Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Tela cheia

O que é Economia Solidária

4 de Março de 2011, 21:00 , por Daniel Tygel - 1111 comentários | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 104019 vezes

A Economia Solidária pode ser definida em três dimensões:

  • Economicamente, é um jeito de fazer a atividade econômica de produção, oferta de serviços, comercialização, finanças ou consumo baseado na democracia e na cooperação, o que chamamos de autogestão: ou seja, na Economia Solidária não existe patrão nem empregados, pois todos os/as integrantes do empreendimento (associação, cooperativa ou grupo) são ao mesmo tempo trabalhadores e donos.

  • Culturalmente, é também um jeito de estar no mundo e de consumir (em casa, em eventos ou no trabalho) produtos locais, saudáveis, da Economia Solidária, que não afetem o meio-ambiente, que não tenham transgênicos e nem beneficiem grandes empresas. Neste aspecto, também simbólico e de valores, estamos falando de mudar o paradigma da competição para o da cooperação de da inteligência coletiva, livre e partilhada.

  • Politicamente, é um movimento social, que luta pela mudança da sociedade, por uma forma diferente de desenvolvimento, que não seja baseado nas grandes empresas nem nos latifúndios com seus proprietários e acionistas, mas sim um desenvolvimento para as pessoas e construída pela população a partir dos valores da solidariedade, da democracia, da cooperação, da preservação ambiental e dos direitos humanos.

A economia solidária é praticada por milhões de trabalhadoras e trabalhadores de todos os extratos, incluindo a população mais excluída e vulnerável, organizados de forma coletiva gerindo seu próprio trabalho, lutando pela sua emancipação em milhares de empreendimentos econômicos solidários e garantindo, assim, a reprodução ampliada da vida nos setores populares.

São iniciativas de projetos produtivos coletivos, cooperativas populares, cooperativas de coleta e reciclagem de materiais recicláveis, redes de produção, comercialização e consumo, instituições financeiras voltadas para empreendimentos populares solidários, empresas autogestionárias, cooperativas de agricultura familiar e agroecologia, cooperativas de prestação de serviços, entre outras, que dinamizam as economias locais, garantem trabalho digno e renda às famílias envolvidas, além de promover a preservação ambiental.

Além disso, a economia solidária se expressa em organização e conscientização sobre o consumo responsável, fortalecendo relações entre campo e cidade, entre produtores e consumidores, e permitindo uma ação mais crítica e pró-ativa dos consumidores sobre qualidade de vida, de alimentação e interesse sobre os rumos do desenvolvimento relacionados à atividade econômica.

Para saber mais, acesse o site do
FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

www.fbes.org.br


Categorias

Formação, Organização do movimento

1111 comentários

  • 7ddaa45c084b3ca6020073496cdee363?only path=false&size=50&d=404domingos (usuário não autenticado)
    4 de Junho de 2012, 8:21

    como elaborar projetos de inclusão produtiva

    Procuro informações de como elaborar um projeto de inclusão produtiva baseado nos princípios da economia solidária.


  • F62c30d5c9a5ffb420ecee81ba4d9423?only path=false&size=50&d=404José Renato P. de Jesus (usuário não autenticado)
    24 de Julho de 2012, 13:06

    Ação concreta na comunidade

    pequenos projetos de construção de viveiros de plantas florestais e feutiferas ,asociados a cisternas de placas de 20 mil litros faria uma diferenca muito significativa na vida das familias de paripiranga


  • 31fcadb8c92c99bcfc3d085cb85cd812?only path=false&size=50&d=404hamilton(usuário não autenticado)
    28 de Agosto de 2012, 10:40

     

    Moro em Matarandiba em Itaparica,aqui existe uma Falsa economia solitária,pois uma grande empresa(DOW QUIMICA que aqui explora salgema e onde mantem uma politica opressora e literalmente criminosa com a comunidade local (da vila),essa empresa é quem patrocina um ¨projeto¨onde se tenta implantar um mecanismo de economia solidaria ¨pré-moldada¨,trasida de fora para ca,um tanto paradoxal pois pelo que se mostra, a economia solidária é ¨endemica¨ ,se origina num lugar(numa comunidade,grupo...). Aqui na vila esse ¨projeto¨´e meramente virtual e descomprometido com a comunidade;os representates desse teatro é um grupo de alunos de administração da UFBA(instituiçao séria por sinal...)esses alunos no emtanto recebem bolsas de valores elevados,enquato aparesem vez em quado na comunidade (de turistas)... Ai está um exemplo de manipulação de uma comunidade por inescrupulósos mercenários que beneficiam uma ¨grande empresa¨,e seus bolsos, em detrimento da comunidade(vitimas da exploraçõ capitalista...) CUIDADO!


  • 6efebc6ce94ffbeeb7d30fc2b6092847?only path=false&size=50&d=404Edgar Silva(usuário não autenticado)
    31 de Janeiro de 2013, 12:36

    Campanha da Lei

    Sou de São Paulo e gostaria de saber se há algum abaixo assinado ON-LINE?


  • Precisamos de um profissional de faixas minorAKI e ALI
    15 de Abril de 2013, 7:16

    Bom Trabalho!!!

    Quero agadecer o contato da Adeilda, representante do FORUM ECONOMIA SOLIDARIA DE DUQUE DE CAXIAS, onde moro. Cadastrei-me no site CIRANDAS, e ja hoje cedinho recebi um efiente desempenho da Adeilda.
    Adorei, muito recepitiva sobre o trabalho que fazemos na feira AKI E ALI FEIRA DE ARTESANATO, e estamso pronta para trabalhar juntas.


  • Ec2bea82d4589c8cfc41361aaf373500?only path=false&size=50&d=404Enoque Raulino(usuário não autenticado)
    17 de Setembro de 2013, 18:37

    Como se Filiar ao FBES

    Gostaria de informações sobre o Forum Brasileiro de Economia Solidária, inaururamos um Banco Comunitário aqui em nossa comunidade e estamos com mais alguns projetos comunitários na cidade de João Pessoa - PB, como participar do forum brasileiro de Economia Solidária.


    • Amazonia minorLigia
      28 de Outubro de 2013, 19:16

       

      Basta entrar em contato com o Fórum Paraibano de Economia Solidária, veja contatos da coordenação nacional no site: www.​fbes​.org​.br/​pb e clique em contatos.
      Assim vc pode se atualizar das agendas e da organização do movimento no estado.


  • 32b074202b6b262f1c4ebf5c2ad3589a?only path=false&size=50&d=404Vera Lucia Sassi(usuário não autenticado)
    29 de Outubro de 2013, 11:45

    Papel das Universidades

    Quais as ações das Universidades que caracterizam sua contribuição para a criação e fortalecimento da economia solidária?
    Qual o papel delas no contexto? Eu gostaria de entender melhor isso, pois no caso acima citado,em Matarandiba-Itaparica, os alunos recebem bolsa para atuar? Grata pela atenção
    Vera Sassi


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Brazil