária Nacional do FBES é tema central da reunião da Coordenação Executiva do FBES

30 de Novembro de 2011, 22:00, por Fernanda Nagem - 0sem comentários ainda

Por Fernanda Nagem - Começou hoje, dia 01 de dezembro, e vai até o próximo sábado, dia 03, mais uma reunião da Coordenaçao Executiva do FBES. Integram a Coordenação Executiva: representantes (por região) de empreendimentos de economia solidária integrantes dos Fóruns Estaduais do FBES, entidades de apoio e fomento e de representação de empreendimentos e da Rede de Gestores.

A principal pauta da reunião é a organização e preparação dos subsídios da V Plenária Nacional de Economia Solidária, organizada pelo FBES com o indicativo de acontecer em meados de 2012. Além dessa pauta, integrará a discussão um momento para Informes; a realização de uma reunião com a Secretaria Nacional de Economia Solidária e os Grupos de Trabalho do FBES.



Coordenação Nacional do FBES define temas da V Plenária Nacional de Economia Solidária

2 de Novembro de 2011, 22:00, por Fernanda Nagem - 0sem comentários ainda

Por Fernanda Nagem - Durante a X Reunião da Coordenação Nacional do FBES, ocorrida entre 18 a 20 de agosto em Brasília, além do balanço político do último triênio, junto as linhas de ação do FBES, ocorreu a definição dos temas para a V Plenária Nacional.

Acesse a ata em: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1496&Itemid=99999999

Com relação aos temas da V Plenária foram definidos em três dimensões:

- Orientação política do movimento: questões de fundo para fortalecimento do horizonte político de transformação social e identidade do movimento de Economia Solidária

- Orientação das ações do movimento: além do debate de fundo, que aprofunda o recorte e horizonte político do movimento, é preciso discutir questões, problemas, pautas e reivindicações concretas para dar respostas às necessidades dos atores e atrizes que fazem a Economia Solidária na base

- Organicidade do movimento: no fortalecimento dos Fóruns Estaduais, sustentabilidade e autonomia do movimento, articulação com os demais movimentos sociais, tanto nacionais quanto internacionais.