Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Notícias

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Notícias publicadas no portal oficial da UFRB e clonadas nessa comunidade.

UFRB divulga seleção para Transferências, Portador de Diploma e Rematrícula 2018.1

19 de Fevereiro de 2018, 11:41, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) torna público o edital para preenchimento das vagas ociosas nos cursos de graduação por meio de Transferência Interna e Externa, Rematrícula ou Portador de Diploma para ingresso no semestre 2018.1. Ao todo, são ofertadas 539 vagas, distribuídas em 39 cursos.

As inscrições estarão abertas no período de 06 a 08 de março, exclusivamente pela internet, no site: http://vagasociosas.ufrb.edu.br/. Os candidatos devem inserir seus dados pessoais e escolher a modalidade de vaga e curso. Para as modalidades Transferência Interna e Rematrícula, as inscrições são gratuitas. Para as modalidades Transferência Externa e Portador de Diploma, será cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 82,00 (oitenta e dois reais).

A seleção dos candidatos será realizada por uma comissão de seleção com o acompanhamento da PROGRAD. Os candidatos inscritos para Transferência Interna ou Externa serão classificados em ordem decrescente das notas obtidas nas provas do ENEM. Para a Rematrícula será considerada a menor carga horária para completar a integralização do curso. Já a seleção para Portador de Diploma poderá ser realizada por meio de prova escrita ou oral, entrevista ou redação. Essa seleção ocorrerá no dia 28 de março, no Centro de Ensino escolhido pelo candidato.

O resultado será divulgado no dia 11 de abril no site de Processos Seletivos da UFRB. A matrícula dos candidatos aprovados será efetivada pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (UFRB), no campus de Cruz das Almas, no dia 19 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. O candidato convocado que não efetuar a matrícula perderá o direito à vaga.

Confira o Edital PROGRAD Nº 03/2018.

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



Posse dos novos pró-reitores de Graduação e de Pós-Graduação acontece nesta terça, dia 20

19 de Fevereiro de 2018, 10:54, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

Os professores doutores Carlos Alfredo Lopes de Carvalho e Rosineide Pereira Mubarack Garcia serão empossados nos cargos de pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI); e de Graduação (PROGRAD), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), respectivamente.

A solenidade de posse marcada para às 8h30min, no Anfiteatro da Reitoria, campus Cruz das Almas, será presidida pelo reitor, Silvio Soglia e são esperadas a participação de professores, técnicos administrativos e alunos da instituição; familiares e convidados.

Rosineide Mubarack é professora da UFRB desde 2009. Rosineide ocupou o cargo de pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), no período de 2015-2018. A PROGRAD tem como missão manter e criar condições para a formação de indivíduos inseridos na realidade cultural, social, política e econômica regional e nacional, possibilitando o exercício do pensamento crítico, a produção de conhecimentos, à intervenção ética e à busca da cidadania dos futuros profissionais da sociedade.

A PROGRAD é a instância responsável pelo diagnóstico dos problemas e proposição de políticas relacionadas ao ensino de graduação da UFRB. A PROGRAD é co-participante das decisões políticas e programáticas da UFRB, especialmente daquelas diretamente relacionadas com o ensino, a pesquisa e a extensão na graduação, sempre objetivando a oferta de um ensino de qualidade.

imagem sem descrição.
Professor Carlos Alfredo

O professor Carlos Alfredo Lopes de Carvalho retorna ao cargo de pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI). Ele ocupou o cargo no período de 2006-2011. Carlos de Carvalho é professor da UFRB desde 2006, e está atualmente vinculado ao quadro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (Mestrado) e em Ciências Agrárias (Mestrado e Doutorado) da UFRB.

A missão da PPGCI é contribuir pela qualidade da formação de profissionais para as funções públicas e privadas que constroem o desenvolvimento local, regional e nacional. Para isso, entre as atribuições da PPGCI estão às definições de planos de qualificação, capacitação e aperfeiçoamento de professores, de atividades de investigação científica, buscando estimular e fomentar as atividades de pesquisa, consolidar a política de expansão da Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, ampliando espaços de atuação e gerando possibilidades de formar profissionais altamente qualificados.

Conheça o perfil dos novos gestores:

Carlos Alfredo Lopes de Carvalho: http://lattes.cnpq.br/8927034737135531

Rosineide Pereira Mubarack Garcia http://lattes.cnpq.br/4272947908202309



UFRB e Governo divulgam material didático-pedagógico sobre Doença Falciforme

15 de Fevereiro de 2018, 15:31, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEC), estão divulgando a cartilha “Doença Falciforme – O papel da escola”. O material foi desenvolvido no ano de 2017 e é um instrumento didático-pedagógico que vem sendo trabalhado em sala de aula das escolas em todo o Estado.

A cartilha está disponível para download no Portal da UFRB e no site da Secretaria da Educação. Ela apresenta detalhes importantes sobre a Doença Falciforme, como os sintomas, a origem da mutação, a fisiopatologia, o papel do psicólogo, o papel da escola, a epidemiologia e a importância do autocuidado.

“Ações que difundem a saúde do estudante são sempre bem-vindas e estas devem continuar sendo ações de transversalidade. Além disso, iniciativas assim contribuem, fundamentalmente, para a formação cidadã dos nossos educandos, na medida em que eles saibam lidar com as limitações impostas pela doença falciforme, acolhendo e auxiliando seus colegas”, destaca o subsecretário da Educação do Estado, Nildon Pitombo.

O professor da UFRB, Fábio Couto, acredita que o material pode contribuir para reduzir o preconceito. “A doença falciforme é a doença genética de maior prevalência no país. O preconceito motivado pela falta de conhecimento é, hoje, o principal adversário dos educandos que vivem com a DF e está relacionado com as distorções idade-série e o aumento da evasão escolar. Muitas vezes, o estudante não consegue se manter assíduo no colégio por conta dos eventos clínicos e morbidades associadas a DF, nesse momento o professor e a escola têm papel fundamental para reverter este cenário”, aponta.

Com informações da SEC.



UFRB divulga inscritos na Lista de Espera e edital do Cadastro Seletivo 2018.1

9 de Fevereiro de 2018, 16:12, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio de sua Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), divulga a relação de inscritos na Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2018.1. A convocação desses candidatos será feita no dia 20 de fevereiro, segundo a ordem decrescente das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, por curso e modalidade de concorrência.

Os candidatos inscritos na Lista de Espera e não convocados nesta chamada única deverão participar do Cadastro Seletivo para as vagas remanescentes. As inscrições estarão abertas a partir do dia 20 de fevereiro até o dia 28 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico de ingresso na UFRB, disponível no link: http://processoseletivo.ufrb.edu.br/. O candidato concorrerá ao curso declarado como sua primeira opção na modalidade escolhida no SISU 2018.1.

O Cadastro Seletivo prevê a realização de três chamadas, condicionadas à existência de vagas, e também obedecerá a ordem de classificação e modalidade de vaga. A primeira chamada está prevista para o dia 06 de março, a segunda para o dia 28 de março e a terceira para o dia 03 de maio. Será considerado apto ao preenchimento da vaga o candidato que estiver incluído no sistema até o limite de vagas ofertadas, sendo utilizados os mesmos critérios de desempate estipulados pelo SISU 2018.1.

O candidato que não confirmar seu interesse em participar deste processo seletivo, por meio da sua inscrição no Cadastro, será considerado formalmente desistente e não será convocado pela UFRB. Os recursos deverão ser protocolados utilizando o Formulário de Interposição de Recurso, nos prazos e locais informados no edital.

Verificação da Reserva de Vagas - Os candidatos convocados para ocupar as vagas reservadas nas modalidades L2, L2D, L4 e L4D deverão, obrigatoriamente, comparecer à verificação de autodeclaração de cotas dos candidatos mediante a análise de aspectos fenotípicos, considerando o quesito de cor e raça usado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os candidatos convocados nas modalidades L1D, L2D, L3D e L4D também deverão obrigatoriamente comparecer para aferição do Laudo Médico assinado por médico especialista na área, atestando a espécie e o grau ou nível de deficiência. Os candidatos poderão ser avaliados por médicos designados pela UFRB.

Efetivação da Matrícula – A matrícula dos candidatos convocados na Lista de Espera e Cadastro Seletivo 2018.1 compreende duas etapas. A pré-matrícula poderá ser realizada por procurador e consiste no registro dos convocados mediante apresentação e entrega dos documentos na Superintendência da Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC), campus Cruz das Almas.

Já confirmação da matrícula será realizada somente pelo candidato no Núcleo de Gestão Técnico Acadêmico do respectivo Centro de Ensino no qual o ingressante fará o curso. Esta etapa ocorre após o início das aulas, previsto para o dia 23 de abril, de acordo com o Calendário Acadêmico. Todos os documentos necessários para a matrícula estão disponíveis online.

Confira o cronograma:

Chamada Única da Lista de Espera – 20 de fevereiro
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 27 e 28 de fevereiro
Pré-matrícula da Lista de Espera – 27 e 28 de fevereiro e 1º de março

1ª Chamada do Cadastro Seletivo – 06 de março
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 20 de março
Pré-matrícula da 1ª Chamada do Cadastro Seletivo – 20 e 21 de março

2ª Chamada do Cadastro Seletivo – 28 de março
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 10 de abril
Pré-matrícula da 2ª Chamada do Cadastro Seletivo – 10 e 11 de abril

3ª Chamada do Cadastro Seletivo – 03 de maio
Verificação da Autodeclaração e Laudo Médico – 04 de maio
Matrícula da 3ª Chamada do Cadastro Seletivo –  04 de maio

Confira a relação de inscritos na Lista de Espera 2018.1.

Confira Edital PROGRAD Nº 02/2018 – Cadastro Seletivo 2018.1.

Dúvidas: (75) 3621-1220/1221 ou [email protected].

Mais informações: www.ufrb.edu.br/prosel.



UFRB divulga inscrição para Programa de Mobilidade Acadêmica Andifes/Santander

9 de Fevereiro de 2018, 12:14, por UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - 0sem comentários ainda

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), torna pública a abertura das inscrições de discentes para concorrerem à bolsa de Mobilidade Acadêmica (Convênio Andifes e o Banco Santander-Brasil) para o semestre letivo 2018.1.

As inscrições serão realizadas no Núcleo de Gestão de Programas e Projetos da PROGRAD, no prédio da Reitoria, sala 04, nos dias 15, 16 e 19 de fevereiro. No ato da inscrição, o discente deverá entregar os documentos exigidos em edital, Carta de Exposição de Motivos e Plano de Estudos aprovado pelo Colegiado do Curso. A inscrição poderá ser feita por representante, mediante procuração.

As condições para participar são: estar regularmente matriculado em cursos de graduação da UFRB, ter concluído pelo menos vinte por cento da carga horária de integralização do curso de origem, ter no máximo uma reprovação por período letivo, não estar em semestre de colação de grau no ato da inscrição e ter um Plano de Estudos aprovado pelo Colegiado do Curso.

O processo seletivo será conduzido por banca examinadora, composta por três membros, designados pela PROGRAD. A seleção constará da avaliação do histórico escolar e dos comprovantes de atividades acadêmicas e da Carta de Exposição de Motivos. O resultado final será divulgado no dia 28 de fevereiro no site da PROGRAD.

O valor de cada bolsa para a Mobilidade é de R$ 3.000,00 a ser pago pelo Banco Santander diretamente aos estudantes selecionados, em cinco parcelas de R$ 600,00, equivalendo a um semestre letivo.

A mobilidade deve ser realizada em Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) participante do programa. O aceite do estudante selecionado ficará a critério exclusivo da instituição anfitriã, dependendo da disponibilidade de vaga e da disponibilidade de matrícula nas atividades de ensino pretendidas. O aceite deverá ser recebido pela UFRB até o dia 28 de fevereiro.

O discente participante terá vínculo temporário com a instituição anfitriã, não implicando na transferência de vínculo entre as IFES envolvidas.

Confira o Edital PROGRAD Nº 08/2018 – Programa de Mobilidade e a Ficha de Inscrição.

Dúvidas: (75) 3621-9214 ou [email protected].

Mais informações: www.andifes.org.br/mob-academica.



Categorias

Bahia, Comunicação, Cultura, Formação, Marco Legal, Pesquisa e tecnologia, Políticas públicas, Relações internacionais, Saúde popular, Software, cultura e conhecimentos livres