Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.

MAIS SOBRE A CARUA

1 de Março de 2011, 21:00, por ELIELSON CARNEIRO - 0sem comentários ainda

A Cooperativa Agrícola e Comercial de Araci - CARUÁ surgiu ao longo de sucessivos anos de caminhada das organizações locais de Araci, sobretudo os trabalhadores rurais da agricultura familiar, que historicamente tem encontrado dificuldades da produção e comercialização de seus produtos. Além disso, vem trabalhando com jovens nas unidades produtivas e de serviço, enfatizando processos de desenvolvimento sustentável e protagonismo na geração de ocupação e renda, com vista à permanência dos mesmos no município. Tem como principal missão fortalecer a economia local a partir do fomento à vocação econômica dos cooperados, contribuindo para o desenvolvimento comunitário. Sua administração é formada por: conselho de administração e conselho fiscal com um mandato de dois anos.

O processo de constituição da Unidade de BENEFICIAMENTO DE LEITE CAPRINO da CARUA se deu pela dinâmica de mobilização e articulação de atores da juventude camponesa do município, engajados na Pastoral da Juventude Rural, CMJA – Coletivo Municipal de jovens de Araci e associações comunitárias, com o apoio de organizações parceiras estratégicas para o fortalecimento da cooperativa supracitada tais como: ADS – Agencia de Desenvolvimento Solidário, MOC - Movimento de Organização Comunitária e APAEB ARACI, e tem parte da infra-estrutura física, que foi construída no ano de 2000 com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF - Infra Estrutura, carecendo de aquisição de equipamento e readequações estruturais bem como Carro transporte de leite.

Desta forma, a inserção de jovens e mulheres no mercado de trabalho e a valorização das potencialidades econômicas e sociais locais são componentes de uma política de desenvolvimento que garanta a internalização dos objetivos sociais às dinâmicas econômicas locais.

O desenvolvimento de uma proposta que promova a atividade econômica voltadas para a melhoria do bem estar geral da população, orienta a elaboração de políticas de desenvolvimento que amplie o exercício da cidadania nas organizações solidárias, a potencialização dos recursos locais, a geração de trabalho e a distribuição da riqueza, dependem do fortalecimento das relações de gênero e de geração, em que homens e mulheres, jovens e adultos, assumam de forma igualitária os espaços de decisões e de execução destas propostas.


HISTÓRICO E DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS INICIATIVAS DESENVOLVIDAS

A Cooperativa CARUA, inscrita no CNPJ- 05.087.120./0001-91, situada à Rua José Pedro de Carvalho, nº 366, surgiu ao longo de sucessivos anos de caminhada das organizações comunitárias de Araci, sobretudo os trabalhadores rurais da agricultura familiar e empreendedores urbanos, que historicamente encontram em algum nível dificuldades na produção e comercialização de seus produtos e serviços. Tais dificuldades conseqüentemente interferiram e interferem na qualidade de vida e nas relações sócio culturais dos trabalhadores citados.

A cooperativa CARUA foi fundada em 2002, e tem missão: fortalecer a economia local a partir do fomento à vocação econômica dos cooperados, contribuindo para o desenvolvimento comunitário.

A CARUA é administrada por um Conselho de Administração formado por sete sócios e um conselho fiscal composto por três membros com um mandato de dois anos.

Composta atualmente por 55 (cinqüenta e cinco) cooperados, organizados em unidades de produção e serviços sendo: Artefatos de Couro, Beneficiamento de leite caprino, Apicultura e Meliponicultura e Cozinha.É um empreendimento de economia popular solidária que visa a promoção de um modelo de economia que se orienta pelos valores da solidariedade e da cooperação (ajuda mutua), democracia e igualdade, em contraponto aos fundamentos da economia capitalista que se baseia no lucro em detrimento da sustentabilidade. Desta forma, a cooperativa através de suas unidades de produção e serviço se articula com as diversas organizações sociais como: (Pastoral da Juventude Rural, Pastoral Social, APAEB ARACI, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, MOC – Movimento de Organização Comunitária, CDA- Central de Desenvolvimento das associações, SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Araci, CMJA – Coletivo Municipal de jovens de Araci, AFINCO – Associação de Fomento às Iniciativas Comunitárias, Associações Comunitárias e outros grupos) existentes na comunidade para fomentar e executar ações que possibilitem a existência de condições de dignidade dos seus cooperados e de suas comunidades.

Em suas ações a CARUA se orienta pelos princípios da autogestão, sustentabilidade, participação dos sujeitos, autonomia, controle social, governança, empreendedorismo educação e agroecologia.

ENTRE OS OBJETIVOS DA CARUA PODE-SE DESTACAR:

- Coordenar a produção e serviços dos cooperados;

- Comercializar os produtos e serviços;

- Beneficiar e comercializar a produção dos cooperados;

- Compra e venda de insumos;

- Desenvolver a organizar administrativa, produtiva, comercial, educativa e social a partir de Unidades de Produção e Serviços de acordo com os interesses e vocação dos cooperados;

- Prestar serviços educativos e de assistência tecnológica as Unidades de Produção e Serviços;

- Apoiar atividades culturais e esportivas dos cooperados e da comunidade;

 

 

Atividades Desenvolvidas:

- Organizar a produção e serviços dos cooperados (produção, beneficiamento e comercialização), através da organização de Unidades de Produção e ou serviços de acordo com os interesses, atividades/ vocação econômica dos cooperados: Núcleos de apicultura e meliponicultura, casa do Mel, projeto de horticultura, Cozinha sabor Nordestino, linha de artesanato rústico em couro, linha de costura e beneficiamento de leite caprino.

- Compra de insumos e produtos agrícolas e não agrícolas para os cooperados: Aquisição de matéria prima para; apicultura, conzinha, artefatos em couro e costura.

- Apoiar atividades culturais de lazer e de exercício da cidadania em parceria com outras organizações da comunidade: Realização de seminário sobre agroecologia, mobilização para a viabilização de projetos de geração renda para jovens da Pastoral da Juventude Rural, apoio agrupos de capoeira, participação no programa de alfabetização TOPA.

- Comercialização dos produtos e serviços dos cooperados: Venda de produtos da apicultura, cozinha, costura e artesanato em couro.

- Desenvolvimento de ações educativas buscando a qualidade dos produtos e serviços dos cooperados através da profissionalização (cursos, acessória e trabalho de troca de experiência entre os cooperados): cursos de profissionalização da produção; analise de viabilidade econômica das unidades de produção e serviços, assistência técnica para a apicultura, acessória educacional para as unidades.

- Articulação em rede com outras cooperativas da região através da Agência Regional de Comercialização – ARCO SERTÃO: Participação em feiras de economia solidaria, rodadas de negócio e central de vendas.

Caracterização da Gestão:

ORGANOGRAMA HIERÁRQUICO DA CARUA:

· Órgão colegiado:

ü Assembléia Geral (composta pelos cooperados);

· Órgão administrativo:

ü Conselho de administração;

· Órgão Fiscalizador:

ü Conselho Fiscal.

:

UNIDADES DE NEGOCIOS

A CARUÁ trabalha com o principio da auto gestão dando autonomia gerencial as unidades produtivas e política na formação das assembléias bem como na formação de chapas para concorrer cargos eletivos , quais são formadas a partir dos membros das unidades produtivas; A Unidade produtiva de Beneficiamento do Leite, busca a sustentabilidade familiar através da economia solidária, fortalecendo o empreendedorismo juvenil, política de gestão e execução de tarefas de forma integrada com a agroecologia e o processo produtivo e comercialização, garantindo a descentralização de conhecimento e informações. A gestão da unidade fica a cargo de um gestor identificado entre os cooperados da CARUÁ.

