Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog de Vicente Aguiar
Tela cheia

EnANPAD 2008 e Software Livre

26 de Maio de 2009, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 468 vezes
Hoje eu apresentei um artigo sobre o Projeto GNOME que tinha por base minha dissertação de mestrado, no XXXII Encontro da ANPAD (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), mais especificamente na área de Impactos Socioculturais dos Sistemas de Informação :

  • "Software Livre e o Modelo Colaborativo de Produção entre Pares: uma Análise Organizacional sobre o Projeto GNOME"
  • Resumo: Este artigo discute as especificidades do modelo colaborativo de produção entre pares presente nas comunidades on-line de softwares livres - em particular, na comunidade relativa ao Projeto GNU Network Object Model Environment, mais conhecido pela sigla GNOME. Com base em uma pesquisa netnográfica de dois anos, o artigo analisa a organização do trabalho que dá vida ao processo de desenvolvimento colaborativo entre pares desse projeto de software livre, empreendido por mais de 300 hackers e colaboradores de todos os cinco continentes do globo por meio de uma comunidade on-line. Para tanto, leva-se em consideração algumas dimensões de uma realidade organizacional complexa como, por exemplo, a estrutura social, o fluxo de atividades, além dos impactos do ambiente tecnológico que compõem o processo de produção de um sistema computacional livre num projeto de magnitude internacional. A partir da análise desenvolvida neste artigo, conclui-se que este fenômeno organizacional, que emerge juntamente com as novas tecnologias da informação, parece desafiar boa parte dos conceitos e práticas que haviam sido ditados pela ciência da administração e pelo paradigma dominante da produção de softwares.

Foi bem interessante poder compartilhar parte dos resultados de minha dissertação neste evento acadêmico nacional, pois o entendimento sobre a questão dos softwares livres ainda está meio que "engatinhando" no meio acadêmico aqui no Brasil.

Contudo, foi possível ainda encontrar alguns outros trabalhos que, de alguma forma, tratavam sobre questões e problemáticas ligadas ao ecossistema dos softawres livres. Independente de qualquer tipo de avaliação sobre o conteúdo expostos nestes artigos, o lado positivo deles é que algumas pesquisas estão surgindo sobre esta importante temática no campo da Administração. Confira abaixo:

  • "Aprendizagem Individual em Comunidades Virtuais de Prática (COVPs): O Caso da Comunidade DEBIAN-BR-CDD no Brasil"
  • Resumo: "Este artigo tem como objetivo geral analisar como os indivíduos aprendem em comunidades virtuais de prática (COVPs), identificando fatores que condicionam o processo de aprendizagem nas mesmas e as estratégias comportamentais de aquisição de conhecimentos acionadas por seus membros. Para tanto, foi realizada pesquisa na Comunidade Virtual de Prática DEBIAN-BR-CDD, que se reúne em torno do objetivo de desenvolver e difundir o uso de software livre, em particular, do sistema operacional LINUX. Os resultados indicaram ter ocorrido alto grau de aprendizagem e compartilhamento de conhecimento neste ambiente, através do acionamento de estratégias comportamentais de aquisição de conhecimentos internos à comunidade prioritariamente. Verificou-se, ainda, que os processos de aprendizagem dos membros da DEBIAN-BR-CDD foram condicionados por fatores individuais e características socioculturais de seus membros, especificamente confiança e identificação com o grupo".

  • "Apropriabilidade, Mecanismos de Apropriabilidade e Inovação no Setor de Software Livre"
  • Resumo: "No final do século XX, uma nova forma de desenvolver, comercializar e distribuir softwaredespontou como uma revolução numa indústria tão importante para o estabelecimento de um novo paradigma econômico baseado na informação e no conhecimento. O movimento pelo software livre criado por Richard Stallman, na década de 80, e difundido desde então, apareceu como uma alternativa ao modelo de negócios de desenvolvimento, comercialização e distribuição de software chamado de “proprietário” que dominou a indústria de software nos últimos 30 anos. Do confronto entre os dois modelos esta pesquisa se concentra nas questões ligadas a apropriabilidade no processo de inovação e a propriedade intelectual no contexto do software livre. E como destaque entre seus achados na busca da relação entre mecanismos de apropriabilidade e o processo de inovação e seus construtos, existe uma indicação positiva, que a capacidade inovadora e a formação dos seus construtos parecem estar intactas. Isto é, as empresas continuam a buscar o processo de inovação, pelos caminhos apresentados no corte neo-schumpeteriano da teoria evolucionista, apesar das mudanças que ocorreram na construção dos mecanismos de apropriabilidade utilizados pelas empresas pesquisadas."

  • "Wikis e as Organizações: Usos e Aplicações"
  • Resumo: Neste ensaio será explorada a tecnologia dos wikis, aplicação Web que permite a qualquer pessoa escrever colaborativamente e editar documentos em tempo real. Pode acrescentar conteúdo sem a necessidade de conhecimentos técnicos informáticos sofisticados, o que tem trazido profundas implicações em vários cenários, nomeadamente nas áreas das corporações e no campo da educação. Ao abordar suas funcionalidades, características, vantagens e desvantagens, este ensaio enumera as principais áreas de utilização das ferramentas wikis, além de expor sobre os cuidados a serem observados quando de sua implantação. Por fim, articulam-se, ainda, os sistemas Wikis com a literatura sobre escrita colaborativa, buscando suas intersecções e apontando lacunas a serem supridas com a realização de pesquisas empíricas na área. Trata-se, portanto, de pesquisa bibliográfica ao estado da arte dessa ferramenta nas organizações.

  • "A Propriedade Intelectual como Elemento da Gestão do Conhecimento: o que Compartilhar?"
  • Resumo: A interação entre os indivíduos para a explicitação de conhecimentos tem sido instigada como uma das formas de compartilhamento de conhecimento para contribuir para o sucesso empresarial. Neste contexto, surge a questão: está claro para os empregados e gerentes o que deve ser compartilhado e o que deve ser protegido para garantir os negócios e evitar litígios? O artigo aborda o processo de adaptação do conjunto de orientações formais (política e norma) às leis (Lei nº 9.610/98 - Direito Autoral, Lei nº 9.609/98 - Programa de Computador e Lei nº 9.279/96 - Propriedade Industrial), como forma de regulamentação da proteção ao conhecimento. Trata-se de estudo, exploratório e descritivo, em uma empresa pública de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC), que considerou, principalmente, as abordagens sugeridas por Krog et al (2001) e King (2002). Os aspectos relevantes estabelecidos foram: princípios da Política de Propriedade Intelectual; estrutura de classificação da Norma; principais modelos de documentos da Norma; tópicos polêmicos. A conclusão aponta para a necessidade de entendimento apropriado em busca do equilíbrio entre a proteção ao conhecimento e o compartilhamento do conhecimento, de modo útil, considerando indivíduos e organizações.

Fonte: http://softwarelivre.org/vicente/blog/enanpad-2008-e-software-livre

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Vicente Aguiar

    Onde estou?