Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Homenagem a Francisco Gutiérrez (1928-2016)

11 de Novembro de 2016, 14:31 , por Instituto Paulo Freire - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado uma vez

Diretor fundador do Instituto Paulo Freire, grande educador latino-americano, deixa um vasto legado de compromisso político, ético e pedagógico, e em favor da vida, da Educação Popular, da emancipação humana.

 

Gutierrez
Paulo Freire, Moacir Gadotti e Francisco Gutiérrez (de preto) no Instituto Paulo Freire, em 1995, discutindo a edição do livro 'Paulo Freire: uma biobibliografia' com o editor José Xavier.

 

     FRANCISCO GUTIÉRREZ (1928-2016), diretor fundador do Instituto Paulo Freire já não está mais fisicamente entre nós, mas permanecerá vivo nos corações e nas mentes daqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-lo. Ser humano de profunda sensibilidade e ternura foi sempre, com a mesma intensidade, firmeza e radicalidade, alguém que lutou pela justiça social e pela vida sustentável. Suas contribuições no campo da Ciência da Educação, estudando os meios de comunicação e a pedagogia da linguagem total, foram inovadoras e apresentaram significativas contribuições para uma práxis educacional emancipadora.

 

     Gutiérrez, nosso amigo-irmão que tanto nos ensinou sobre cidadania planetária, atuou em diferentes países latino-americanos, especialmente na Colômbia, Panamá, na Costa Rica, Brasil e no Peru foram relevantes para a Educação Popular. Escolheu a Costa Rica como local de vida durante a maior parte de seu tempo e, neste país, escreveu um lindo livro Ecopedagogia e Cidadania Planetária. Nesta obra inovadora, com paixão e emoção, convida a todos e todas para um compromisso efetivo com a ecopedagogia, a pedagogia necessária à promoção da vida sustentável.

 


     Francisco Gutiérrez deixa um vasto legado de compromisso político, ético e pedagógico, e em favor da vida, da Educação Popular, da emancipação humana. Todo nosso reconhecimento a esse grande educador latino-americano, que estará sempre presente em nós e nas nossas lutas por um mundo mais justo e menos desigual.

 


Fonte: http://www.paulofreire.org/noticias/530-homenagem-a-francisco-guti%C3%A9rrez-1928-2017

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar