Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

Visitando o novo mundo: Purna Ananda

12 de Dezembro de 2023, 15:43 , por Débora Nunes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 5 vezes

Visão purna anandaGalpão purna ananda

Purna Ananda: Yoga e Ecologia

A ecovila Purna Ananda Ashram Ecovila Integral, ou fazenda Plenitude, localizada em Vassouras, RJ, surgiu em 2010, no interior da Associação Nacional de Yoga Integral (ANYI). Horivaldo Gomes foi o fundador da ANYI que difunde este tipo de yoga da vida cotidiana, concebida pelo mestre indiano Sri Aurobindo e desenvolvido pela francesa Mirra Alfassa, fundadora de Auroville-India, maior ecovila do mundo. Com sua companheira Tat Radha Prem e pessoas da associação, Hori, como era carinhosamente chamado Horivaldo Gomes, que já deixou este mundo, fundou a comunidade intencional que, como Auroville, é baseada na busca da realização, na vida concreta, de valores espirituais como paz, liberdade, amor, respeito, harmonia, plenitude, irmandade, solidariedade.

Os documentos da Associação citam a Visão e Missão de Purna Ananda:

Missão:
Aprender e ensinar o respeito e a responsabilidade com os seres, a terra e o Divino. Estimular o autoconhecimento e a descoberta de uma consciência que permita o convívio em harmonia entre as pessoas e entre o indivíduo com o meio ambiente. Incentivar o desenvolvimento sustentável atuando na economia e na educação da sociedade local. 

Visão:
Viver plenamente cada momento e cada sentimento. Amar, ouvir, entender, compartilhar e compreender cada ser vivo. Ingerir apenas alimentos puros, sem derrame de sangue. Encher a terra de alimentos saudáveis e promover a fartura.


Para comprar a terra e realizar o sonho da comunidade intecional, o grupo original chamou novas pessoas a entrarem na construção coletiva. A escolha foi por uma antiga fazenda de cavalos de 97ha, bem degradada e situada a 1,5 km do centro de Vassouras. A terra pertence à associação e cada associado pode adquirir o direito de uso e cuidado de uma ou mais glebas de 900m2. Da área total, cerca de 50 ha são reserva natural. Cerca de 50 pessoas constituíram a associação, mas nem todas são envolvidas diretamente com a ANYI, o que caracteriza, como em Piracanga e em Auroville, uma comunidade espiritual e uma comunidade ecovileira convivendo. 

O Ashram e a Ecovila se organizam segundo quatro princípios: ecologia, educação, espiritualidade e Harmonização integral. Diversas ações individuais e coletivas vêm sendo realizadas pelos associados e colaboradores para alcançar estes objetivos. Na Ecologia praticam-se a agroecologia e silvicultura sustentável, o reflorestamento, a bioconstrução, promovem-se as energias limpas a redução e o tratamento adequado dos resíduos e a conservação da biodiversidade. Na Educação estimula-se a educação artística e a expressão corporal, a educação ambiental, etc. A Espiritualidade expressa-se pelo templo Ecumênico com espaço de meditação e práticas do Yoga para o auto aperfeiçoamento. A Harmonização integral se materializa pelas terapias holísticas como Reiki, Acupuntura, Cromoterapia, Aromaterapia, Jin shin jyutsu, Shiatsu, Yogaterapia, etc.

Com muita perseverança, investimento e trabalho coletivo em reformas e melhorias, a sede da fazenda tornou-se a "Casa Mãe", com a cozinha comunitária da comunidade e área para atividades espirituais, funcionando também como centro de terapias integrais. A "Casa Filha" é uma estrutura menor que recebe visitantes para pernoite e o grande galpão onde antes ficavam os cavalos hoje é um centro de eventos internos e externos, como a tradional festa de Natal onde a comunidade recebe famílias das comunidades vizinhas.

Desde o início a comunidade estabeleceu uma governança democrática e também dinâmicas econômicas solidárias. Um fundo financeiro coletivo vem servindo para a construção de residências, para a melhoria da infraestrutura do lugar e recentemente também para a instalação de uma central de energia solar. As reuniões da comunidade para tomar decisões incorporam a inteligência do coração, para auxiliar a mente a ir no bom caminho da amorosidade e facilitar a convivência. Várias técnicas de superação de conflitos são experimentadas nestas reuniões já que o desafio de viver em comunidade é um projeto visionário que destoa completamente do mundo externo, que foca prioritariamente nos interesses e visões individuais. Purna Ananda, como todas as ecovilas, vem buscando meios de fazer da vida comunitária harmoniosa uma escolha de vida benéfica para todes, sabendo de antemão que estão criando cultura de um novo mundo.

 

 

 

Aurobindo, mirra e débora20221217 181450


0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar