Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Visitando o novo mundo: Instituto Terra

25 de Dezembro de 2022, 4:51 , por Débora Nunes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 19 vezes

Intituto terra 1

 

Renascimento, generosidade e beleza

(https://empresaamiga.institutoterra.org/inicio)

A fazenda Bulcão localizada em Aimorés - MG, na bacia do Rio Doce, pertencente à família do famoso fotógrafo Sebastião Salgado, está na origem do Instituto Terra. Salgado e sua mulher, Lélia Wanick Salgado, transformaram a fazenda de gado de 710ha em uma RPPN - Reserva Privada do Patrimônio Natural que sedia o Instituto, cujo slogan é "renascimento que transforma". Desde 1998, dois mil hectares de terra já foram reflorestados, seis milhões de mudas foram produzidas e duas mil nascentes estão em processo de recuperação. O Instituto é aberto à visitação pública de suas instalações e matas, com agendamento prévio, e sua presença na região ajuda a sensibilizar as pessoas para a urgente necessidade de regeneração.

Salgado dedicou sua vida a fotografar a Terra e a humanidade, registrando com profunda sensibilidade a vida de trabalhadores, indígenas, migrantes, refugiados...Lélia organizou as expedições e transformou estas fotos em exposições e fez o projeto gráfico de livros de grande sucesso. A percepção da degradação do planeta inspirou o casal a criar um instrumento de regeneração que pudesse ser replicável. Após um intenso trabalho de reflorestamento iniciado em 1998, Lélia e Sebastião e uma dedicada equipe, transformaram a área degradada da fazenda em uma deslumbrante mata, para onde retornaram muito da fauna e flora original, inclusive uma família de jaguatiricas. As nascentes da fazenda naturalmente se restauraram e toda esta tecnologia está sendo transmitida para novas regenerações em outros lugares.

O trabalho de educação ambiental conta com uma estrutura de visitação belíssima, com jardins tropicais exuberantes, auditórios, sanitários e áreas técnicas. Para as edificações do Instituto foram reaproveitadas de início as construções sólidas da própria fazenda, sendo o curral transformado em recepção, escritórios e galeria com as fotos de Salgado. As novas necessidades fizeram vir novas construções e o viveiro próprio da instituição tem capacidade de produzir um milhão de mudas nativas da Mata Atlântica para promover o reflorestamento interno e de outras áreas.

A vida e o trabalho de Sebastião Salgado foram retratados por seu filho Juliano Salgado no filme “O Sal da Terra” em parceria com o cineasta e também fotógrafo Wim Wenders. O documentário ganhou o prêmio francês “César” em 2015 e contribuiu para o renome de Salgado como ambientalista. Este foi também o período do criminoso rompimento da barragem da Samarco, o conhecido acidente ambiental de Brumadinho e Mariana, que destruiu o Rio Doce. Salgado emocionou o Brasil ao empenhar-se pessoalmente na recomposição da bacia, dizendo que não morreria antes de ver o rio limpo novamente. A Fundação Renova, criada para promover a restauração da bacia tem diversas parcerias com o Instituto Terra.

O Instituto Terra atua de forma variada para transformar a cultura regional em direção da sustentabilidade e este trabalho ganhou sentido ainda maior após a tragédia do Rio Doce. Um total de 80 mil crianças já visitaram as instalações do Instituto e jovens profissionais estão sendo formados como restauradores ambientais, em sistema de imersão na fazenda Bulcão. A restauração e proteção das nascentes da bacia são também uma prioridade. Em 2021, o Instituto Terra lançou a campanha#refloresta em parceria com Gilberto Gil, para acelerar o processo de restauração. Neste momento o casal Salgado está terminando a construção de sua residência no local. Após décadas morando continuamente em Paris e viajando o mundo, a terra natal os chama de volta para acompanharem de perto o imenso trabalho realizado e o que precisa ainda continuar. Instituto terra 2


Tags deste artigo: Sebastião Salgado Rio Doce meio ambiente Regeneração

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar