Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Juca Ferreira: “É hora de repensar a cultura digital”

12 de Maio de 2015, 9:31, por Fórum Brasileiro de Economia Solidária - 0sem comentários ainda

Fonte: Publicado por Cultura Digital (http://culturadigital.br) - Originalmente publicado no BrasilPost

Image

Há algumas semanas uma foto de um casal de indígenas de peito nu, pertencente ao acervo da Biblioteca Nacional e integrante de um projeto de difusão do patrimônio fotográfico brasileiro, foi censurada pelo Facebook. Já havia ouvido relatos de artistas e ativistas sobre casos de censura dentro dessa rede social, mas não achei que eles chegariam ao ponto de censurar o estado brasileiro. Pois censuraram, e nós reagimos, anunciando que os processaríamos com base nas nossas leis e no nosso respeito à Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade Cultural. Antes de decidir pelo processo, cheguei a procurar os gestores do Facebook no Brasil, mas eles se recusaram a rever a censura. Depois do barulho, recuaram. Um recuo tático, como sabemos, pois se trata de prática recorrente. Esse episódio teve várias consequências. Entre elas, reforçou minha convicção de que é preciso repensar a cultura digital e rever o foco do Ministério da Cultura (MinC) nesse campo.



MinC abre consulta pública para edital de Pontos de Mídia Livre

11 de Maio de 2015, 12:59, por Fórum Brasileiro de Economia Solidária - 0sem comentários ainda

Por Ascom MINC (http://www.cultura.gov.br/)

Image

Com o objetivo de expandir a participação social na formulação e implantação de políticas públicas de cultura, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/MinC) realizará consulta pública para o edital Prêmio Pontos de Mídia Livre. A iniciativa irá beneficiar entidades, coletivos culturais e grupos midialivristas responsáveis por iniciativas de mídia livre. Interessados poderão mandar propostas entre 11 e 25 de maio.



Agroecologia como estilo de vida e método de trabalho

10 de Maio de 2015, 16:31, por Fórum Brasileiro de Economia Solidária - 0sem comentários ainda

Por MDA (http://www.mda.gov.br/sitemda/casos-sucesso)

Image

A agricultora Francisca Eliane Viana vive em Mossoró, no Rio Grande do Norte. No assentamento Mulunguzinho, porém, não pergunte por Francisca para encontrá-la, mas, sim, por Neneide. Com três filhos, de 20, 23 e 26 anos, Neneide foi mãe pela primeira vez aos 15 anos e, aos 41 anos, tem quatro netos. Trabalhadora do campo, ela tem disposição de sobra para enfrentar os desafios diários, colocar sua força na gestão de uma cooperativa e divulgar, para quem puder, os benefícios das práticas agroecológicas.



RS realiza VI Feira de Economia Solidária

6 de Maio de 2015, 7:32, por Fórum Brasileiro de Economia Solidária - 0sem comentários ainda

Por Secretaria-Executiva FBES

Image

A Coordenadoria de Desenvolvimento Social - CODES, o Instituto Marista de Solidariedade - IMS e a Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS realizam a VI Feira de Economia Solidária e a I Feira de Agroecologia, de 11 a 15 de maio. Este encontro tem como princípio o foco no desenvolvimento da comunidade, o ser humano como centro da atividade econômica e resgate dos princípios da ecosol através dos princípios de participação e autogestão.



Um mês antes de votação, mobilização popular pela reforma política é intensificada

5 de Maio de 2015, 8:33, por Fórum Brasileiro de Economia Solidária - 0sem comentários ainda

Por Marcela Belchior - [email protected] (www.adital.com.br)

A um mês da votação da reforma política proposta pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados, marcada para o próximo dia 26 de maio, pelo Congresso Nacional, a articulação nacional de movimentos sociais, organizações e representantes da sociedade civil organizada devem aumentar ainda mais a pressão. A ideia é intensificar a agenda de mobilização nacional e pressionar os parlamentares a não aprovarem uma proposta que atente contra a democracia brasileira. Uma das principais ações será a entrega das assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

ImageManifestantes pedem reforma política em atos pelo país. Foto: Reprodução.