Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a CFES etapa 1
Tela cheia Sugerir um artigo

CFES Nacional: conclusão de uma etapa

30 de Agosto de 2012, 21:00 , por rosana kirsch - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 657 vezes

Estamos finalizando a primeira etapa do projeto CFES Nacional que foi implementado a partir da Cáritas Brasileira. O projeto CFES Nacional iniciou suas atividades no início de 2009 e encerra neste dia 31 de agosto.

Todas as atividades realizadas pelo projeto tem seus relatórios disponibilizados em aqui na página do CFES Nacional no Cirandas. Esta página estará sem inserção de novos conteúdos e a disponibilizamos para a próxima etapa do projeto, caso se queira dar continuidade ao espaço. Para isto, basta entrar em contato as pessoas que estão como administradores-as da página: Rosana ([email protected]) e Tide ([email protected]).

Neste momento, concluímos também as publicações previstas no projeto CFES Nacional. São 1300 exemplares de cada uma das publicações indicadas abaixo, que serão distribuídas para os coletivos estaduais de educadores-as, as organizações que implementaram os CFES Regionais e Nacional, Rede de Gestores-as, RECID, Fórum EJA e Educampo, SENAES e FBES/ GT de Educação e Cultura. As publicações a serem enviadas para a SENAES também tem a perspectiva de que o material chegue até as organizações que irão implementar a próxima etapa do CFES e, assim, se possa nas atividades futuras incluir o trabalho com este material.

O envio das publicações do CFES Nacional se dará a partir da SRTE do Rio Grande do Sul. Assim, o material chegará às Superintendências de cada estado, sendo que os coletivos estaduais de educadores-as precisam estar atentos aos informes que chegarem aos seus e-mails para a retirar as publicações na SRTE de seu estado.

Para a organização do envio do material a partir do RS, contaremos com o apoio de Katiucia (coletivo de educadores-as do RS, [email protected]), além claro do pessoal da SENAES e SRTE/ RS.

Publicações do CFES Nacional

Assim que concluídas as versões digitais, as publicações estarão disponíveis em http://cirandas.net/cfes-nacional/biblioteca-do-cfes/publicacoes-do-projeto-cfes

E os vídeos, estão disponíveis no iTEIA. Acesse clicando nos títulos dos vídeos:

 

Os CFES Regionais também estão concluindo suas publicações que serão distribuídas desde as organizações que implementaram os CFES Regionais. A prioridade de distribuição do material está voltada, também, para os coletivos estaduais de educadores-as, as organizações que implementaram os CFES Regionais e Nacional, Rede de Gestores-as, RECID, Fórum EJA e Educampo, SENAES e FBES/ GT de Educação e Cultura.

Algumas publicações já estão disponíveis na internet: os títulos que estão em azul abaixo são links para os arquivos. As demais, assim que concluídas, estarão disponíveis por meio virtual no mesmo espaço das publicações do CFES Nacional: http://cirandas.net/cfes-nacional/biblioteca-do-cfes/publicacoes-do-projeto-cfes

Para receber as publicações dos CFES Regionais, entre em contato com as pessoas indicadas abaixo.

CFES Sul

 

  • Cartilha elaborada pelo coletivo de educadores-as de SC.

  • Três vídeos produzidos pelos coletivos estaduais de educadoras-es da região Sul.

Contato: [email protected]

CFES Nordeste

  • Publicação com nove sistematizações de experiências de empreendimentos da economia solidária (em elaboração)

Contatos: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected]

CFES Norte

  • A experiência de implantação do CFES Amazônia: publicação com sistematizações de experiências dos estados da região (em elaboração).

Contatos: [email protected], [email protected], [email protected], [email protected]

CFES Sudeste

Contato: [email protected], [email protected]

CFES Centro-Oeste

  • Revista: publicada em 2009

  • Projeto Político Pedagógico da Rede de Educadores-as da Região Centro-Oeste

  • Dois vídeos, um em 2010 e outro em 2012

  • Documento regional com experiências dos estados da região

  • Contatos: [email protected], [email protected]

Mapa de educadores-as da economia solidária

Durante a Plenária de Educação, ocorrida em Porto Alegre (julho/2012) o CFES Nacional apresentou a primeira versão do Mapa de Educadoras-es da Economia Solidária. Esta iniciativa se relaciona com uma solicitação do movimento de economia solidária na IV Plenária de que os CFES produzissem um banco de dados das-os educadoras-es da economia solidária.

O mapa está na página do Fórum Brasileiro de Economia Solidária: www.fbes.org.br/mapaeducacao

De julho para cá os coletivos estaduais de educadoras-es estão definindo as pessoas que irão fazer a gestão dos cadastros feitos no mapa, pois a gestão desta ferramenta é feita pelos coletivos que também definem os critérios de inclusão de educadoras-es estaduais.

Alguns estados já definiram a gestão e abaixo estão os contatos. Aqueles estados que ainda não definiram, orientamos para que sejam duas ou três pessoas por estado e que ao definirem enviem e-mail com o nome e e-mail da/s pessoa/s para [email protected]



E, aproveitamos esta longa mensagem para agradecer a cada um-a que encontramos nesta etapa do projeto CFES. Foram encontros de muito aprendizado e que permitiram contribuir para o movimento de economia solidária.

Agradecemos também às organizações que implementaram os CFES pela dedicação em realizar um trabalho coletivo e desafiador. Que cada organização possa partilhar os acúmulos produzidos para a continuidade do projeto e a consolidação da Rede de Educadoras-es.

Desde a Cáritas Brasileira, Ademar, Rosana e Tatiana concluem este trabalho enquanto equipe do CFES Nacional. Outros desafios se colocam na nossa caminhada junto com o movimento da economia solidária.

Abraços,

Ademar, Rosana e Tatiana


1Um comentário

  • 3b0826cc76f66a985f5b00ab2b72bf4c?only path=false&size=50&d=404Ezio Faganello(usuário não autenticado)
    2 de Setembro de 2012, 10:40

    Continuar é preciso

    Fico feliz por ter feito parte do coletivo do CFES PR,atuando mais diretamente na Sistematização, período esse que experimentamos um jeito diferente também de educar. Essa experiencia não pode parar. É necessário continuar com esse projeto porque muito ainda tem que ser feito.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar