Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Sintese da encíclica ambientalista do Papa e seu efeito no Brechó EcoSolidário 2015

3 de Novembro de 2015, 8:57 , por Débora Nunes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 99 vezes

 

Vivemos no Brechó desse ano momentos de grande beleza, e vou partilhar um deles, que teve a magia dessa terra baiana de sincretismos e tolerância: Além dos convidados internacionais do Brechó, tivemos a presença de pessoas de muitos lugares do mundo, que estavam reunidas em Salvador para um encontro preparatório ao Fórum Social Mundial. Um dos "Diálogos" do Brechó foi em torno da encíclica do papa (sintetizada abaixo pelo jornal El Pais) que convida os humanos à paz e ao trabalho compartilhado pela recuperação da Natureza. Por um momento, falava um palestino sobre as imensas dificuldades vividas por sua família e seu povo pelas políticas impostas por Israel. Todo o público estava emocionado, e também sua tradutora, uma cantora  franco-americana, que ele não sabia que era judia e que tinha vivido em Israel. No dia anterior, ela tinha cantado uma música judia cuja letra tinha modificado para que falasse de paz e de partilha da cidade de Jerusalém por palestinos e israelenses. Ao terminar sua tradução ela veio ao centro da roda de Diálogos e novamente cantou a música. Os palestinos presentes, surpresos, vieram depois abraçá-la. Um a um, todos os presentes, brasileiros, franceses, peruanos, canadenses, curdos, marroquinos, tunisianos, americanos, etc, inspirados pela cena e pelo conteúdo da encíclica, vieram abraçá-los, como se o mundo todo abençasse aquela paz ali celebrada.

Aqui em Salvador, vivemos, no domingo 01 de novembro de 2015, um momento de cura de uma dor longínqua, mas que dói em cada ser humano sensível. Louvado seja!

 

LAUDATO SI/ LOUVADO SEJA ( ENCICLICA )*

(12 pontos principais)

  1. "A tradição cristã nunca reconheceu como absoluto ou intocável o direito à propriedade privada"..
  2. "Se a atual tendência continua, este século poderia ser testemunha de mudanças climáticas inauditas e de uma destruição sem precedentes dos ecossistemas, com graves consequências para todos nós".
  3. "Chama a atenção a debilidade da política internacional. A submissão da política ante a tecnologia e as finanças aparece no fracasso das cúpulas mundiais sobre o meio ambiente. Há demasiados interesses particulares e muito facilmente o interesse econômico chega a prevalecer sobre o bem comum e a manipular a informação para não ver afetados seus projetos.
  4. "O gemido da irmã terra se une ao gemido dos abandonados do mundo".
  5. "É previsível que, frente ao esgotamento de alguns recursos, se vá criando um cenário favorável para novas guerras, disfarçadas por trás de nobres reivindicações".
  6. "É preciso eliminar as causas das disfunções da economia mundial e corrigir os modelos de crescimento que parecem incapazes de garantir o respeito ao meio ambiente".
  7. O enorme consumo dos países ricos tem repercussões nos lugares mais pobres, sobretudo a África, onde o aumento da temperatura unido à seca faz estragos no rendimento dos cultivos".
  8. "A terra, nossa casa, parece converter-se cada vez mais em um imenso depósito de porcarias"
  9. "Convém evitar uma concepção mágica do mercado, que tende a pensar que os problemas se resolvem somente com o crescimento dos lucros das empresas ou dos indivíduos. É realista esperar que quem se obceca para obter o máximo benefício se detenha para pensar nos efeitos ambientais que deixará para as próximas gerações?
  10. "Sabemos que a tecnologia baseada em combustíveis fósseis altamente poluidores - sobretudo o carvão, mas também o petróleo e, menor escala, o gás - necessita ser substituída progressivamente e sem demora. Enquanto não houver um amplo desenvolvimento das energias renováveis, que deveria estar já em marcha, é legítimo optar pelo menor mal ou usar soluções transitórias".
  11. "As finanças afogam a economia real. Não foram aprendidas as lições da crise financeira mundial e com muita lentidão estão sendo aprendidas as lições da deterioração ambiental. Em alguns círculos se acredita que a economia atual e a tecnologia resolverão todos os problemas ambientais!.
  12. "Dado que tudo está relacionado, também não é compatível a defesa da natureza com a justificação do aborto. Não parece factível um caminho educativo para acolher os seres fracos que nos rodeiam, que às vezes são incômodos ou inoportunos, se não se protege a um embrião humano, mesmo que sua chegada seja causa de problemas e dificuldades".

*Fonte - consulta ao site El Pais Internacional / 29/10/2015 -Enciclica de Francisco en 12 frases -18/06/2015 -tradução

 


Categorias

Comunicação, Meio-ambiente, Relações internacionais, Política

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar