Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

H I S T Ó R I C O

28 de Fevereiro de 2011, 21:00 , por ELIELSON CARNEIRO - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 211 vezes

A Cooperativa Comercial, Produtiva, de Beneficiamento e Serviços de Araci – LTDA, inscrita no CNPJ- 05.087.120./0001-91, situada no Centro Produtivo Caruá, à estrada Araci à Nova Soure, km 5. Surgiu ao longo de sucessivos anos de caminhada das organizações comunitárias de Araci, sobretudo dos trabalhadores rurais da agricultura familiar e empreendedores urbanos, que historicamente encontram em algum nível, dificuldades na produção e comercialização de seus produtos e serviços. Tais dificuldades conseqüentemente interferiram e interferem na qualidade de vida e nas relações sócio – culturais dos trabalhadores citados. A cooperativa CARUA foi fundada em 2002, e tem como missão: fortalecer a economia local a partir do fomento à vocação econômica dos cooperados, contribuindo para o desenvolvimento comunitário. A CARUÁ é administrada por um Conselho de Administração formado por sete sócios e um conselho fiscal composto por três membros com um mandato de dois anos. Composta atualmente por 55 (cinqüenta e cinco) cooperados, organizados em unidades de produção e serviços sendo: Artefatos de Couro, Laticínio, Apicultura e Meliponicultura e Cozinha. Ela é um empreendimento de economia solidária que visa a promoção de uma outra economia que se orienta pelos valores da solidariedade e da cooperação (ajuda mutua), democracia e igualdade. Em contraponto aos fundamentos da economia capitalista que se baseia no lucro em detrimento da sustentabilidade. Desta forma a cooperativa através de suas unidades de produção e serviço se articula com as organizações sociais como: (Pastoral da Juventude Rural, Pastoral Social, APAEB-ARACI, Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais, AFINCO – Associação de Fomento às Iniciativas Comunitárias, Associações Comunitárias e outros grupos) existentes na comunidade para fomentar e executar ações que possibilitem a existência de condições de dignidade dos seus cooperados e de suas comunidades. Em suas ações a CARUÁ se orienta pelos princípios da autogestão, sustentabilidade, participação dos sujeitos, autonomia, controle social, governança, empreendedorismo, educação e agroecologia.

ENTRE OS OBJETIVOS DA CARUÁ PODE-SE DESTACAR:

● Coordenar a produção e serviços dos cooperados; ● Comercializar os produtos e serviços; ● Beneficiar e comercializar a produção dos cooperados; ● Compra e venda de insumos; ● Desenvolver a organizar administrativa, produtiva, comercial, educativa e social a partir de Unidades de Produção e serviços de acordo com os interesses e vocação dos cooperados; ● Prestar serviços educativos e de assistência tecnológica as Unidades de Produção e Serviços; ● Apoiar atividades culturais e esportivas dos cooperados e da comunidade;

PRINCIPAIS AÇÕES:

● Organizar a produção e serviços dos cooperados (produção, beneficiamento e comercialização), através da organização de Unidades de Produção e ou serviços de acordo com os interesses, atividades/ vocação econômica dos cooperados: Núcleos de Apicultura e Meliponicultura, Casa do Mel, projeto de Horticultura, Cozinha Sabor Nordestino, linha de artesanato rústico em couro, linha de costura. ● Compra de insumos e produtos agrícolas e não agrícolas para os cooperados: Aquisição de matéria prima para, apicultura, cozinha, artefatos em couro e costura. ● Apoiar atividades culturais de lazer e de exercício da cidadania em parceria com outras organizações da comunidade: Realização de seminário sobre agroecologia, mobilização para a viabilização de projetos de geração renda para jovens da Pastoral da Juventude Rural, apoio agrupos de capoeira, participação no programa de alfabetização TOPA. ● Comercialização dos produtos e serviços dos cooperados: Venda de produtos da apicultura, cozinha, costura e artesanato em couro. ● Desenvolvimento de ações educativas buscando a qualidade dos produtos e serviços dos cooperados através da profissionalização (cursos, acessória e trabalho de troca de experiência entre os cooperados): cursos de profissionalização da produção; analise de viabilidade econômica das unidades de produção e serviços, assistência técnica para a apicultura, acessória educacional para as unidades. ● Articulação em rede com outras cooperativas da região através da Agência Regional de Comercialização – ARCO SERTÃO: Participação em feiras de economia solidária, rodadas de negócio e central de vendas.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    CARUA ARACI

    - -

    Posts do blog