 

 

 

 

 




H I S T Ó R I C O

28 de Fevereiro de 2011, 21:00, por ELIELSON CARNEIRO - 0sem comentários ainda

A Cooperativa Comercial, Produtiva, de Beneficiamento e Serviços de Araci – LTDA, inscrita no CNPJ- 05.087.120./0001-91, situada no Centro Produtivo Caruá, à estrada Araci à Nova Soure, km 5. Surgiu ao longo de sucessivos anos de caminhada das organizações comunitárias de Araci, sobretudo dos trabalhadores rurais da agricultura familiar e empreendedores urbanos, que historicamente encontram em algum nível, dificuldades na produção e comercialização de seus produtos e serviços. Tais dificuldades conseqüentemente interferiram e interferem na qualidade de vida e nas relações sócio – culturais dos trabalhadores citados. A cooperativa CARUA foi fundada em 2002, e tem como missão: fortalecer a economia local a partir do fomento à vocação econômica dos cooperados, contribuindo para o desenvolvimento comunitário. A CARUÁ é administrada por um Conselho de Administração formado por sete sócios e um conselho fiscal composto por três membros com um mandato de dois anos. Composta atualmente por 55 (cinqüenta e cinco) cooperados, organizados em unidades de produção e serviços sendo: Artefatos de Couro, Laticínio, Apicultura e Meliponicultura e Cozinha. Ela é um empreendimento de economia solidária que visa a promoção de uma outra economia que se orienta pelos valores da solidariedade e da cooperação (ajuda mutua), democracia e igualdade. Em contraponto aos fundamentos da economia capitalista que se baseia no lucro em detrimento da sustentabilidade. Desta forma a cooperativa através de suas unidades de produção e serviço se articula com as organizações sociais como: (Pastoral da Juventude Rural, Pastoral Social, APAEB-ARACI, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, AFINCO – Associação de Fomento às Iniciativas Comunitárias, Associações Comunitárias e outros grupos) existentes na comunidade para fomentar e executar ações que possibilitem a existência de condições de dignidade dos seus cooperados e de suas comunidades. Em suas ações a CARUÁ se orienta pelos princípios da autogestão, sustentabilidade, participação dos sujeitos, autonomia, controle social, governança, empreendedorismo, educação e agroecologia.

ENTRE OS OBJETIVOS DA CARUÁ PODE-SE DESTACAR:

● Coordenar a produção e serviços dos cooperados; ● Comercializar os produtos e serviços; ● Beneficiar e comercializar a produção dos cooperados; ● Compra e venda de insumos; ● Desenvolver a organizar administrativa, produtiva, comercial, educativa e social a partir de Unidades de Produção e serviços de acordo com os interesses e vocação dos cooperados; ● Prestar serviços educativos e de assistência tecnológica as Unidades de Produção e Serviços; ● Apoiar atividades culturais e esportivas dos cooperados e da comunidade;

PRINCIPAIS AÇÕES:

● Organizar a produção e serviços dos cooperados (produção, beneficiamento e comercialização), através da organização de Unidades de Produção e ou serviços de acordo com os interesses, atividades/ vocação econômica dos cooperados: Núcleos de Apicultura e Meliponicultura, Casa do Mel, projeto de Horticultura, Cozinha Sabor Nordestino, linha de artesanato rústico em couro, linha de costura. ● Compra de insumos e produtos agrícolas e não agrícolas para os cooperados: Aquisição de matéria prima para, apicultura, cozinha, artefatos em couro e costura. ● Apoiar atividades culturais de lazer e de exercício da cidadania em parceria com outras organizações da comunidade: Realização de seminário sobre agroecologia, mobilização para a viabilização de projetos de geração renda para jovens da Pastoral da Juventude Rural, apoio agrupos de capoeira, participação no programa de alfabetização TOPA. ● Comercialização dos produtos e serviços dos cooperados: Venda de produtos da apicultura, cozinha, costura e artesanato em couro. ● Desenvolvimento de ações educativas buscando a qualidade dos produtos e serviços dos cooperados através da profissionalização (cursos, acessória e trabalho de troca de experiência entre os cooperados): cursos de profissionalização da produção; analise de viabilidade econômica das unidades de produção e serviços, assistência técnica para a apicultura, acessória educacional para as unidades. ● Articulação em rede com outras cooperativas da região através da Agência Regional de Comercialização – ARCO SERTÃO: Participação em feiras de economia solidária, rodadas de negócio e central de vendas.



CARUA ARACI

- -

Posts do blog