Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Fórum Brasileiro de Economia Solidária

Voltar a Envolva-se para o Bem-Viver
Tela cheia Sugerir um artigo

Parabéns aos 10 anos do Fórum Brasileiro de Economia Solidária

27 de Junho de 2013, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 346 vezes

Por Secretaria Executiva do FBES ([email protected])

Image

Hoje, 29 de junho de 2013, comemoramos juntos e juntas os 10 anos do Fórum Brasileiro de Economia Solidária, fruto de uma grande caminhada coletiva para a construção, organização e articulação nacional do movimento de economia solidária. Uma trajetória de muitos debates em plenárias, encontros regionais, locais, nacionais, marchas e mobilizações com a participação de milhares de militantes. Nossa história ultrapassa estes 10 anos, muitas das iniciativas de economia solidária tem uma caminhada de muito mais tempo, de luta, resistência e construção de novas práticas sociais com base na cooperação, justiça e solidariedade.

Image

A economia solidária cresceu e se consolidou nestes 10 anos, avançou em experiências em todos os campos (educação, cultura, produção, comercialização, consumo, marco legal e finanças solidárias) e de forma transversal com as demais lutas socias do campo e da cidade. E o FBES, partindo destas experiências locais, se consolidou em todo país, presente em todos os estados e em mais de 160 fóruns locais com ações para:

* Fortalecer o movimento de Economia Solidária por meio da mobilização de sua organização em fóruns e da promoção de práticas de desenvolvimento justo, solidário e sustentável.

* Somar forças com diversos movimentos sociais para diálogo e convergência nas lutas sociais.

* Lutar pela construção de políticas públicas, participando de sua elaboração e acompanhamento, para que promovam o direito ao trabalho associado.

Como marco destes 10 anos lançamos a campanha Envolva-se para o Bem-Viver, com uma séria de iniciativas para resgatar nossa memória, lutas, conquistas e desafios, cuja grande festa ocorrerá durante o II Fórum Social da Economia Solidária, entre 11 e 14 de julho, em Santa Maria.

Saiba mais em: www.cirandas.net/envolvase

Confira uma breve linha do tempo desta luta nacional, que tem ainda muita história pra lembrar e recordar junto a cada experiência de organização local e territorial da economia solidária. Envolva-se para o Bem-Viver!

-----

Breve linha do tempo

Segue os principais eventos e atividades nacionais de destaque que orientaram o rumo e as definições políticas do FBES:

Image

2001/jan - No I Fórum Social Mundial (FSM), em Porto Alegre, foi iniciada a articulação nacional da economia solidária, com a presença dos diversos campos da economia solidária: empreendimentos de economia solidária urbanos e rurais, entidades/ongs, sindicatos, igrejas e universidades. Este momento demonstrou o grande interesse social pelo tema e o início das articulações nacionais, sendo então criado o Grupo de Trabalho (GT) Brasileiro de Economia Solidária.

2002/jan - No II FSM a economia solidária passou a ser um dos eixos centrais do debate, consolidando a articulação via GT Brasileiro, no exercício de construir a unidade política na diversidade de práticas desta articulação nascente.

2002/dez - I Plenária, em São Paulo, teve mais de 200 participantes, definindo a plataforma da economia solidária nos eixos: finanças solidárias, marco legal, produção, comercialização e consumo, democratização do conhecimento e da tecnologia e organização social da economia solidária. Neste momento foi percebida a necessidade de avançar na articulação nacional dos trabalhadores/as da economia solidária. Foi encaminhada a Carta ao governo Lula, como mobilização e pressão social para a criação da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), para construção da política pública.

2003/jan - II Plenária ocorreu durante o III FSM em Porto Alegre, com 800 participantes, coordenada por Paul Singer. Definiu agenda de mobilização de debates e sensibilização pelas regiões, passando a dar destaque para a estrutura do movimento da economia solidária no país.

2003/jun - III Plenária teve mais de 900 participantes de 17 estados em Brasília, deliberou pela criação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (no dia 29/06/2003), além de construir a Carta de Princípios e a Plataforma de Lutas da Economia Solidária. É dado início a definição sobre composição e funcionamento do FBES e o início do processo de interlocução do FBES com a SENAES.

2004/ago - I Encontro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários, mais de 2500 participantes em Brasília, com debates por ramo de atividade, levantando pautas, prioridades e diálogo com o governo.

2008/mar - IV Plenária contou com a participação de 320 participantes de todos os estados do país reunidos em Luziânia - GO. Os debates foram desencadeados por uma reflexão sobre o significado do FBES frente a criação do Conselho Nacional de Economia Solidária. Teve dois anos de preparação envolvendo diretamente mais de 4.000 pessoas, iniciando com a Caravana Rumo à IV Plenária Nacional - que consistiu em 5 seminários regionais de formação (120 representantes) e a realização de 25 plenárias estaduais e mais de 130 atividades preparatórias desde 2006. As principais deliberações foram: bandeiras e ações prioritárias (formação, marco legal, finanças solidárias e produção, comercialização e consumo solidários), natureza, estrutura e forma de funcionamento do FBES.

2009/jan - Fórum Social Mundial, em Belém, organizando uma grande feira.

2010/jun - Durante a II Conferência Nacional de Economia Solidária o FBES teve atuação marcante em todas as etapas da conferência e mobilizou uma Marcha na Esplanada dos Ministérios pela Lei da Política Nacional da Economia Solidária, realizando também um debate com parlamentares para a aprovação do PL.

Image

2010/dez - O FBES mobiliza a sociedade para a Campanha pela lei de Economia Solidária: iniciativa popular para um Brasil Justo e Sustentável, coletando assinaturas para pressionar pela aprovação da lei, abrindo diálogo educativo com a sociedade sobre a importância da economia solidária. Esta iniciativa busca o reconhecimento do direito ao trabalho associado. Também foi aberto diálogo com campanhas convergentes, como Contra Agrotóxicos e pela vida; Reforma Política e Defesa das Florestas. A campanha segue em curso para a aprovação e implementação da lei, com a vitória de ter sido apresentado o projeto de lei 4685 pelo legislativo federal. Acesse em: www.cirandas.net/leidaecosol

Image

2011/mai - Mobilizações pelo país frente ao PL 865, que propunha unificar a estrutura da política pública da economia solidária com a da micro e pequena empresa. Realizamos 23 audiências públicas pelo país trazendo nossa identidade, projeto político e a diferença com a microempresa. O governo retirou a proposta, sendo uma vitória para o movimento de economia solidária. Outro resultado das mobilizações foi a conquista de eixo temático no Plano Plurianual 2012 - 2015.

Image

2011/set - Nos eixos de denúncia, resistência e construção de alternativas foi realizado o Encontro Nacional de Diálogos e Convergências, no objetivo de convergência de pautas e lutas entre os movimento sociais da Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo. Saiba mais em: http://dialogoseconvergencias.org/ e anexo a Carta Política do evento.

Image

2012/jun - Construímos junto com outros movimentos sociais a Cúpula dos Povos por Justiça Social e Ambiental: contra a mercantilização da natureza e em defesa dos bens comuns, realizada no Rio de Janeiro no contexto da Rio + 20 pautando uma outra economia e novos paradigmas de sociedade.

Image

2012/dez - A V Plenária foi realizada no tema Economia Solidária: bem viver, cooperação e autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável, contou com o envolvimento de mais de 10 mil trabalhadores/as da economia solidária do país, nas 200 plenárias locais, estaduais, temáticas e de balanço realizadas durante o ano. Teve a participação de cerca de 600 pessoas na etapa nacional, avançando na construção do projeto político, nas articulações com outros movimentos sociais e na organicidade da economia solidária no país. Veja os resultados em: http://cirandas.net/v-plenaria-nacional-de-economia-solidaria e acesse o documento final em: http://e.eita.org.br/vplenaria

Confirma o mural de fotos destes 10 anos: http://cirandas.net/envolvase/mural-de-fotos

Acesse o vídeo curto da campanha Envolva-se para o Bem-Viver: http://vimeo.com/63905192


Fonte: http://www.fbes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=7620&Itemid=62

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar

    FBES - Fórum Brasileiro de Economia Solidária

    Brazil