Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Economia Solidária em Pernambuco

UNEES

Tela cheia Sugerir um artigo

Blog Economia Solidária em Pernambuco

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Informativo sobre o Movimento de Economia Solidária de Pernambuco.

Adiamento da Reunião FEPS-Recife

28 de Janeiro de 2013, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda



A pedido do Secretário, Sr. Antônio Alexandre, estamos comunicando o adiamento da reunião com os representantes da Coordenação Provisória do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária, agendada para o próximo dia 30/01/2013, às 10h, tendo em vista que ainda está em andamento o processo de escolha dos novos Gestores desta Secretaria, designados para acompanharem as Políticas Públicas de Economia Popular Solidária e também por estarmos com uma grande demanda de atividades no carnaval, sendo oportunamente informada uma nova data.
Sem mais no momento.

Gerência de Economia Popular Solidária
Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento Urbano
Prefeitura do Recife     



Manifesto por uma Conch@TIVA.

28 de Janeiro de 2013, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda


Descrição da Foto
Fonte: http://www.iteia.org.br/textos/manifesto-por-uma-conchtiva

Após um 2012 de ações estruturantes em sua sede, a Produtora [email protected] inicia o ano convidando coletivos, artistas e estudantes da UFPE para um movimento de ocupação cultural da Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

O ano de 2013 começa com muitas perspectivas para frequentadores do Campus da Universidade Federal de Pernambuco: A retomada das atividades na Concha Acústica.

As reformas na área externa e banheiros iniciadas em janeiro pela UFPE concluem a etapa de reestruturação deste espaço público começadas em 2012 pelos integrantes na sede do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA Recife . 

O espaço fica em uma estrutura em formato de Iglu localizada entre a Concha Acústica e o Centro de Convenções da UFPE. Em agosto, após realizar as primeiras reuniões na nova sede, os coletivos integrantes da [email protected] iniciaram um movimento de mutirões semanais para reestruturação do espaço interno, incluindo a instalação de ar condicionado, bancadas, fiação elétrica e iluminação.

Aos sábados de julho a dezembro, integrantes de Pontos de Cultura, estudantes da UFPE, moradores do entorno, artistas e mestres somarão esforços nesta ação.

As atividades de reestruturação física contaram também com a participação do grupo de Robótica Livre e membros da Produtora Recife+ART, ambos ligados ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Recife que integraram a [email protected] desde o ano passado. 

Em outubro de 2012 o Pontão iTEIA, projeto cultural do Instituto InterCidadania, recebeu do CRC Recife 10 computadores metareciclados, scanner e impressora. O equipamento irá contribui nas formações em Cultura Digital, cobertura colaborativa de eventos e prestação de outros serviços de audiovisual e produção audiovisual oferecidas pela produtora.

No fim de 2012 a proposta “Formação Colaborativa de Empreendimentos Criativos”, que sugere uma ocupação produtiva via realização de oficinas de capacitação em Cultura Digital, elaborada pela [email protected], com a orientação do professor Paulo Cunha do Departamento de Comunicação da Universidade, foi aprovada no edital de Economia Criativa da UFPE para a oferta de um curso de extensão universitária.

O curso é dividido em 3 eixos temáticos: Audiovisual, Comunicação e Economia Solidária. O segmento de audiovisual oferece 4 módulos: (Filmagem, Edição e Finalização de Video, Gravação e Mixagem de Áudio, Fotografia e Tratamento de Imagens e Design Gráfico). Comunicação oferece 2 módulos: Jornalismo Colaborativo e Web Rádio, e o eixo de Economia Solidária traz o módulo de Gestão Colaborativa de Empreendimentos Criativos.

Os dois primeiros módulos terão duração de 3 meses tendo as aulas presenciais sendo realizadas na Concha Acústica da UFPE uma vez por semana e nos demais dias a realização de tarefas através de uma metodologia de ensino à distância. Já o de Economia Solidária será presencial e realizado no último mês de atividades envolvendo os participantes que concluíram as outras capacitações técnicas.
Os certificados do curso serão emitidos pela pró-reitoria de Extensão Universitária (PROEXT UFPE).

Cada formação terá 80 horas de duração com 20 vagas por módulo. As inscrições serão realizadas pelo site da Colaborativa.PE a partir do dia 30/01. A taxa de matrícula de R$ 40 inclui um CD com os Softwares Livres utilizados em sala de aula e a versão digitalizada do material didático de cada curso. Não serão cobradas mensalidades.
Até a quarta-feira de cinzas a Concha segue os mutirões para finalização da reforma interna e organização dos espaços de formação. 

Venha e participe!  Com sua arte a Conch@TIVA!

Produtora [email protected]
- Ponto de Cultura CUCA Recife (RECIFE)
- Ponto de Cultura Canal Capibaribe (RECIFE)
- Ponto de Cultura Coco de Umbigada (OLINDA)
- Ponto de Cultura Tecer / Laboratório Laia (CAMARAGIBE)
- Produtora Colaborativa Recife+ART (RECIFE)
- Pontão de Cultura Digital iTEIA (RECIFE)



CFES Nordeste - 01/2013

27 de Janeiro de 2013, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda


Prezad@s educador@s,


Segue anexa a essa mensagem circular esclarecendo a atual conjuntura de conveniamento do Centro de Formação em Economia Solidária do Nordeste. Favor replicar em suas redes, para quem possa interessar. Buscaremos manter tod@s informad@s sobre esse processo.


Saudações solidárias,


José Nunes da Silva
Departamento de Educação/UFRPE.
Núcleo de Agroecologia e Campesinato.
Centro de Formação em Economia Solidária do Nordeste (SENAES-MTE/UFRPE).



Prezadas educadoras, Prezados educadores,

Como é do conhecimento de tod@s vocês, em outubro de 2012, a SENAES/MTE aprovou o Projeto do Centro de Formação e Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária do Nordeste (CFES-NE), para o triênio 2013-2015, enviado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.
Divulgado o resultado, passamos aos encaminhamentos necessários para a regulamentação do mesmo nas
diferentes instâncias da Universidade. Considerando que o CFES-NE foi apresentado por três departamentos
acadêmicos (Departamentos de Educação, Ciências Domésticas e Ciências Sociais), o projeto tem que ser
apresentado no Conselho Técnico Administrativo (CTA) de cada Departamento e, posteriormente, ser submetido ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade. E isso é muito importante para dar visibilidade a educação em economia solidária na universidade.
Considerando a urgência da necessidade de aprovação, submetemos o processo ao CTA do Departamento de Educação ainda em dezembro de 2012 e encaminhamos ao CEPE para expedir portaria. A expedição de tal portaria garante-nos um documento que oficializa o convênio com a SENAES/MTE para a execução do CFES-NE. Por outro lado, como a execução do CFES-NE envolve a contratação de equipe técnica é preciso fazer um convênio, também com a Fundação Apolônio Salles (FADURPE). Tal fundação de apoio ao desenvolvimento da UFRPE, gerenciando os mais diferentes projetos aprovados pela Universidade. Nos últimos anos tem se intensificado as auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) junto a tais fundações, em todo o Brasil. Assim, desde dezembro, a FADURPE está passando por um destes processos de auditoria, o que tem impedido novos conveniamentos. Resultado: estamos ainda aguardando o desfecho interno para fazer o convênio entre a Fadurpe e a UFRPE.
Neste contexto, estamos trabalhando em duas vertentes buscando agilizar os trâmites burocráticos para iniciarmos as atividades planejadas para 2013:
1) Aprovar portaria no CEPE;
2) Formalizar convênio com a FADURPE.
Sabemos que isso tem repercussões no trabalho em cada coletivo estadual, mas foge à nossa competência. Essa situação demonstra o desafio para execução e consolidação de políticas públicas de Economia Solidária em nosso país. Esperamos até meados do mês de fevereiro termos encerrado estes trâmites e iniciar os trabalhos do CFESNE, nesta nova etapa (2013-2015). Pedimos a tod@s que busquem e continuem as estratégias para manter a mobilização local que fortaleça os processos educativos em Economia Solidária, já iniciados em cada estado, município, comunidade, empreendimento.


Saudações solidárias,
Recife, 20 de janeiro de 2013.

José Nunes da Silva
(Coordenador do CFES-NE/Departamento de Educação-UFRPE)




Reunião FEPS-Recife e Prefeitura do Recife.

27 de Janeiro de 2013, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda



Nesta quarta feira (30/01) as 9 da manhã, haverá uma reunião na Prefeitura do Recife com o Fórum Ecosol de Recife. Deverá a Prefeitura apresentar sua nova equipe de trabalho.



CRC Marista Recife - Inscrições abertas para o curso de desenvolvimento web

26 de Janeiro de 2013, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda





Inscrições abertas para o curso de desenvolvimento web

O CRC Recife abre inscrições para seu novo curso: Desenvolvimento Web. 
O curso formará profissionais capazes de exercer as funções de criador de web sites, desenvolvedor de aplicações web, construindo competências para criação de layouts para sites, programação em Java, Java Server Faces, SQL, HTML e Css, podendo atuar em empresas de desenvolvimento de software ou ser empreendedor.
Totalmente gratuito!
  • Período de Inscrições: 15/01 à 06/02
  • Horário das Inscrições: 8h às 13h
  • Público: A partir dos 16 anos, que esteja ou tenha estudado em escola pública.
  • Mais informações: (81)3441-1428 / [email protected]



Categorias

Pernambuco, Agropecuária, Alimentação, Artesanato, Cadeia da fruta, Cadeia das sementes, Cadeia do algodão agroecológico, Cadeia do mel, Confecção, fiação e tecelagem, Crédito e finanças, Cultura, Educação e formação, Limpeza e higiene, Pesca, Reciclagem, Saúde, Turismo, Agricultura Familiar, Agroecologia, Comércio justo e solidário, Comunicação, Consumo ético e solidário, Cultura, Desenvolvimento territorial, Finanças Solidárias, Formação, Juventude, Marco Legal, Meio-ambiente, Mulheres, Organização do movimento, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Povos e Comunidades Tradicionais, Produção, comercialização e consumo, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres
Tags deste artigo: ecosol em pernambuco ecosol em recife economia solidária em pernambuco ecosol em pe economia solidária

0 integrantes

Nenhum(a)