Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Voltar a Topico01
Tela cheia

Tópico 01: Cirandas.net e redes sociais

26 de Julho de 2013, 8:43 , por [email protected] - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1198 vezes

Olá!

Queremos, neste primeiro tópico do nosso curso, possibilitar que você conheça o que é e como funciona a rede social Cirandas.net. Acreditamos que, ao conhecê-la, e após ter entendido sua utilidade e aplicações, você terá condições de ingressar num universo dinâmico repleto de outras pessoas que, como você, estão interessadas em comércio justo e estabelecimento de redes/cadeias econômicas solidárias.

Antes de começar as leituras e as atividades, vamos ouvir a música tema do Cirandas.net?

A música e a letra trazem o significado do que será o nosso cirandar durante o curso. Vamos [email protected] cirandar [email protected]!

http://cirandas.net/cirandeiros/blog/musica-do-cirandas

 Você pode ler a letra da música e saber mais sobre ela,clicando aqui.

O mundo contemporâneo

Nos últimos anos, o acesso à informação e a interação entre as pessoas tem sido facilitado por conta do rápido avanço tecnológico e da popularização das comunicações digitais. Cada vez menos, as distâncias físicas ou geográficas, tem servido de barreira para a constituição de redes sociais capazes de envolver e agrupar, especialmente nas plataformas digitais, um número considerável de pessoas.

Mas, como essas vantagens da era da informação, podem beneficiar os empreendimentos ligados à economia solidária?

Com acesso rápido às informações, organizações de todos os tipos e tamanhos são capazes de utilizar o poder da rede para atender suas necessidades. É possível também, que muitas parcerias entre indivíduos e grupos venham à tona, neste contexto.

Foi pensando desta forma que o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) desenvolveu o Cirandas.net.

Para dar conta deste desafio o FBES optou por buscar apoio junto ao movimento de software livre e com seus parceiros elaborou o Cirandas.net a partir da plataforma Noosfero. Essa escolha permitiu que sejam oferecidos gratuitamente aos usuários do Cirandas.net ferramentas da internet capazes de promover a articulação econômica, social e política de quem gosta da Economia Solidária ou vive dela.

Software livre e Economia Solidária

Você sabe o que significa, do ponto de vista político, fazermos parte de uma rede desenvolvida em software livre?

Bem, primeiro, é preciso saber o que é software. Um software é um conjunto de conhecimento organizado (instruções) que permite a interação entre as pessoas e as máquinas.

Por exemplo: um computador sem programas instalados não serve para muita coisa. Ele não vai realizar sua função. É através do software que as pessoas usam o computador para produzir conhecimento.

Um software é livre, quando os usuários tem liberdade para copiar, distribuir, estudar, modificar e aperfeiçoar esse software, sem precisar da autorização de ninguém. Participantes das comunidades de software livre compreendem a importância de contribuir para o desenvolvimento da comunidade e dos softwares e por isso, compartilham os resultados de seu trabalho com as outras pessoas.

Um exemplo de software livre é o NOOSFERO, plataforma sobre a qual o Cirandas.net foi criado.  

 

  

 

 

 

 

 

O Noosfero é uma plataforma web para redes sociais e de economia solidária que possui as funcionalidades de Blog, e-Portfolios, CMS, RSS, discussão temática, agenda de eventos e inteligência econômica colaborativa em um  mesmo sistema. Complicou?   Saiba +

O Noosfero é um exemplo real de como o software livre é sustentável e mostra que somos capazes de produzir tecnologia de ponta no nosso país, através de redes colaborativas.

E por falar em redes... vamos falar das redes sociais?

 

Redes sociais

As Redes sociais sempre existiram. Desde os primórdios, o ser humano buscou estabelecer articulações que aproximassem pessoas diferentes em torno de interesses ou temas comuns. Atualmente, a disseminação e o crescente uso da internet permite que estas articulações sejam expandidas e aproximem um número cada vez maior de pessoas que, por meio dos sites de redes sociais, interagem entre si, comunicam-se, trocam saberes, compartilham conteúdo, entre outras ações. Os interesses também se diversificam continuamente podendo estar relacionados à educação, proteção da natureza, defesa dos direitos, relações de consumo, etc.

Se antes, os seres humanos constituiam suas redes condicionadas ao seu território físico, hoje, com a internet, esses territórios são verdadeiramente ampliados. Uma rede social na internet pode congregar pessoas de diversos lugares do mundo, não é mesmo?

São exemplos de sites de redes sociais: o Facebook; o Orkut, o Twitter; o Identi.ca.

 

Redes Sociais e o Cirandas.net

 

O número crescente de “temas agregadores” ou “temas de interesse”, possibilitou o surgimento do que podemos chamar de “Redes sociais segmentadas” ou seja, redes sociais que se utilizam da internet para aproximar pessoas com interesses bem específicos.

São exemplos de sites de rede social segmentadas: o Skoob (Livros); Filmow (Filmes); LinkedIn (Profissional); e o Cirandas.net (Economia Solidária) !

Em uma rede segmentada, há a possibilidade de conhecer pessoas e empresas com interesses comuns, saber de eventos com antecedência e interagir em comunidades ligadas a regiões e temas do nosso interesse.

Você já deve ter percebido como as vezes é difícil, à primeira vista, saber se alguém pode se tornar um bom parceiro para seu empreendimento. No entanto, quando recebemos alguma espécie de indicação ou podemos conhecer mais de perto o trabalho de alguém, essa articulação se torna mais fácil.

Na rede social Cirandas.net, além de dispor de todas estas funcionalidades, podemos ainda divulgar os produtos comercializados por nosso empreendimento e procurar outros contatos para nos fornecer/vender os insumos de que precisamos.

Então, vamos conhecer o Cirandas.net mais a fundo?

Atividade Prática: Navegação pelo menu superior do Cirandas.net.

Vamos explorar o menu superior do Cirandas.net?

 

 

 

 

 

Clique na setinha que fica ao lado de cada opção do menu e veja o que acontece. Experimente navegar pelos links que despertam seu interesse ou que se relacionam com sua área de atuação.

Para não sair do curso, faça a navegação pelo menu clicando aqui.

 

Comunidades no Cirandas.net

Você já conhece a rede social Cirandas.net e já possui também um perfil ativo nesta rede. Por isso, podemos dizer que você já é um Cirandeiro ou Cirandeira – que bom!

Sabia que existe uma comunidade com esse nome, destinada a juntar pessoas que trabalham no desenvolvimento e disseminação do Cirandas.net?

Conheça a comunidade Cirandeiros e Cirandeiras.

Para fazer parte dessa comunidade, localize o botão "ENTRAR" da Comunidade.

 

 

  

 

 

 

 

 

 

Agora, vamos conhecer mais recursos desta rede que reúne pessoas que, como você, possuem interesse em promover a economia solidária.

ATIVIDADE PRÁTICA

Localize, no menu do Cirandas, o link Comunidades. Clique na setinha branca para ver as opções de exibição das comunidades que existem no Cirandas.net.

 

 

 

 

 

 

 

Escolha entre as opções existentes. Navegue pelas comunidades existentes, peça para fazer parte das comunidades que lhe depertam interesse.

Para realizar essa atividade on line, sem sair do curso, clique aqui.

LEMBRE-SE: para fazer parte de uma comunidade no Cirandas.net, você precisa estar "logado" (ou seja, precisa acessar o Cirandas usando seu Usuário e Senha).

 

Para saber um pouco mais sobre Comunidades, do ponto de vista da economia solidária, vamos seguindo em nosso estudo.

Comunidades no Cirandas.net: Coletivos de Consumo

Além das finalidades que os diferentes usuários podem atribuir às Comunidades, estas, também podem assumir o caráter de Coletivos de Consumo. O que isto quer dizer? Considerando as concepções da Economia Solidária, com relação a promoção de ações que estão para além do mero consumo, os coletivos são um meio de articular pessoas ou empreendimentos engajados em construir estratégias de compra e venda baseadas em relações de ética e transparência. A comunidade então se torna uma espaço em que podem dialogar e trabalhar de forma dinâmica aqueles que produzem, que comercializam e os que são consumidores.

Ao possibilitar que estas relações de consumo ocorram, o Cirandas.net, por ser um site na rede internet, viabiliza a ocorrência do que genericamente tem sido chamado de Comércio Eletrônico ou E-Commerce. Entender as relações econômicas no Cirandas.net, a partir da compreensão do comércio eletrônico, propicia que não se perca de vista as questões relacionadas, por exemplo, ao direito do consumidor - algo que é de extrema importância para que sejam desenvolvidas relações saudáveis dentro desta rede social.

O Cirandas.net oferece a possibilidade de criação de Comunidades. Este recurso, pode ser utilizado para as mais diversas finalidades tais, como: divulgar uma cooperativa, uma rede de formadores, uma central de comercialização de empreendimentos solidários, entre outros.

Atividade Prática

Ao executar a segunda atividade prática deste tópico, você vai recordar a atividade anterior e poderá criar uma comunidade (mesmo que só para teste) e explorar as suas funcionalidades. Não perca tempo, mãos à obra!

  • Aprendendo sobre comunidades: como entrar em uma comunidade; Como criar uma comunidade; Como usar a sala de bate-papo de uma comunidade: http://e.eita.org.br/1b [duração: 10min]

Cirandar com responsabilidade e bom senso: cuidados na hora de criar Comunidades!

Uma observação importante: você pode criar quantas comunidades quiser no Cirandas.net. Mas lembre-se que essa é uma rede segmentada, com pessoas que possuem objetivo claro de fortalecer a rede de economia solidária de sua região e do país. Por isso, é importante que todos nós tenhamos bom senso, para não criar comunidades de teste indiscriminadamente!

Por isso, lembre-se de apagar as comunidades que você criar apenas para testes, certo?

Para fazer isso, vá em PAINEL DE CONTROLE > INFORMAÇÕES E CONFIGURAÇÕES DA COMUNIDADE e localize o botão REMOVER PERFIL.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção: Certifique-se de que você está dentro da sua Comunidade que você deseja remover.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No próximo vídeo, você aprenderá a fazer outras configurações em suas comunidades.

 


Tags deste artigo: cirandas.net tutorial

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Videoteca

    Gerar Livro