Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

INSCRIÇÕES ABERTAS - EREDS SUDESTE

31 de Maio de 2012, 21:00 , por Fernando Severo - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 325 vezes
Queridos Colegas,
Segue em anexo o cartaz de divulgação, assim como a programação completa do evento que estamos organizando chamado II Encontro Regional de Engenharia e Desenvolvimento Social - Experiência da Baixada Fluminenese: contribuições para as novas universidades. O evento está sendo organizado em parceria por estudantes e professores do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu e UFRRJ Campus Nova Iguaçu. 
A nossa motivação é resgatar os atores sociais que participaram e participam da luta pelo desenvolvimento social da Baixada Fluminense. Acreditamos que as novas universidades da Baixada precisam reconhecer a nossa história e a correlação de forças, para pensarmos as possibilidades de engajamento e ser parte de um processo de transformação social. Para isso, na primeira mesa convidamos o MST, para lembrar a luta da reforma agrária da baixada, o movimento de economia solidária, pelas práticas do trabalho associado e autogestionário das organizações produtivas da baixada, a diocese, para lembrar a luta contra a repressão, e resgatarmos o papel do MAB - Movimentos dos Amigos do Bairro.

Na segunda mesa do encontro faremos um debate sobre os modelos de desenvolvimento que queremos para a baixada. Para isso, traremos o caso concreto do arco metropolitano em construção. Como as grandes obras, entendidas como o estado puxando o novo modelo de desenvolvimento brasileiro, se mostram no caso do arcometropolitano? São espaços que favorecem o fluxo de mercadorias e geram melhores condições de vida para a população de forma geral? Nessa mesa convidamos um palestrante para defender a proposta e um para criticar e esperamos um debate rico de ideias.

Na última mesa, teremos um debate sobre as perspectivas de formação e atuação voltados para outros modelos organizacionais e tecnologias sociais. Para abrir essa mesa será relembrada a experiência da escola de trabalhadores - CADTS - da baixada, que representava o encontro dos movimentos sociais do campo e da cidade: o encontro de metalúrgicos com agricultores. A escola nos traz ensinamentos do ponto de vista pedagógico, tático e estratégico. Além desse caso, que será apresentado pelo Xico Lara da Capina, teremos o professor de Administração da UFPR José Henrique de Farias, para discutir a Autogestão, e teremos o professor Emanuel da UFF que vem discutindo outras formas de atuação do engenheiro.

Para o sucesso do encontro convocamos todos os estudantes, professores e organizações de trabalhadores do Sudeste. A luta da baixada fluminense pode trazer ensinamentos para outras regiões e se fortalecer a partir das experiências de outras lutas. O encontro é gratuito, basta trazer um quilo de alimentos.


Para mais informações acesso o site: http://eredssudeste2012.cefet-rj.br/

Nos vemos em breve.

Um grande abraço,

Vicente Nepomuceno
Professor do CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu
Chefe do Departamento de Engenharia de Produção de Nova Iguaçu

Categorias

Região Sudeste, Educação e formação, Formação

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    ENEDS

    Brazil

    2 integrantes