Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Sobre o ter e o ter

22 de Julho de 2014, 15:14, por Débora Nunes - 0sem comentários ainda

A partir de hoje irei partilhar pequenos textos de minha autoria que refletem sobre a vida e/ou que compartilham experiencias inovadoras de coletivos cidadãos que estão mudando o mundo sem que este mundão velho da TV, do consumo e do vazio interior nem perceba...

Começo com: 

 

Sobre o ter e o ter

 

Ouvimos ad nauseum que vivemos um tempo em que o ter é mais importante que o ser. A frase é inócua, pois é raríssimo que um ser humano normal não ache que o ser é pelo menos tão importante quanto o ter, portanto não há desacordo e não se avança. Difícil então é questionar-se sobre a relação positiva e profunda de cada pessoa com o ter. Para chegar mais rápido ao ponto, evoco a velha roupa bonita, macia de tão usada, cheia de lembranças de coisas vividas e que é tão difícil de aposentar. Esta relação afetiva com o ter, com algo que tem significação para o ser profundo, é que precisa ser valorizada.

Num mundo de modas rápidas e produtos descartáveis seria necessário uma relação mais densa com o ter, que prolongue e dê significado aos objetos. O que existe abundantemente é uma relação viciosa com o comprar. A emoção de adquirir algo novo, sem defeitos, sem história. Tanto que, pros mais endinheirados, é comum esquecerem nos armários o que compraram após consumirem a emoção do momento da compra. O mesmo “vício” é a relação com o descartável, com o prático, o que não dá trabalho, o que desaparece após o uso dos nossos olhos sem deixar vestígios depois de passado o caminhão do lixo. Só que não desaparece de fato.

Dados os resultados do consumo sem fim para o planeta, este comportamento de ligeireza com o ter deverá ser revisto, sob pena de catástrofes climáticas cada vez mais cotidianas. A durabilidade do produto ano após ano, seja ele um prato, um computador ou uma geladeira, a reinvenção da roupa por um novo acessório ou nova combinação, a escolha criteriosa de produtos alimentícios que de fato construam nosso corpo e não distraiam nossa fome íntima serão a nova ordem. Do mesmo modo que consertar um objeto usado significará respeito por ele, por si mesmo e pelo mundo. A Seva Ioga, a ioga que praticamos trabalhando concentradamente, faz do gesto mais simples de colar cacos, remendar, lavar e limpar, um ato de meditação, de encontro consigo mesmo, de respeito para com o objeto. Que o ter seja reabilitado, no bom sentido.

 

 

 

22 de julho de 2014



Colóquio Internacional AMAZONICAS V será realizado em Belém no mês de maio

5 de Março de 2014, 13:11, por Adriane Carneiro de Almeida - 0sem comentários ainda

amazonicas

De 26 a 30 de maio de 2014, será realizado o AMAZONICAS V, em Belém (PA), sob a coordenação do Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal do Pará. O colóquio internacional AMAZONICAS – “A Estrutura das Línguas Amazônicas: Fonologia e Sintaxe” é um evento bianual itinerante, organizado alternadamente em diferentes países amazônicos, com o objetivo de funcionar como plataforma para intercâmbio e cooperação na área de estudos de línguas indígenas amazônicas. Consiste de um simpósio fonológico e um simpósio gramatical, além de um dia reservado a estudos de uma família linguística específica. Em 2014, as temáticas dos simpósios são: “Prosódia em constituintes além da palavra”, “Predicação não verbal” e “A família linguística Tupi”.

Confira aqui a Programação Completa

Para evitar o problema de sessões paralelas, o AMAZONICAS V tem o caráter de um seminário, com um número limitado de palestras durante uma semana inteira, organizado em uma única sessão. Além de algumas apresentações especiais de palestrantes convidados, serão selecionados trabalhos nas temáticas do colóquio, com base nas propostas submetidas e no número de submissões. Recomenda-se a submissão de trabalhos acessíveis a pesquisadores com diferentes orientações teóricas. O colóquio está aberto também para estudantes e estudiosos que queiram participar como ouvintes.

Antes da Conferência Internacional AMAZONICAS V, uma oficina intensiva sobre a documentação digital de línguas indígenas será realizada durante a semana de 19 a 24 de maio de 2014, em Belém, no Pará.

As inscrições com desconto deverão ser realizadas até o dia 15 de março, através do site do evento.

A Produtora Colaborativa fará a produção do evento.

Site do evento: http://museu-goeldi.br/amazonicas/
Contato: [email protected]



Informação via FBES e Cirandas.net oficial.

3 de Março de 2014, 10:12, por Adriane Carneiro de Almeida - 0sem comentários ainda

Participe da aula virtual de ativação de site de Empreendimentos no Cirandas, dia 15 de março

28 de Fevereiro de 2014, por Ligia - sem comentários ainda
Visualizado 59 vezes

 

Image

 

 

O quê é Cirandas.net?

É a rede social na internet da Economia Solidária no Brasil. O Cirandas é uma iniciativa do FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária - que tem como objetivo oferecer ferramentas na internet para promover a articulação econômica, social e política de quem atua na Economia Solidária.

Para que serve?

Cada empreendimento de economia solidária pode ter seu site personalizado para divulgar seu trabalho, mostrar seus produtos e serviços e receber pedidos e encomendas online. O Cirandas facilita os fluxos de saberes, produtos e serviços da Economia Solidária entre os vários militantes e interessados.

É um espaço de divulgação da economia solidária e da busca de seus produtos e serviços para consumidores individuais e coletivos. E ainda permite a interação entre vários atores em comunidades virtuais e espaços territoriais, temáticos e econômicos.

Quem pode fazer parte?

Todas/os interessadas/os ou envolvidas/os com a Economia Solidária podem fazer parte dessa rede. Se você faz parte de um empreendimento, de uma iniciativa da Economia Solidária conheça e faça parte do Cirandas!

Atualmente a base de dados do Cirandas contempla os empreendimentos levantados pelo Mapeamento Nacional de Economia Solidária e os indicados pelos Fóruns Estaduais em 2013.

Mais informações acesse: http://cirandas.net/fbes/o-que-e-o-cirandas

É um empreendimento e quer fazer parte?

Veja se o empreendimento já pode ativar sua página virtual, para isso faça uma busca pelo nome do empreendimento solidário ou pelo território em www.cirandas.net

Depois de fazer a busca, se o empreendimento realmente não está na base de dado, acessehttp://cirandas.net/novosees

Qualquer dúvida contate em: [email protected]



Terra Mirim

Simões Filho - Bahia - Brazil

Posts do blog