Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Cirandas
Tela cheia

O CIRANDAS abre suas portas para novos empreendimentos indicados pelos Fóruns!

30 de Junho de 2012, 21:00 , por Daniel Tygel - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1205 vezes

 

Orientações para indicação dos Fóruns locais e estaduais de economia solidária


Atenção: Antes de preencher o formulário, observe atentamente as seguintes orientações:


  1. Não há prazo para envio das indicações.

  2. Só é aceito um único formulário (termo de responsabilidade abaixo) por Fórum Estadual a cada 3 meses. Este formulário deve ser enviado por um(a) dos(as) 3 representantes do Fórum Estadual na Coordenação Nacional do FBES.

  3. Ao enviar as indicações, o Fórum Estadual assume inteira responsabilidade de que os empreendimentos indicados são empreendimentos de economia solidária conforme deliberação da IV Plenária Nacional de Economia Solidária, reproduzida no formulário abaixo.

  4. Você tem que ter em mãos a planilha de empreendimentos indicados pelo Fórum Estadual. A planilha está disponível em:

    http://cirandas.net/fbes/cirandas/indicacoes-novos-empreendimentos-cirandas-fees.xls

    Não é para enviar a planilha impressa, mas sim anexada no formulário abaixo! Todas as colunas da planilha são obrigatórias. Se faltar qualquer coluna, o empreendimento não será inserido no Cirandas.

  5. Se você faz parte de um Fórum Municipal, Microrregional ou Metropolitano, deve fazer uma reunião de seu Fórum local, fazer as indicações na planilha, e enviar a lista de presença e a planilha para o Fórum Estadual. Apenas os Fóruns Estaduais podem enviar as indicações, inclusive as que vêm dos Fóruns Municipais, Microrregionais e Metropolitanos.

  6. Estes empreendimentos devem ter sido indicados em reunião do Fórum, com transparência e publicidade. Podem ser indicações de Fóruns municipais, microrregionais ou metropolitanos, mas o Fórum Estadual assume a responsabilidade de referendar estas indicações.

  7. Cada estado pode indicar quantos empreendimentos quiser. Não há limite.

  8. Os empreendimentos indicados são preferencialmente participantes de Fóruns de Economia Solidária, mas não obrigatoriamente, contanto que estejam de acordo com os princípios e critérios definidos na IV Plenária.

  9. A lista de assinaturas confirmando a validade da reunião do Fórum Estadual é obrigatória! A lista pode ser escaneada ou fotografada com um celular ou máquina fotográfica. Cada folha de assinaturas é uma imagem a ser anexada no formulário abaixo. Não é necessário enviar a lista pelo correio, só a imagem da lista aqui no formulário.

  10. Sugerimos que o seu Fórum Estadual organize uma palestra sobre o Cirandas para os empreendimentos a serem indicados. Esta palestra pode ser oferecida por uma das pessoas que foram formadas nas Oficinas Cirandas do Ibase em 2011 ou outro curso do Cirandas. A lista de pessoas formadas em Cirandas está na seguinte página:
    http://cirandas.net/cirandeiros/lista-de-pessoas-que-fizeram-o-curso-de-formacao-no-cirandas

  11. Os empreendimentos indicados pelo Fórum Estadual serão inseridos assim que o formulário for recebido e validado pela Coordenação Executiva. Os empreendimentos vão então receber seu código de ativação.

  12. Se um empreendimento passar mais de um ano sem atualizar sua página do Cirandas será desativado. Os integrantes do empreendimento vão receber um aviso, e podem reativar o seu empreendimento acessando sua página novamente.

  13. Esta chamada de abertura do Cirandas a novos empreendimentos esta aberta todo o ano para os Fóruns que ainda não tiverem elaborado e aprovado seu método autônomo de validação de empreendimentos solidários.

  14. Nos próximos anos, caso o Fórum Estadual de Economia Solidária tenha desenvolvido um método próprio de validação, e este método tenha sido aprovado pela Coordenação Nacional do FBES, poderá também encaminhar a inserção de novos empreendimentos.

  15. A boa imagem do Cirandas e da Economia Solidária depende de todos nós! Todas as páginas de empreendimento têm um botão "denunciar", em que é possível se fazer questionamentos quanto à validade das indicações. Caberá ao Fórum Estadual que fez as indicações responder aos questionamentos ou pedir a exclusão de um empreendimento solidário denunciado, caso a denúncia se confirme.

 

Boa sorte!


Formulário de indicações e Termo de Responsabilidade do Fórum Estadual



FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Brazil