Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Rio+20: Cúpula dos Povos
Tela cheia Sugerir um artigo

Coordenação de indígenas andinos promove encontro para discutir clima e biodiversidade no Peru

21 de Maio de 2012, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 26 vezes

O encontro promovido pela Caoi discutirá o derretimento das geleiras andinas e a biodiversidade da região (foto: Wikimedia Commons)

A Coordenação Andina de Organizações Indígenas (Caoi) vai promover um encontro regional, nos dias 23 e 24 de maio – a partir de amanhã –, em Lima (Peru), para discutir as questões das geleiras e da biodiversidade andina. Tanto instituições estatais quanto a sociedade civil estarão presentes para expor seus questionamentos e alternativas em relação à situação que afeta os países da região.

O objetivo do encontro é gerar um diálogo entre Estado e representantes dos povos indígenas e da sociedade para que cheguem a um acordo sobre as possíveis soluções para proteger aquele ecossistema. O encontro reflete a preocupação da Caoi diante do derretimento do gelo das cordilheiras, por conta do aquecimento global – o que representa um risco iminente para as populações da América do Sul. A Cordilheira dos Andes reúne enorme biodiversidade e é uma das áreas naturais mais importantes do mundo. Ali, os povos indígenas se desenvolveram e criaram formas de sobrevivência.

A Caoi acredita que é importante retomar essas discussões agora que a Rio+20 está se aproximando para tentar encontrar soluções concretas que possam conter ou, no mínimo, amenizar tais problemas ambientais. Além de ouvir representantes dediversos setores da sociedade e do Estado, ao final do encontro, haverá uma plenária e uma Declaração dos Povos Indígenas dos Andes será elaborada para garantir a proteção das cordilheiras e da biodiversidade daquela região.

Para ler o convite para o encontro completo, clique aqui (em espanhol).


Fonte: http://cupuladospovos.org.br/2012/05/coordenacao-de-indigenas-andinos-promove-encontro-para-discutir-clima-e-biodiversidade-no-peru/

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar