Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Sonho que se sonha junto é realidade

9 de Fevereiro de 2015, 7:56 , por Débora Nunes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 470 vezes

 

Bangalore, Índia

 Ouvir os versos de Raul Seixas “Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, sonho que se sonha junto é realidade” cantados em inglês por indianos é lembrar que nosso Raul também aprendeu esses versos universais com Cervantes, no romance Dom Quixote.  O espírito dessa canção está onde se constrói coletivamente alternativas para um mundo mais justo, solidário e sustentável. O evento February Dialogues trouxe experiências muito interessantes para um mundo sem lixo,  sobre como produzir agroecologicamente, como tirar energia de plantas nativas, como realizar eventos que combinem aprendizados para a mente, o corpo e o coração...

O evento acontece em um lugar muito especial: Fireflies, um ashram sem guru, ou seja, uma comunidade espiritual – como existem milhares na India  – só que sem guias e reverências. Apenas a Mãe Terra aqui é sagrada, mas todas as religiões são respeitadas. A instituição que mantém essa comunidade, a Pipal Tree Fondation, convida todas as crenças a celebrarem seus deuses, aqui representados em belas estátuas de pedra, e a conviverem em paz, numa região marcada por guerras religiosas. A ideia  de uma espiritualidade vivida através de ações por justiça social, por respeito a Natureza e em meio a uma bela coleção de obras de arte convence gente de todos os tipos e crenças a trabalharem juntos por um mundo melhor.

O evento February Dialogues participa da rede Diálogos em humanidade que existe em diversos países e no Brasil é representada, entre outros, pelo Brechó EcoSolidário. Essa rede mostra uma grande quantidade de “práticas do futuro emergente”, que inspiram coletivos a realizarem hoje o que gostariam de ver desenvolvido no mundo. Essa atitude de agir ao invés de apenas criticar governos e sociedades e o fato de que esses eventos/processos se darem de forma coletiva e auto-gestionária criam uma força de transformação social. Muitas outras redes com essa mesma perspectiva de fazer revoluções tranquilas  estão em andamento e em processo de conexão, criando aos pouco uma rede de redes que dará exemplos para um mundo que parece sem saída e precisa de inspiração.

 

 

 


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar