Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Novidades da Economia Solidária
Tela cheia Sugerir um artigo

Cooperativismo Solidário se reunirá em congresso na próxima semana

14 de Julho de 2011, 21:00 , por Desconhecido - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 312 vezes

Fonte: www.unicafes.org.br

Cerca de 600 cooperativas, ligadas à Unicafes (União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária), estarão reunidas em Brasília nos dias 19, 20 e 21 deste mês no III Congresso Nacional do Cooperativismo Solidário: "Desenvolvimento com inclusão social", com o propósito de definir um rumos de atuação da entidade nos próximos três anos. Serão empreendimentos vindos de todas as regiões do País, representando empreendimentos cooperativos solidários de vários ramos e cadeias de produção como serviços, crédito solidário, produção, comercialização e infraestrutura.

Image
Plenária I Congresso da Unicafes

Os três dias de encontro pretendem proporcionar aos participantes a oportunidade de discutir temas estratégicos ao cooperativismo solidário e promover o encontro de iniciativas de sucesso. Esse será o terceiro congresso da instituição, que foi fundada em 2005 e se desenvolveu ao longo dos anos se solidificando como uma entidade de representação desse segmento econômico.

O encontro é fruto de parceria com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) por meio da SDT (Secretaria de Desenvolvimento Rural) e com patrocínio do Sebrae e da Fundação Banco do Brasil. São esperados, além dos representantes das cooperativas, órgãos governamentais federais e estaduais, parceiros internacionais, parceiros nacionais e outras entidades de representação do cooperativismo e do sindicalismo.

"Acredito na vontade, nas potencialidades e na capacidade de realização de nossas cooperativas. E é por isso que estaremos aqui novamente, com o compromisso e a missão de darmos outro rumo histórico, político e econômico à agricultura familiar e ao cooperativismo da agricultura familiar e economia solidária a partir da Unicafes", afirmou o presidente da Unicafes, José Paulo Ferreira.

História

A Unicafes nasceu do Primeiro Encontro do Cooperativismo Solidário, ocorrido em 2004 em Brasília. No ano seguinte novamente as cooperativas se reuniram em Luziânia, GO, e fundaram oficialmente a Unicafes. Na ocasião, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva prestigiou a iniciativa vanguardista das cooperativas. "Mais do que uma nova entidade, a Unicafes significa a grande e forte voz dos agricultores familiares, que ecoa num momento histórico do país", foi com esta frase que Lula definiu o nascimento da Unicafes em junho de 2005. A Unicafes, desde o início se comprometeu a contribuir nessa interlocução com o governo, defendendo os setores populares ligados ao campo e à economia solidária.

Hoje a Unicafes cresceu e já está organizada em 11 estados e se organizando em mais 4 que deverão, ainda neste ano, constituir Unicafes estaduais oficialmente.

Parcerias

O MDA, o Sebrae e a Fundação Banco do Brasil são os grandes parceiros da Unicafes nesse evento, sendo os dois últimos patrocinadores. As três instituições juntas, com a Unicafes, somam forças no trabalho de promover a inclusão social e econômica de milhares de pessoas em nosso País. O trabalho conjunto proporciona a oportunidade de obter resultados ainda maiores e mais eficazes e na luta por um modelo de desenvolvimento econômico sustentável que é o cooperativismo solidário.

Serviço

Local - Hotel Resort Bay Park, SHTN Trecho 2 Conjunto 5 Projeto Orla Brasília, Brasília, DF

Quando: 19 a 21 de julho

Horário: Abertura do evento, com presença de autoridades, às 9h do dia 19/07

Informações: comunicaçã[email protected] / www.unicafes.org.br (61) 3323-6609 / (61) 8134-9321 Oniodi Gregolin.


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=6247&Itemid=62

1Um comentário

  • 0f2b41a67f4403913a662e4a2864aaa8?only path=false&size=50&d=404Maurilio Soares de magalhães Junior(usuário não autenticado)
    21 de Julho de 2011, 6:44

    Bolsa de Horas de Trabalho Solidário ( Bolsa de Resíduos )

    Venho, a vários anos, desenvolvendo projetos de Consumo Ecológico Sustentável para rede de trocas em economia solidária ( coordenação em 3º setor ). Regida no credito solidário, Hora de Trabalho Solidário, que busca a valoração da água potável e regimentada, em consumo sustentável, na busca à manutenção do recurso natural na mercado consumidor com manejo de "resíduo". Esta proposta é de inclusão e ecologia utilizando o capital complementar ou secundário. Instrumento de adequação da democracia a Ecologia.
    Coso tenha maior interesse favor contatar para melhores encaminhamentos.


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Cancelar

FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Brazil