Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Consumo Consciente ABC
Tela cheia Sugerir um artigo

A água que não cai do céu

20 de Agosto de 2014, 11:22 , por Consumo Consciente ABC - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 108 vezes
No final de semana de 16 e 17 de agosto de 2014 os comissários Victor Dimitrov e Fábio Brito visitaram a Chácara Santa Amélia localizado no município de Arthur Nogueira, SP a 160 km do ABC.

Represa Cotrins passando por obras de desassoreamento

A Chácara ainda se encontra improdutiva, nesses dias de visita foram iniciados os primeiros estudos na unidade rural para traçar um plano de produção, foram feitas coletas de solo para análise físico-químico-biológico e avaliação da paisagem da bacia hidrográfica. Na Chácara serão disponibilizados 3000 metros quadrados de espaço para o desenvolvimento de um sistema agroflorestal.

Espaço da Chácara Santa Amélia para cultivo

Andando pela região é comum a paisagem sem floresta, sendo evidente o uso da terra em sistema de monocultivo sendo as culturas mais comuns cana-de-açúcar e laranja. A unica faixa de floresta mais evidente que encontramos foi na borda dos rios e riachos. Nos corpos d'água identificados, a vazão encontra-se baixa em relação ao ano passado, Vinícius Oliveira, proprietário do lote, nos relata que a vazão no começo do ano estava muito maior, essa baixa está refletindo na Represa Cotrins, reservatório que abastece a cidade, do qual se encontra com o nível muito baixo também. A unidade rural não utiliza água do reservatório, possui um poço semi-artesiano que está localizado entre a nascente e o lago do reservatório.

Trabalho de coleta de amostra de solo para análises

As autoridades da cidade estão aplicando multa aos que estão utilizando a água de maneira indevida, o proprietário relatou que são multas que podem chegar a 20% do valor da conta. Durante a vistoria realizada no entorno da bacia hidrográfica, vimos uma placa da empresa municipal de saneamento básico (SAEAN) mostrando obras de desassoreamento no lago do reservatório, obra essa que começou a 1 ano atrás com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), assim o estado pretende armazenar o máximo de água.

Organizando o equipamento para os levantamentos

Placa mostrando a realização de obras de desassoreamento

Entendemos que obras desse porte são importantes para manutenção da água como recurso, mas não resolvem o problema da manutenção do ciclo hidrológico natural. Com a implantação do sistema agroflorestal na Chácara Santa Amélia, vamos dar um ponta pé inicial para manutenção dos ciclos ecológicos dessa bacia hidrográfica e contribuir para impedir com que a seca avance.

Represa Cotrins

Fonte: http://consumoconscienteabc.blogspot.com/2014/08/a-agua-que-nao-cai-do-ceu.html

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar