Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Oportunidades
Tela cheia Sugerir um artigo

Festival de economia solidária no Capão Redondo traz shows de Racionais MC’s, e muito mais

27 de Maio de 2014, 10:52 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 199 vezes

Fonte: https://catracalivre.com.br

No 21 de junho, a partir das 10h, acontece no Capão Redondo o 1o. Festival Percurso - Periferia e Cultura em Rede Solidária, que traz como tema "Juventude periférica gerando renda, trabalho e desenvolvimento local". No Festival, serão expostos e comercializados serviços e produtos dos empreendimentos econômicos solidários que fazem parte da "Rede de Empreendimentos Culturais Solidários da Periferia Urbana da Zona Sul de São Paulo". A entrada é Catraca Livre.

Com duração de 12 horas, evento apresenta artistas, rodas de conversa, exposição e comercialização dos empreendimentos sustentado com novo modelo econômico.

O evento trata de questões importantes. Como vivem os jovens que optaram pelo trabalho no campo social e que através da economia solidária, conseguem viver de suas produções culturais, de alimento, moda, arte e comunicação?

Ainda com pouca visibilidade, há um nicho de trabalhadores que encontraram um novo modelo de economia para manterem suas ações sociais, sejam elas individuais ou coletivas. São jovens e adultos que organizam saraus, exposições, festivais, festas e mostras, produzindo livros, textos, fotografias, gerindo estúdios, ministrando formação, e também atuando como educadores dentro de escolas ou em outros espaços de criação de conhecimento.

Serão dois palcos, com mais de 20 atrações e 12 horas de duração, ocupando a periferia da zona sul paulista, com uma programação que traz shows de Racionais MC's, DJ Hum, Vitor da Trindade, Tati Botelho, Periferias Ancestrais - Mestre Aderbal Ashogun e roda das mestras com Raquel Trindade, Leci Brandão, Mãe Beata de Iemanjá e Tia Maria do Jongo da Serrinha. Bonde Sak Funk, Mc Spyke e Preto, Xondaro - Coral Guarani da Aldeia Tenondé Porã, também integram a programação do festival, que além de música traz diversas atividades e apresentações do Núcleo de Convivência de Idosos, Ballet Capão Cidadão e Filhos de Ganga, da cidade Santos.

Os moradores da região também poderão conferir intervenções culturais na rua, prestação de serviço de ótica, saúde, beleza, alimentação, apoio ao trabalhador. Entre outros serviços e, para as crianças, haverá espaços para brincadeiras, oficinas culturais, roda de leitura.

Sobre o festival

O Festival Percurso é parte do processo de articulação do Projeto Rede de Empreendimentos Solidários da zona sul, que tem como objetivo o fortalecimento das origens e valorização de uma sociedade igualitária e comunitária, que respeite as diversidades culturais através de uma economia solidária e auto sustentável, administrada por um governo participativo, onde o poder seja popular. Construindo e possibilitando arranjos econômicos territoriais de produção, comercialização e consumo solidário, para a propagação e promoção do desenvolvimento juvenil, territorial, sustentável e solidário.


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8318&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

    Brazil