Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a CFES etapa 1
Tela cheia Sugerir um artigo

Bahia - oficina CFES durante a Mostra Nacional

23 de Janeiro de 2011, 22:00 , por rosana kirsch - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 238 vezes

A oficina Divulgação do CFES-BA possibilitou a troca de experiências entre as-os educadores-as que estão participando de atividades do CFES. Inicialmente, os-as participantes da Bahia apresentaram a conjuntura do movimento de economia solidária e das ações para a construção da Rede de Educadoras-es:

- Dificuldades de rearticulação do Fórum Baiano;

- Participação de integrantes de empreendimentos e organizações de assessoria, que faziam parte do Fórum de ES, no Fórum de Reforma Agrária;

- Relação com governo estadual: divergências entre Fórum ES e SESOL;

- Realizou-se encontros estaduais do CFES, no entanto o perfil das-os participantes foi distinto do planejado, pois poucos tinham experiência na área de educação e ES;

- Não foram realizadas as oficinas locais de 2009 e 2010;

- Parte dos-as representantes do Fórum Baiano que participaram das atividades nacionais e regionais não se envolveram na articulação da Rede de Educadoras-es no estado, como era esperado e havia sido acertado no coletivo.

A partir da realidade apresentada, identificou-se a necessidade de desenhar estratégias para fortalecer o movimento de economia solidária na Bahia; que a articulação da Rede de Educadoras-es está vinculada com a rearticulação do Fórum. Uma das estratégias apresentadas por Tatiana foi a interiorização das ações do CFES, por meio das oficinas locais.

Apresentação das experiências de coletivos presentes nas oficinas:

- Na PB e PE as oficinas locais tem como tema assuntos indicados pelos fóruns de ES.

- Em PE, foi realizado um mapeamento das entidades que trabalham com educação e ES. Todas estas foram chamadas para uma reunião de constituição da rede.

- No RS o fórum estadual estava desarticulado há 4 anos, no entanto 9 fóruns regionais e fóruns municipais estavam ativos. Um movimento de rearticulação foi uma reunião durante a II CONAES. As ações do CFES, a partir de junho/2010, iniciaram a partir da articulação de entidades de assessoria e de representação. A participação nas atividades é de 50% de empreendimentos, 25% de entidades de assessoria e 25% de gestores públicos. A preparação das atividades tem sido realizada pelos coletivos que estão participantes das atividades. As oficinas locais e seminário estadual contribuíram para a rearticulação do Fórum e das políticas públicas.

- O CFES Sudeste reforçou a importância de que as atividades do CFES sejam no interior do estado.

- No DF, as atividades do CFES são o espaço para o Fórum se reunir e fazer as atividades de formação.

- Outra experiência apresentada foi de uma associação de produtores-as rurais de Tocantins que trabalham com horta em formato de mandala.

As estratégias indicadas a partir da oficina para o coletivo da Bahia:

- interiorização das ações na perspectiva de fortalecer o movimento de ES, de fazer as ações a partir da base, aproximando-se dos-as educadoras-es, fazendo acender a chama da ES.

- Integração das ações: chamando para participar da rede, das ações do CFES aqueles-as que estão em outros fóruns e movimentos.

Agenda

16 e 17 de janeiro: reunião do coletivo da Bahia

Convite para que CFES Nordeste, Débora e Tatiana estejam presentes.


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar