Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog "vida quer viver!"
Tela cheia

Participe da atividade de lançamento da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca

6 de Dezembro de 2014, 11:38 , por Daniel Tygel - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 366 vezes

 A APA da Pedra Branca (Área de Preservação Ambiental "Santuário Ecológico da Pedra Branca") foi criada pela Lei Municipal 1.973, em 2006, e até hoje não tem um Conselho Gestor nem Plano de Manejo para garantir a plena proteção desta área de importância muito grande para toda a região e para o mundo. A APA abrange bairros como a Bocaina, Lagoa, Pedra Branca, Pocinhos, Bom Retiro e Maranhão, dentre outros. Nesta área e dentro de suas pedras estão as nascentes de rios importantes da região, como o Rio Verde e o Rio Pardo, além de afluentes que abastecem cidades como Ibitiúra, Santa Rita, Caldas e muitas outras. Além disso, existem espécies raríssimas de plantas, além de algumas que só são encontradas aqui e em nenhum outro lugar do mundo!

Apesar de toda esta importância, a APA da Pedra Branca está ameaçada: Há cada vez mais mineradoras extraindo pedras (granito) para mármore de cozinha, uma carvoaria instalada de maneira irregular, uso excessivo de veneno e destruição de matas das margens dos rios. Todas estas ações irregulares estão desrespeitando a regulamentação da APA, e com isso estão secando as nascentes de água, poluindo os rios, expulsando os animais das matas, destruindo árvores e plantas raras, e tornando a vida dos seus moradores cada dia mais difícil, por causa da falta d'água, do pó de pedra, do tremor das explosões diárias, da nuvem de fumaça e fuligem da carvoaria, da erosão nas beiras dos rios, entre outros.

A agricultura familiar é a sustentação econômica e alimentar do município de Caldas, e está ameaçada por estas ações destruidoras do meio ambiente que garante a nossa comida e a nossa água.

O Festival #VaiSuldeMinas, em parceria com as associações de moradores do Bom Retiro, da Pedra Branca e de Pocinhos, organiza sua primeira edição em Caldas, com o tema "Em defesa da vida, em defesa da Pedra Branca", apresentando um conjunto de atividades culturais de diferentes estilos: Teremos modas de viola, reggae, rap, maracatu e contação de histórias para crianças, "Virando Bicho" (Clique aqui para saber mais: Virando_Bicho_em_caldas_2014.pdf ).

Divulgue no facebook na seguinte página: http://on.fb.me/1yvRx9G

A atividade vai ocorrer no dia 12 de dezembro de 2014, no coreto da praça de Caldas, das 15h às 21h.


Tags deste artigo: meio ambiente bom retiro

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar