Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Projeto Nacional de Comercialização Solidária

Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.

A UBEE-UNBEC/IMS é responsável direta pela execução do Projeto Nacional de Comercialização Solidária no Brasil, ação promovida pelo governo federal que tem como objetivo central construir um espaço de referência, de suporte, de integração e de fortalecimento para a comercialização em Economia Solidária no país.

Ele está sendo implementado por intermédio do diálogo permanente da UBEE/IMS com a SENAES/MTE e com o FBES. O Projeto é demanda direta identificada com o mapeamento do Sistema de Informações da Economia Solidária (SIES), em 2007.


Feira do Vale dos Sinos reúne expositores de onze municípios

21 de Outubro de 2009, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Com a Feira Microrregional de Economia Solidária, a comunidade poderá ter acesso direto aos empreendimentos e seus produtos, realizando o consumo responsável. Também é um espaço de formação e troca de experiências entre os empreendimentos, além de uma oportunidade de apresentar à comunidade uma nova possibilidade econômica que já acontece, inspirando outros modelos de organização do trabalho e da sociedade.

A Feira é parte do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, que tem programada a realização de duas feiras internacionais, dez estaduais e 65 microrregionais – além de feiras temáticas.

A Feira do Vale dos Sinos é uma realização do Fórum Regional de Economia Solidária do Vale do Sinos, Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e Ministério do Trabalho e Emprego. Conta com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, Incubadora de Economia Solidária da Feevale e FINEP, Cáritas Brasileira, Moradia e Cidadania. O Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES) é parceiro na iniciativa.

A Economia Solidária é uma proposta de desenvolvimento, a partir do trabalho coletivo e autogestionário, organizada nos ramos de produção, distribuição, comercialização e consumo. Valoriza o diálogo, as decisões coletivas, a solidariedade e a promoção do trabalho digno. Serão comercializados produtos de alimentação, agricultura familiar, artesanato e reciclagem. Também acontecerá uma feira de trocas solidárias e estão previstas atividades culturais (shows musicais e de dança) e oficinas.



Seminário internacional debate regulação e fomento do comércio justo

20 de Outubro de 2009, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

conexaoA Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE) realiza o 1º Seminário Internacional do Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário (SNCJS) nos dias 28 e 29 de outubro próximos, para apresentar e discutir a iniciativa brasileira de regulamentação e fomento das atividades relacionadas ao setor, com importantes atores nacionais e internacionais do movimento mundial de promoção do comércio justo.

A atividade será realizada no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, como parte da 1ª Mostra Nacional de Comercialização dos Produtos e Serviços da Economia Solidária (Conexão Solidária). Entre as metas programadas está a apresentação do documento oficial do SNCJS, produzido por entidades civis e governamentais, e o debate da sua importância como marco regulatório da comercialização de produtos e serviços da Economia Solidária e do processo de organização e articulação das organizações envolvidas.

O Sistema é um conjunto de parâmetros (conceitos, princípios, critérios, instâncias de controle e gestão) organizados em uma estratégia única de afirmação e promoção do Comércio Justo e Solidário no Brasil. É um projeto político – porque oficializa o reconhecimento pelo Estado brasileiro do tema como política social de enfrentamento das desigualdades sociais e da precariedade das relações de trabalho – e também econômico – por proporcionar uma identidade aos produtos e serviços da Economia Solidária, agregando valor, conceito e ampliando as oportunidades de venda.

O texto final, produzido pelo Grupo de Trabalho Interministerial para a promulgação da normativa pública, foi oficialmente entregue ao Ministério do Trabalho e Emprego em fevereiro de 2008. Sua efetiva promulgação, além de posicionar o Brasil como pioneiro na regulamentação do tema como política social de estado, definirá uma série de desafios de ordem prática no campo econômico e social, sobre os princípios e critérios que o Comércio Justo representa e pretende construir.



Últimos dias para o envio de propostas para seleção

14 de Outubro de 2009, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Instituto Marista de Solidariedade recebe até amanhã currículos institucionais de interessadas em participar do edital para contratação de empresa para pesquisa das cadeias produtivas. As empresas/intituições deverão enviar currículo, via Carta Registrada ou SEDEX, até a data limite de 16 de outubro de 2009.

A selecionada deverá desenvolver atividades de coleta de dados secundários das cadeias produtivas existentes; definição do roteiro de entrevista para coleta de informações; consultas a redes e lideranças da economia solidária e entrevistas nas 10 feiras estaduais para o mapeamento nacional de experiências; alimentação do banco de dados; e análise dos resultados sistematizados.

Permanece aberta a licitação, através de carta-convite, para a contratação de empresa ou instituição que execute o “desenvolvimento de sistema/software virtual sobre Comercialização Solidária no Brasil”. A proposta é construir uma adaptação do sistema CIRANDAS (www.cirandas.net) de promoção da Economia Solidária no Brasil para adequá-lo às normas, princípios e critérios do Comércio Justo e Solidário. O recebimento da documentação e das propostas deverá ser protocolado na sede do IMS até as 15 horas do dia 23 de outubro de 2009.

Os documentos necessários e os detalhes da licitação estão disponíveis para baixar na Carta-Convite. O Edital 002/2009 pode ser visualizado ou baixado aqui.

[+] Leia mais:
Seleção para desenvolvimento de software
Edital para contratação de consultoria


Seleção para desenvolvimento de software de comercialização

4 de Outubro de 2009, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Contratação de empresa ou instituição que execute, considerando o Termo de Referência, o “Desenvolvimento de Sistema/Software Virtual sobre Comercialização Solidária no Brasil: Adaptação do sistema CIRANDAS (www.cirandas.net) de promoção da Economia Solidária no Brasil para estar adequado às normas, princípios e critérios do Comércio Justo e Solidário”.
União Brasileira de Educação e Ensino – UBEE
Instituto Marista de Solidariedade – IMS
Projeto Comercialização Solidária no Brasil
Convênio MTE/SENAES N. 702019/2008
2 DO CADASTRO DE PARTICIPANTES
Poderão fazer parte desta licitação os interessados que se cadastrarem até 03 (três) dias anteriores à data da presente licitação, preenchendo o Cadastro de Participação em anexo.
O recebimento da documentação e das propostas deverá ser protocolizado na sede do Instituto Marista de Solidariedade – IMS até as 15 horas, do dia 23 de outubro de 2009, e a abertura dos envelopes será no mesmo dia, às 16 horas, no mesmo local (sede do Instituto Marista O Inde Solidariedade).

O Instituto Marista de Solidariedade abre licitação, através de carta-convite, para a contratação de empresa ou instituição que execute o “desenvolvimento de sistema/software virtual sobre Comercialização Solidária no Brasil”. A proposta é construir uma adaptação do sistema CIRANDAS (www.cirandas.net) de promoção da Economia Solidária no Brasil para adequá-lo às normas, princípios e critérios do Comércio Justo e Solidário.

A licitação é parte do convênio MTE/SENAES nº 702019/2008. O recebimento da documentação e das propostas deverá ser protocolado na sede do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) até as 15 horas do dia 23 de outubro de 2009. A abertura dos envelopes será no mesmo dia, às 16 horas, no mesmo local (sede do IMS). Poderão fazer parte os interessados que se cadastrarem até 3 (três) dias anteriores à data da presente licitação, preenchendo o Cadastro de Participação.

Os documentos necessários e os detalhes da licitação estão disponíveis para baixar na Carta-Convite.



Categorias

Nacional, Comércio justo e solidário, Consumo ético e solidário