Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Tela cheia

ECOCIVILIZAÇÃO

7 de Agosto de 2014, 22:31 , por Miro - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 135 vezes

ECOCIVILIZAÇÃO

Uma civilização sem propriedade, comércio e dinheiro; ecologicamente sustentável e autogerida.

Para construí-la, do modo mais pacífico possível, propõe-se uma transição por meio das seguintes medidas, ou etapas, abaixo.

1- Substituir as empresas capitalistas por empresas autogestionárias, como as cooperativas, obrigadas a:
1.1- Substituir a obsolescência programada pela Eficiência e Durabilidade Máximas;
1.2- Tornar-se ecologicamente sustentável, sob todos os aspectos;
1.3- Articular-se em redes de comércio justo e solidário e/ou redes de troca ou doação;
1.4- Ser economicamente pleomórfica, isto é, estruturar-se a ir adaptando-se a situação econômica externa. Por exemplo, caso um fabricante de computador já não tiver mais a quem fornecer suas máquinas, de grande eficiência e longa duração, devido a todos já as possuírem, ele deverá aproveitar sua estrutura física e intelectual para produzir outro equipamento útil, prestar serviços, fundir-se a outra empresa e, em último caso, encerrar suas atividades, encaminhando seus cooperadores para outras seguras fontes de renda.

2- Abolição do sistema bancário de reservas fracionárias.

3- Extinção da cobrança de juros e sua substituição por taxas fixas de liberação de crédito e serviços bancários excedentes, multa por atraso, e, em caso de não pagamento da dívida, alienação de bens não-indispensáveis à vida humana, que sejam suficientes para quitar o débito; garantindo a possibilidade de renegociação da dívida, conforme interesse das partes.

4- Proibição e efetivo impedimento de todas as formas de auferir lucro por meio da compra de dívidas e de todas as formas de investimento não produtivo.

5- Horizontalização de todas as estruturas políticas, terminando com as hierarquias, efetivando a autogestão política, numa democracia direta articulada em redes de indivíduos e comunidades, desde o âmbito local ao mundial.

6- Substituição do dinheiro, da propriedade e do comércio pela Gestão Integrada e Autogestionária dos Recursos Mundiais e pela Acessibilidade Estratégica aos recursos necessários para uma vida humana plena e satisfatória.

Esta proposta almeja viabilizar uma transição mais gradual e que ofereça menor risco de degenerar numa ditadura tecnocrática, cientificista e anti-espiritualista, que o Projeto Vênus e o Movimento Zeitgeist, nos quais se inspirou.


Fonte: Ecocivilização

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

    Brazil