Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Voltar a Blog
Tela cheia

De Salvador para o mundo: Brechó EcoSolidário 2016

27 de Outubro de 2016, 9:37 , por Débora Nunes - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 100 vezes

 

 (roda final do Brechó 2016, na qual os/as voluntários/as partilham a alegria e o cansaço do trabalho em prol das pessoas e do planeta)

Dois dias vivendo o “futuro emergente”: um mundo mais sustentável, justo, solidário e democrático.  Este é o amplo conceito do Brechó EcoSolidário que nasceu em Salvador há onze anos, já foi realizado em Lyon, na França e em Montreal, no Canadá e é admirado em vários países do mundo. O evento é organizado em torno de um grande mercado de trocas de bens usados usando a moeda social “grão” e de uma feira de economia solidária, porém lá acontece de tudo: rodas de diálogo, brincadeiras para crianças, aulas de ioga, oficinas de autocuidado, atendimentos gratuitos de saúde e assistência social, além de apresentações de música e dança e variadas atividades de educação ambiental.  Tudo gratuito.

O Brechó mobiliza milhares de pessoas de todas as idades e desempenha um papel de sensibilização sobre os efeitos do consumo nas mudanças climáticas atuais.  A participação no Brechó incentiva os soteropolitanos a pensarem em formas de consumo mais saudáveis, com menos desperdício e priorizando produtos de cooperativas. Para realizar o Brechó, cerca de 200 pessoas trabalham como voluntárias: estudantes, professores, artistas, terapeutas e empreendedores da Economia Solidária. Os recursos para realizar o projeto são oriundos de uma plataforma de financiamento cooperativo e tudo é gerido coletivamente.

Tanta generosidade e criatividade foram reconhecidas pela rede Diálogos em humanidade, que funciona em 13 países e adotou o Brechó como prática inovadora. Esta rede baseia-se no diálogo público sobre os desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade e coloca a transformação pessoal ao lado das transformações coletivas para a construção de um mundo melhor. Os eventos da rede Diálogos propiciam a experimentação de soluções da própria sociedade para fazer face aos desafios atuais e buscam fortalecer a esperança e a iniciativa cidadã. Vem! é aqui mesmo, ainda esse mês de outubro,  nos dias 22 e 23, no Parque da Cidade.

(Texto publicado no jornal A TARDE, no dia 19/10/2016)

 

Acompanhe as fotos do brechó 2016 no nosso Facebook

https://www.facebook.com/brechoecosolidario/?fref=ts


Categorias

Política, Produção, comercialização e consumo, Organização do movimento, Meio-ambiente, Juventude, Cultura, Articulações internacionais, Finanças Solidárias, Consumo ético e solidário, Formação, Comércio justo e solidário, Agricultura Familiar, Agroecologia

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar