Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog "vida quer viver!"
Tela cheia

Movimento de Economia Solidária em Brasília!

19 de Maio de 2011, 21:00 , por Daniel Tygel - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 891 vezes

Parabéns a todas e todos que participaram do momento histórico que foi a audiência pública nacional sobre o PL 865!!!!

As caravanas de 18 estados tiveram viagens longas, muitos de ônibus, conquistados pelos movimentos estaduais, e deram um show neste lindo dia 17 de maio, que ficará na história do movimento de Economia Solidária.

Falas encadeadas, de rara beleza, emoção, sentimentos, histórias de vida. Estamos falando de Economia Solidária. Vejam que palavra bonita.....

Dos fóruns estaduais, apenas empreendimentos falavam.

Falas na maioria absoluta de mulheres, com contundência, com argumentos, com demonstrações cabais, com alianças. Tiana na mesa numa fala brilhante, apaixonante, a única mulher numa mesa masculina, trazendo o olhar do cuidado e de outra lógica que vai muito além de pragmatismos programados em gabinetes fechados com ar condicionado longe das bases.

As falas dos integrantes das Federações de Micro Empresários (FEMICRO) demonstraram que eles começaram a entender as diferenças entre Economia Solidária e Micro e Pequena Empresa, e as falas do movimento de economia solidária em todo o momento ressaltaram que não são contra os micro e pequenos empresários, e por isso alianças serão positivas, mas definitivamente a secretaria especial de micro e pequena empresa não é a nossa casa.

Vamos firmes, com ânimo e tranquilidade para as próximas audiências, mostrar a nossa cara! Hoje, mais do que nunca, é preciso que cada empreendimento, cada trabalhador/a da economia solidária, diga quem é e o que faz, e o que a diferencia da micro e pequena empresa enquanto projeto de vida e de sociedade.

Parabéns! A audiência ainda por cima terminou brindada com uma linda lua cheia, cheia de emoções e alegrias!

Como disse a Deputada Luiza Erundina ao final da audiência: "A voz do povo é a voz de Deus: a base falou, e ela cuida da CAUSA".

Os vídeos estão disponíveis na seguinte página: http://tinyurl.com/audiencia-publica-865 .

Nem tenho palavras para expressar a beleza da marcha hoje (dia 18) pela manhã, em que centenas de companheiras e companheiros da Economia Solidária empunhavam suas bandeiras, e a grande bandeira, e davam um recado tão bonito de solidariedade e cooperação naquele ambiente difícil de Brasília. Ela se encerrou com a linda CIRANDA da Economia Solidária: 7 círculos concêntricos, ao som da Música da Ciranda da Economia Solidária tocada pelo grupo Mambembrincantes, do DF.

Tiana representou o movimento de Economia Solidária na reunião do Grito da Terra com a Presidenta Dilma Rousseff, e entregou o ofício solicitando uma audiência do movimento com a presidenta. As falas de Joana Motta nos atos na esplanada e na abertura do Grito da Terra foram também firmes e muito bem recebidas.

E o lançamento da Frente Parlamentar de Economia Solidária, que poderia ser o coroamento de ouro de tão bonitos dias, foi apenas uma demonstração de como é a ânsia de poder: Apenas o representante do FBES na mesa (Carlos Eduardo, conhecido como Tchê) lembrou do compromisso que foi lavrado publicamente no café solidário com parlamentares organizado pelo FBES em parceria com Erundina e Eudes no dia 22 de fevereiro com a presença de 16 deputados federais. Este compromisso era de que a Frente Parlamentar seria relançada como uma Frente Parlamentar com participação popular, ou seja, uma Frente Parlamentar cuja coordenação se daria de forma colegiada entre Parlamentares e Movimento.

Além disso não ter sido lembrado, infelizmente nenhum regimento foi discutido, e na pasta entregue aos deputados presentes havia apenas a proposta de emenda ao PL 865 do setorial do PT, que solicita a alteração do nome da nova secretaria para Secretaria Especial de Economia Solidária e Micro e Pequena Empresa, além de inserir os termos "e economia solidária" em várias das atribuições da nova secretaria, colocando a política de ambos os setores juntos. Não havia, nesta pasta, nem o PL da Economia Solidária (construído por 2 anos no Conselho Nacional), nem as emendas de retirada da Economia Solidária do PL 865 (assinados por 28 deputados e entregues no prazo oficial das emendas), nem o PL das Finanças Populares, entre outras leis de importância para o movimento de Economia Solidária. A emenda de retirada da ES do PL 865 só foi entregue já quando quase não havia deputados presentes, quando solicitamos à assessoria do Deputado Eudes que por favor providenciasse cópias.

Foi triste ver o processo de deslegitimação do movimento e dos posicionamentos partilhados de maneira tão bonita no dia anterior. Sempre esta insistência em dizer que o movimento de economia solidária não sabe o que está dizendo, que a posição não é correta, que só alguns iluminados (mais ou menos 5 ou 6) é que saberiam que o bom para a economia solidária é se juntar com a política de Micro e Pequena Empresa.

Muita gente saiu abatida deste espetáculo. Talvez fosse esse o objetivo?

O bom é que nada poderá tirar a beleza e diversidade do dia 17 de maio, em que os corações pulsaram, e o acúmulo de décadas de trabalho dos empreendimentos solidários, em todo o Brasil, pôde se colocar livremente, trazendo sua realidade e discussões!

Uma sugestão para quem esteve em Brasília: se possível, seria legal partilhar suas fotos e relatos sobre a audiência pública do dia 17, a marcha do dia 18, e os tantos momentos que vivemos, com fotos, impressões, avaliações e sentimentos.

ECONOMIA! É TODO DIA! A NOSSA VIDA NÃO É MERCADORIA!


Categorias

Organização do movimento, Políticas públicas
Tags deste artigo: audiências públicas pl 865

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar