Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Tela cheia

Boletim das Finanças Solidárias

16 de Março de 2015, 11:26 , por Boletim Finanças Solidárias - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by-nc-sa)

O Boletim Informativo das Finanças Solidárias trará notícias, informações e reflexões sobre os Bancos Comunitários de Desenvolvimento, as Cooperativas de Crédito Solidário e os Fundos Solidários pelo Brasil. O Boletim também trará notícias sobre as reflexões e ações do Comitê Temático de Finanças Solidárias e Crédito do Conselho Nacional de Economia Solidária.


Conferência Internacional de Moedas Sociais e Complementares

29 de Outubro de 2015, 17:21, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

 

Está acontecendo a terceira edição da Conferência Internacional de Moedas Sociais e Complementares na Escola de Administração da UFBA – Vale do Canela. O evento realizado no Brasil insere a discussão das moedas no âmbito do movimento e da prática da Economia Solidária, sendo vista como uma inovação social relacionada a processos de desenvolvimento de territórios.

A organização da conferência proporcionará um ambiente de interação entre pesquisadores e atores sociais (militantes, gestores de projetos que envolvem uso de moedas sociais, representantes de governos locais, entre outros). O evento tem o objetivo de aprofundar as discussões teóricas e metodológicas que vem sendo feitas por diversos pesquisadores.

Especialistas da Alemanha, Argentina, Equador, França, Holanda, Japão e Brasil compõem a programação da conferência. Participam do evento mais de 13 países.

Joaquim Melo, do Banco Palmas, disse na palestra de abertura sobre o sentido de resistência que as moedas sociais nos Bancos Comunitários possuem, da inovação na política pública da moeda Mumbuca (Maricá) e sobre o novo arranjo que os bancos comunitários estão utilizando: o E-dinheiro, que "dá escala às moedas sociais sem perder a propriedade e o controle de cada comunidade".

 
 

A programação completa e as inscrições para o evento estão disponíveis através do site:

http://socialcurrency.sciencesconf.org/

 

 

 

 



ASCOOB Sisal realiza projeto de educação financeira nas escolas

29 de Outubro de 2015, 16:17, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

http://ascoobserrinha.com.br/noticias/ascoob-sisal-inicia-projeto-de-educacao-financeira-nas-escolas/720

A ASCOOB Sisal lançou mais um projeto de educação financeira para as escolas da rede pública dos Municípios de Serrinha, Ichu, Barrocas, Conceição do Coité e Biritinga. O projeto tem como objetivo contribuir para a construção da consciência financeira de crianças, de 03 a 15 anos para crianças de escolas públicas. O projeto atenderá um total de 14 escoas, beneficiando 2.500 crianças.

No Município de Ichu, as atividades tiveram inicio no dia 27 de maio, encerrando esta primeira etapa no Município no dia 29/05, onde serão atendidas um total de 400 crianças.

São diversas atividades inerentes ao projeto, envolvendo palestras, apresentações teatrais, contos, exposição de vídeos. Todas as atividades são contextualizadas com a perspectiva da educação financeira, origem e importância do sistema monetário brasileiro, cooperativismo, planejamento e poupança.

A equipe do projeto é composto por Pedagogos, Administradores e Técnicos Financeiro, envolvendo um total de 14 pessoas.

Espera-se que tal iniciativa possa contribuir com uma cultura voltada para a educação financeira, onde as escolas possam implementar outras ações correlatas que atenda à esta perspectiva.


 



Banco Bem: 10 anos de história!

29 de Outubro de 2015, 15:26, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

 

 

O Banco Bem fez no dia 24 de outubro 10 anos! Mas essa história começa antes da inauguração do banco, em 2005. Em 2003 tem início a Associação Ateliê de Ideias, construída por homens e mulheres, desejosos por modificarem, juntos, a sua realidade local. A atitude empreendedora de mulheres que decidiram atuar na área de artesanato e moda e montar o primeiro empreendimento econômico solidário da região foi fundamental para isso. Este empreendimento incentivou a criação de outros cinco grupos produtivos, incubados pela instituição, nas áreas de culinária, produtos de limpeza, fabricação de tijolos ecológicos e de pisos artesanais e peças decorativas em mosaico. O problema do acesso ao crédito logo apareceu e a solução encontrada foi a replicação da metodologia do Banco Palmas, que já tinha alguns anos nessa caminhada no nordeste brasileiro. Era criado, então, o Banco Bem, em 2005, um banco que possui moeda própria, objetivando o aquecimento da economia local com linhas de crédito definidas pelos moradores: crédito produtivo, de consumo e habitacional. Dando subsídio a esta última linha de crédito, surge o programa habitacional que fornece assistência técnica às construções e executa obras com tecnologias limpas, como tijolo ecológico, aquecedor solar e piso artesanal com material reciclado da construção civil. A organização e o fortalecimento comunitário eram essenciais para o controle social do banco e para a criação de novos projetos. Portanto, foi fomentado o fórum de desenvolvimento comunitário, denominado pelos moradores de Fórum Bem Maior, onde participam cerca de 60 lideranças das comunidades que integram o território do Bem para discussão de problemas e pensarem estratégias comuns para o desenvolvimento da região.

Há outras ações no território que também ampliam as potencialidades das comunidades. Uma delas é a Varal, uma agência de comunicação comunitária formada por jovens que tem como estratégia ser um empreendimento econômico solidário, possibilitando que jovens que tenham vocação e demonstrem talentos trabalhem com comunicação, marketing, fotografia, rádio e produção audiovisual. A agência também busca estabelecer um espaço de promoção, produção e consumo de cultura urbana e de incentivo ao consumo de arte e à leitura, potencializando artistas e produtores de cultura locais. Acontecem ainda ações no território de empoderamento dos moradores do espaço de sua própria comunidade, como as caminhadas de “Subida à torre do São Benedito”, onde os moradores (ou visitantes) caminham até a torre no alto do morro, antes ocupada pelo tráfico, e agora ponto turístico para a própria comunidade. Também podemos citar a Central de comercialização do território do Bem, que teremos a oportunidade de conhecer.

A partir dessas ações no território do Bem, o Ateliê de Ideias, também ajudou na implantação e consolidação de outros bancos comunitários de desenvolvimento em comunidades do Espírito Santo que tinham esse desejo. Hoje já são dez bancos comunitários no estado, em cinco cidades: Vitória (Puã e Bem), Cariacica (Esperança e Sol), Serra (Abraço, Passarela e Viver), Pedro Canário (União) e Vila Velha (Verde Vida e Terra). O grande desafio comum aos bancos comunitários capixabas é a sustentabilidade, já que não possuem fontes regulares de recursos, principalmente para investir em atividades de planejamento estratégico, intercâmbio e capacitação em gestão e comunicação. Para enfrentar esses desafios, o conjunto dos bancos comunitários do Espírito Santo criou, em 2014, a Rede Desenvolver. Ao longo dos anos o Banco Bem também assumiu o apoio e a organização dos bancos comunitários da Região Sudeste e Centro Oeste e tem sido uma referência importante para o suporte desses bancos comunitários.



Reunião do Comitê Temático de Finanças Solidárias [Agosto]

30 de Setembro de 2015, 15:00, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

Durante os dias 06 e 07 de Agosto reuniu-se, em Brasília, o Comitê Temático de Finanças Solidárias. Entre os temas tratados na reunião, falou-se sobre a necessidade de continuidade da Política Nacional de Finanças Solidárias e a importância da construção de um Sistema Nacional de Finanças Solidárias para essa continuidade. Dado que o debate do financiamento passa também pela instituição do novo marco regulatório de repasse de recurso para as organizações da sociedade civil, convidamos Silvio Rocha Sant'Ana, da Fundação Esquel, para debater as mudanças e possibilidades que o novo marco traz para o cotidiano das instituições.

O Comitê contou também com a participação de Maurício Piccin, representante da Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário que apresentou o debate que vem sendo realizado no Ministério e que se aproxima da Economia Solidária como o financiamento não apenas de agricultores individuais, mas de associações e cooperativas. Também colocou o debate sobre a relação entre a agricultura familiar e as práticas agroecológicas.

Participaram do encontro representes dos Fundos Solidários: Fundação Luterana de Diaconia (FLD), Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP), Fundação Grupo Esquel Brasil, Centro de Estudos e Assessoria (CEA), Rede de Fundos do Rio de Janeiro, Instituto Vitória Régia; das Cooperativas de Crédito Solidário: Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (CRESOL), Instituto de Formação do Cooperativismo Solidário (INFOCOS), Sistema de Cooperativas de Crédito Rural (CREHNOR), Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural (CONFESOL); dos Bancos Comunitários de Desenvolvimento: Banco Palmas, Banco Tupinambá, Banco União Sampaio, Banco Estrutural, Banco Bem, assim como representantes da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA), do Núcleo de Economia Solidária da Universidade de São Paulo (NESOL-USP) e também da Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES.



Vídeos sobre Cooperativas de Crédito Solidário

22 de Setembro de 2015, 17:17, por Boletim Finanças Solidárias - 0sem comentários ainda

 

Cresol Institucional 2013

Cresol . Divulgação . 30''

https://www.youtube.com/watch?v=6maEuX-0xWQ

 

ASCOOB Cooperando a gente cresce

Ascoob . Divulgação . 14'28''

https://www.youtube.com/watch?v=DZU5uiuGJlU

 

Cresol Baser (Programa de aquisição de alimentos)

Cresol . Divulgação . 8'22''

https://www.youtube.com/watch?v=pC-4a1dph5Y

 

Ascoob Central

Ascoob . Divulgação . 31''

https://www.youtube.com/watch?v=H0UH0_RvsZ4

 

TV Cresol

Cresol . Institucional . Diversos videos

http://www.cresol.com.br/site/comunicacao_tvcresol.php

 

Confesol

Confesol . Institucional . Diversos vídeos

http://www.confesol.com.br/videos.php

 

Crehnor

Mundukide . Entrevista . 1'57''

https://www.youtube.com/watch?v=pBllV9kiSLQ