Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Notícias sobre as Conferências e Feiras Regionais de Minas Gerais

6 de Dezembro de 2013, 5:55 , por Alexandre Pires Lage - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 114 vezes

Olá Companheiras e Companheiros do FMEPS,



É com grande pesar que venho anunciar para aqueles que ainda não estão sabendo, que o Governo do Estado de Minas Gerais, não irá apoiar a realização das Feiras e Conferências Regionais de 2013.

Como é de conhecimento, havíamos conseguido via emenda parlamentar, um recurso de R$505.000,00 para as ações da Economia Solidária em todo o estado, incluso neste recurso, a realização das Feiras e Conferências de todas as regionais atuantes no Fórum Mineiro.

Este fato mostra o descaso do Governo para com os empreendimentos, entidades e gestores que tanto trabalharam para a realização destes eventos, que já acontecem há alguns anos e têm sido um importante espaço de articulação, formação, comercialização e diálogo para todo o movimento em Minas Gerais. É muito complicado, pois esta atitude atropela toda as construções, discussões e deliberações feitas durante todo o ano tanto pelo Fórum Mineiro de Economia Popular Solidária (FMEPS), pelos Fóruns Regionais de EPS, bem como do Conselho Estadual de Economia Solidária (CEEPS).

Diante disto, a Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego (SETE) está propondo uma medida que tenta minimamente amenizar esta situação, propondo uma única feira estadual ainda em dezembro. Algo que passa longe de suprir as necessidades do movimento, pois reduz muito a abrangência de empreendimentos, além de não ter tido planejamento prévio, divulgação e mobilização para construção da mesma.

Precisamos que todos os Fóruns Regionais se posicionem quanto a isto, pois o movimento de Economia Solidária de Minas Gerais não pode se calar diante de tanta falta de compromisso e descaso.

Segue abaixo a carta do Fórum Metropolitano, Fórum do Vale do Rio Doce e Fórum Regional Norte de Minas:



Carta Aberta do Fórum Metropolitano de Economia Solidária.

Nós, Empreendimentos e Entidades de Apoio, reunidos no Fórum Metropolitano de Economia Popular Solidária, viemos a público apresentar nossa profunda indignação pelo descaso do Governo de Minas Gerais para com o Movimento de Economia Popular Solidária. Chegamos ao final do ano
de 2013 como boa parte das ações, que já são insuficientes, não sendo cumpridas pelo governo estadual.
Eis fatos:
Havíamos conseguindo via emenda parlamentar, recursos que garantiriam as feiras regionais e estaduais (cortar feira estadual) em todas as regiões do estado (regiões do Fórum Mineiro), evento que serve para que o movimento possa não só vender produtos, mais funciona como espaço de formação, articulação e dialogo dos diversos grupos de EPS com a população. Mostrando que outra economia acontece. Estes recursos não poderiam ser contingenciados.
Outro descaso recorrente tem acontecido com as deliberações do Conselho Estadual de Economia Popular Solidária. Elas não são cumpridas, param na área meio. Infelizmente por conta do descaso do governo do estado, perdeu-se a oportunidade de utilização destes recursos e consequentemente não teremos a realização das feiras este ano.

Este fato vem mostrar quanto o governo do estado se preocupara ou minimamente apoia o movimento, deixando de apoio (apoiar) ações e atividade que vem sendo uma importante alternativa de geração de trabalho e renda de centenas de cidadãos.

Diante disto e da informação que a SETE estaria propondo um remendo para tentar sanar esta situação, com uma proposta de uma feira estadual ainda em dezembro, nós decidimos, como forma de protesto não apoiar nem participar realização da mesma, os órgãos públicos tem todo o direito de
realiza-la, mas nós definimos em coletivo em não participar da preparação e muito menos de suas realizações.

Acreditamos que o estado de fato, deve assumir suas responsabilidades e apoio efetivamente os diversos grupos de economia solidária em toda Minas Gerais, e se empenhe na execução da Lei estadual.
Fórum Metropolitano de Economia Popular Solidária.”

 

 

Carta Aberta do Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Vale do Rio Doce

 

Em reunião ordinária que aconteceu hoje dia 04/12/2013, nós representantes de empreendimentos solidários, entidades de fomento e apoio e gestores públicos do Fórum Regional EPS.VRD, deliberamos apoio ao Fórum Metropolitano de Economia Solidária e também não participaremos da organização, mobilização e participação da feira estadual.

Não é a primeira vez e nem será última deliberamos sobre a nossa participação em eventos, mas nosso objetivo maior será sempre buscar o diálogo com resultados em efetivação de estratégias e ações concretas para o movimento da Economia Popular Solidária em Minas Gerais.

Agradecemos as pessoas que buscaram formas de realização das propostas do movimento da EPS em 2013, mas infelizmente o ano termina e algumas metas não puderam ser cumpridas.

Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Vale do Rio Doce”

 

"Companheir@s

O Fórum Regional Norte de Minas Gerais de Economia Popular Solidaria  manifesta totalmente favorável ao repudio . Estamos nós EES , EAF ,GP decepcionados com a decisão do ESTADO de Não realizar a nossa  Feira Regional e  a III Conferência de EPS, depois  de Mês de articulação da base,   EAF , GP regionais na questão do transporte , EES articulados em mais de 20 Municípios da região , vários deles esforçaram em produzir uma quantidade maior já para comercializar na feira,articulação com o município sede , vários encaminhamentos resolvidos , dai um simples Não e isso tudo não e levado em conta.Por tanto, não participaremos de provável feira estadual, e estamos junto com as demais regiões para somarmos forças e fazer ouvir a vós do MOVIMENTO de EPS em Minas Gerais."

 

Alexandre

Secretaria Executiva do FMEPS


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Por favor, edite este bloco e selecione algumas imagens