Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog "vida quer viver!"
Tela cheia

Evento em Caldas em defesa da Pedra Branca saiu na EP TV!

13 de Dezembro de 2014, 16:59 , por Daniel Tygel - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 305 vezes

Fonte: http://glo.bo/1Gym3Al

Moradores de Caldas (MG) criaram uma associação com o objetivo de garantir a preservação ambiental da Serra da Pedra Branca. A primeira ação do grupo foi protocolar uma ação no Ministério Público com a intenção de proibir definitivamente que novas mineradoras se instalem no local.

Com faixas e cartazes, o grupo de moradores se manifestou no Centro de Caldas nesta sexta-feira (12).  Com 12 hectares, a Pedra Branca abrange seis bairros rurais no município e, desde o início da década de 1980, mineradoras vêm explorando a região. A área atrai mineradoras que causam grandes impactos ambientais na busca pelo granito.

Em setembro desse ano, durante a tentativa de abrir uma nova lavra, uma mineradora desmatou uma área de pouco mais de um hectare. Uma vistoria identificou o corte de pelo menos oito espécies ameaçadas de extinção, entre elas jacarandás, ipês amarelos, além de bromélias e orquídeas. As plantas foram recolhidas e levadas para o Jardim Botânico de Poços de Caldas, que ficou responsável pelo replantio.

A representação dos moradores foi protocolada e agora eles aguardam que o MP abra uma ação civil pública com o objetivo de anular a certidão que concedeu novas áreas de exploração na APA da Pedra Branca.

Grupo busca impedir instalação de mineradoras em serra de Caldas, MG (Foto: Reprodução EPTV)Grupo busca impedir instalação de mineradoras em serra de Caldas, MG (Foto: Reprodução EPTV)

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar