Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Novidades da Economia Solidária
Tela cheia Sugerir um artigo

Agenda de atividades do Fórum Paraibano de Economia Solidária

4 de Julho de 2011, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 157 vezes

Fórum de Economia Solidaria da Paraiba ([email protected])

Estamos informando a agenda das atividades do Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, bem como sobre o funcionamento de grupos de trabalho que estão se organizando para organizar tais atividades:

Encontro Estadual

Devido a falta de recursos para organização da referida atividade e, tendo em vista a falta de delegados/as eleitos/as para participar do refererido evento, ficou encaminhado que o mesmo deverá ser adiado. Existe uma proposta da coordenação que será objeto de análise nas próximas plenárias regionais para que o evento seja realizado no dias 18,19 e 20 de agosto.

Existem algumas tarefas e responsáveis pensando a organização dessas atividades: Fernando Algusto, Edneide e José Rodrigues: Inscrições dos/as Delegados/as de Campina Grande Maria Auxiliadora: Cotação de preços e reserva do Centro Marista Bonfá, Socorro e Maria Bendito: Inscrições dos/as Delegados/as da região da Zona da Mata Sandro Gomes e Luciene: Preparação da metodologia e inscrição das/os delegadas/os do segmento Entidades de Assessoria Girlani, José Ilton e Beto: Inscrição dos/as Delegado/as do Sertão Temos até agora 12 pessoas listadas nos Grupos de Trabalho, mas precisamos de mais apoios colaborativos para a organização desse importante evento.

Oficina sobre Planejamento Orçamentário

Devido os encaminhamentos de nossa Sessão Especial realizada no dia 30 de maio passado, na Assembléia Legislativa da Paraíba, bem como os encaminhamento do Seminário Nordeste XXI: Economia Solidária como Estratégia de Inclusão Social e Desenvolvimento Local, realizado no dia 17 de junho de 2011, com a elaboração da Carta da Paraíba, resolvemos realizar uma oficina sobre o tema: Planejamento Orçamentário, para bucar construir um nivelamento, bem como um consenso em torno de uma proposta dos segmentos, redes e articulações estaduais que trabalham com economia solidária a ser enviado à Secretaria do Planejamento do Estado visando o Plano Plurianual.

A atividade será organizada e facilitada pelo Fórum Estadual de Economia Solidária da Paraíba, mas estão sendo convidados/as para esse evento: ASA, Rede Abrelha; Rede Lixo e Cidadania; Rede de Educação Cidadã; Rede de Fundos Rotativos Solidários e representantes dos gabinetes dos parlamentares que estão apoaindo as ações do Fórum Estadual na Assembléia Legislativa. A oficina contará com a participação de 20 pessoas e metodologicamente será dividida em três momentos: 1) teoria do planejamento orçamentário; 2) técnicas de planejamento orçamentário e levantamento de demandas para o Plano Plurianual 2012-2015. Ao final das atividades pretendemos ter elaborado uma proposta voltada para o Plano Plaurianual que servirá de instrumento de negociação com o governo do Estado da Paraíba.

Plenária Regional da Zona da Mata

Será realizada no dia 12 de julho, às 09 horas, na sede SRTE. Na pauta estão: os informes do Fórum Brasileiro; das atividades organizadas pelo Fórum Esrtadual; Escolha dos/as Delegados/as da Zona da Mata para o Encontro Estadual de Economia Solidária. Além disso, será realizado um breve balanço da campanha de Assinaturas na Paraíba, sob a responsabilidade de Genilda do GT de Marco Legal.

Carta da Paraíba

Aproveitamos para socializar (ANEXO) a Carta da Paraíba, resultante do Seminário Nordeste XXI: Economia Solidária como Estratégia de Inclusão Social e Desenvolvimento Local, elaborada a partir da apresentação de uma proposta e de consultas consultas realizadas aos participantes do evento que representavam os segmentos organizadores da atividade (FEES/PB; Banco do Nordeste; Articulação do Semiárido Paraibano e Instituto Nordest XXI). Se houver qualquer mudança na proposta estaremos enviando uma segunda versão do documento.

Conferência Estadual de Políticas para Mulheres

Este ano acontecerá a Conferência das Mulheres que será muito importante para a luta e a organização das mulheres paraibanas. O fórum estadual está sendo representado na organização do evento por Regina Bonfá e Socorro Marques. A última reunião consguiu reunir os diversos segmentos dos movimentos feministas do estado com o objetivo de pensar a organização do evento. O FEES/ PB está se comprometendo a contribuir com a mobilização das mulheres da economia solidária, bem como de contribuir com os debates sobre inclusão produtiva e economia solidária.

Seminário Estadual do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário

Será realizado nos dias 28 e 29 de julho, em João Pessoa, em parceria com o CFES Nordeste. Na primeira parte do evento será realizada o Seminário sobre o Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário e no segundo dia duas oficinas simutâneas sobre Certificação e sobre Comércio Justo Solidário. Estão responsáveis pela organização da atividade Auxiliadora, Sarah Lucena e Regina Bonfá. O Seminário consiste é uma das ações do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, coordenado pelo Instituto Marista de Solidariedade.

Aproveitamos para convocar todos e todas para se juntarem às atividades de organização dos eventos listados, pois 'Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade". D. Quixote.

A Coodenação.


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6217&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

    Brazil