Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Projeto Nacional de Comercialização Solidária

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Colóquio debate Economia Solidária como estratégia de combate à pobreza

25 de Agosto de 2010, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 223 vezes

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) deu início hoje (26/8) ao Colóquio Internacional Recursos na Luta Contra a Pobreza – Entre controle societal e reconhecimento social. O evento é uma promoção em parceria com a Universidade Nova de Lisboa (Portugual) e a Université de Fribourg (Suíça). Entre diversos temas diretamente relacionados ao eixo temático do Colóquio figura a Economia Solidária. Shirlei A.A. Silva, analista social do Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e coordenadora do Projeto Nacional de Comercialização Solidária (PNCS), será debatedora na mesa “Economia Solidária: possibilidades de emancipação na vida social?”.

O Colóquio segue até sábado (28) e se configura como uma ponte entre os debates brasileiros e o Ano Europeu da Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, que decorre durante este ano de 2010. A problemática do evento, destacada na página oficial (http://www.coloquiointernacional.unimontes.br), aponta que para além “do horizonte europeu e conscientes dos efeitos solidários e do interesse da comparação transnacional, gostaríamos de participar no esforço de reflexão que é feito sobre as novas orientações das políticas sociais no Brasil e na América Latina”.

Na noite de abertura, duas conferências de abertura esquentam as discussões. “L’intervention publique contre la pauvreté: entre conditionnement et liberté” será a intervenção de Guy Bajoit, professor emérito da Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Paralelamente, o professor Otávio Dulci, da Universidade Católica de Minas Gerais, irá tratar das “Políticas de transferência de renda e combate à pobreza: uma análise comparada de experiências internacionais”.


Fonte: http://www.ims.org.br/?p=1214

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar