Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a CFES etapa 1
Tela cheia Sugerir um artigo

Lançamento do CFES - Centro de Formação em Economia Solidária

24 de Julho de 2009, 21:00 , por Sergio Mariani - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2684 vezes

O lançamento do Centro Nacional de Formação em Economia Solidária - CFES Nacional aconteceu dia 13 de maio de 2009, no Colégio Marista, em Taguatinga - Distrito Federal, e foi acompanhado em todo o pais, através de 27 salas de vídeo-conferência, instaladas em 17 Estados do país, estrutura de comunicação cedida pela União Brasileira de Educação e Ensino - UBEE

Na sala de transmissão do evento, em Taguatinga, participaram os 40 participantes do 1º Curso Nacional de Formação de Formadores em Economia Solidária do CFES Nacional, que aconteceu de 12 a 16 de maio; e os participantes do Seminário Nacional do Planseq (Plano Setorial de Qualificação), do MTE. Como convidados na mesa de abertura estavam: Vicente Falqueto (Instituto Marista de Solidariedade-IMS), Cristina dos Anjos (Cáritas Brasileira), Fábio Sanches (Secretaria Nacional de Economia Solidária - Senaes/MTE), Quenes Gonzaga (Secretaria .Geral da Presidência da . República) e Márcia de Lima (Fórum Brasileiro.de Economia Solidária) .

Após a solenidade de abertura, foi realizada a aula inaugural do CFES Nacional proferida pelo professor Moacir Gadotti, da Universidade Federal de São Paulo - USP e Instituto Paulo Freire. O tema foi: Economia Solidária como Práxis Pedagógica. A aula, seguida de debate, foi coordenado por Roberto Marinho Alves da Silva (Senaes) e Shirlei da Silva (IMS).

Gadotti destacou, entre outros aspectos, que o processo de cooperação exige uma nova pedagogia, onde professor e aluno têm saberes que mutuamente precisam ser respeitados, e também pesquisados com ferramentas como pesquisa-ação. Exige ainda trabalhar em rede para troca de experiência. Essa pedagogia não vem da cabeça de acadêmicos e sim de quem faz formação em Ecosol. Destacou que Paulo Freire falava em três questões fundamentais para construir conhecimento de forma colaborativa:

1- descentralização;
2. participação;
3. concertação (de consenso)

No debate foram feitas perguntas dos participantes nas 17 salas salas de vídeo-conferência e no auditório em Brasília.

A terceira parte do evento teve uma mesa coordenada por Ademar Bertucci, com a participação de um representante de cada um dos cinco Centros Regionais de Formação em Economia Solidária:

  • CFES CENTRO-OESTE - Rosângela Carneiro Góes
  • CFES SUDESTE - Wilson Roberto Fernandes
  • CFES NORDESTE - Raquel Aragão Uchoa Fernandes
  • CFES NORTE - Adebaro Alves dos Reis
  • CFES SUL - João Marcelo Pereira dos Santos

 Ademar fez breve histórico até chegar ao lançamento dos CFES, citando as oficinas regionais e nacionais de formadores, ocorridas em 2005 e 2007. Citou a importância de observar a riqueza das experiências práticas em educação para Ecosol, vindas de entidades do movimento sindical, entidades de apoio diversas e universidades. Destacou que o projeto CFES tem como objetivo trabalhar com os formadores em Ecosol, e não é um programa que vai atingir diretamente os empreendimentos. Mas lembrou que é impossível trabalhar e aprender sobre formação para Ecosol sem conhecer as experiências que vêm da base. Acentuou que é estratégico criar a rede de formadores em Ecosol, e esta é uma necessidade apontada pelo movimento de Economia Solidária.

Cada representante de CFES Regional relatou sobre o andamento de suas atividades nas regiões.

O deputado federal Eudes Xavier (PT-CE) também esteve no evento e falou após a exposição de Moacir Gadotti, representando a Frente Parlamentar de Apoio à Economia Solidária.

 

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar