a Sociobiodiversidade e a Economia Solidária
24 de Setembro de 2012, 21:00DINÂMICA PARA ESTUDO: " TRÊS CAFÉS DA MANHÃ DIFERENTES"
26 de Dezembro de 2011, 22:00DINÂMICA: "Auxílio Mútuo"
19 de Dezembro de 2011, 22:00DINÂMICA: "O TREM"
17 de Dezembro de 2011, 22:00Fórum Social Temático 2012: Crisa Capitalista Justiça Social e Ambiental
16 de Dezembro de 2011, 22:00CONVOCAÇÃO
Fórum Social Temático - Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental
24 a 29 de janeiro de 2012 - Porto Alegre e Região Metropolitana
Preparatório para a Cúpula dos Povos da Rio+20
http://www.fstematico2012.org.br/index.php?link=1
Os povos se colocam em movimento. Occupy Wall Street se espalha pelos Estados Unidos. Protestos e mobilizações indígenas produzem uma grande efervescência na usualmente tempestuosa região andina. Um nível inusitado de atividade de movimentos de massas atinge até mesmo países conhecidos por sua estabilidade social. Em 15 de outubro tivemos manifestações em quase mil cidades de 82 países.
A indignação com as desigualdades e injustiças políticas e sociais aparece como uma marca comum à maioria destes movimentos que questionam o “sistema” e “poder”, se confronta com sua destrutividade e rompem com a passividade das décadas neoliberais. A política de austeridade promete mais miséria e levam os jovens a se mobilizarem por seu futuro. Em todos os continentes, setores antes apáticos se colocam em movimento de forma pacífica, democrática, pluralista, unitária e autônoma em relação ao poder.
Estes movimentos nascem das necessidades e aspirações do presente, depois de três décadas de globalização neoliberal. São mobilizações portadoras de valores como a empatia pelo sofrimento alheio, a solidariedade, defesa da igualdade, busca de justiça, reconhecimento da diversidade, critica a supremacia do mercado sobre a vida, valorização da natureza – ideias centrais para a urgente reconstrução de um novo mundo possível.
REFLEXÃO: "NÃO HÁ SABER MAIOR OU SABER MENOR. EXISTEM SABERES DIFERENTES."Paulo Freire
12 de Dezembro de 2011, 22:00DINÂMICA DE INTEGRAÇÃO: "O JARDIM ENCANTADO"
11 de Dezembro de 2011, 22:00El lobo se viste con piel de cordero
16 de Novembro de 2011, 22:00Autor: Edgardo Lander
I. La Cumbre de la Tierra de Río de Janeiro 1992: el desarrollo sostenible
En el año 1983, cuando la crisis ecológica del planeta Tierra se hacía cada vez más evidente, la Asamblea General de las Naciones Unidas decidió la creación de una comisión internacional (Comisión Mundial para el Desarrollo del Ambiente) con el fin de realizar un diagnóstico global de la situación ambiental del planeta y sus relaciones con los objetivos del desarrollo. A partir de esto, debía presentar un conjunto de recomendaciones de acción. Dicho informe, Nuestro Futuro Común[1], fue entregado en el año 1987 y ha sido conocido como el Informe Brundtland, el nombre de su coordinadora general. Este informe fue la plataforma básica que acotó las negociaciones de la Cumbre de la Tierra realizada en Río de Janeiro en el año 1992.
Rede Latinoamericana sobre Deuda Desarrollo y Derechos - Latindadd se manifesta no G20
13 de Novembro de 2011, 22:00Considerando que tanto los Derechos Humanos y los Derechos del Medio Ambiente siguen sin hacerse vigentes y lo avanzado en ellos se va perdiendo o está en alto riesgo de perderse debido, tanto al desarrollo de la crisis sistémica como a la forma que se le enfrenta desde las instancias de decisión mundial, nos pronunciamos planteando lo siguiente como parte de los movimientos de la región Latinoamericana con motivo de la reunión que el G20 tendrá en Cannes: