Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
 
Voltar a Blog do Brechó
Tela cheia Sugerir um artigo

Secretaria do Trabalho apresenta Brechó Eco Solidário na França

5 de Outubro de 2011, 21:00 , por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 966 vezes

Fonte: SECOM -BA

Lyon, a segunda maior cidade da França, conhecerá a experiência do Brechó Eco Solidário, tradicional feira de economia solidária realizada em Salvador, com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A apresentação será na 10ª edição do ‘Dialogues em Humanité’, que acontece entre os dias 1º e 3 de julho com a intenção de possibilitar a discussão e a vivência de inovações na sociedade para fazer face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade.

O evento acontece desde 2002 e se descentralizou buscando parcerias com encontros afins em várias cidades do mundo. Esta edição abordará a Nova Política de Trabalho da Humanidade, discutindo especialmente a realidade da França e da Europa. Durante a reunião serão realizados mais de 60 workshops, shows, concertos de música, entre outros eventos culturais e artísticos abertos à população.

O ‘Brechó Eco Solidário’ surgiu em Salvador, em 2006, como parte do Programa Interno de Consumo Consciente (Picc) da Universidade Salvador (Unifacs) e tem como parceria várias instituições de ensino superior (Universo, Unijorge, Ufba) e outras entidades. Funciona como um mercado de trocas de bens usados, por meio da moeda social o ‘Grão’. É realizado, anualmente, em conjunto com comunidades e cooperativas que atuam no mercado da economia solidária.

Experiência

As técnicas da Setre, que atuam do Centro Público de Economia Solidária, Kátia Aparecida e Pérola Magalhães, participam do ‘Dialogues en Humanité’ apresentando experiência do Espaço Solidário e também das atividades relacionadas ao Brechó Solidário. Os dois eventos baianos fazem parte de uma linha de articulação que os tornam internacionais.

A Setre apoia o encontro em Lyon com a confecção das moedas ‘Grão’, que serão utilizadas nas trocas de mercadorias, representando a experiência do Brasil em moedas sociais. “Nesse encontro, cada cidadão tem a sua chance de falar, ouvir, aprender e ensinar, compartilhando a sua própria experiência e a dos outros. Lá, nunca houve um brechó. Este acontecerá pela primeira vez e será formatado segundo a nossa experiência”, explica Kátia Aparecida.


Tags deste artigo: 2011 brechó governo

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    Entenda o Brechó

    O Brechó tem: