Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Projeto Nacional de Comercialização Solidária

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Redes de Ecosol debatem critérios e princípios do SNCJS

27 de Junho de 2010, 21:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 203 vezes

Vinte redes de economia solidária com enfoque na comercialização estiveram reunidas em São Paulo-SP, nos últimos dias 21 e 22/06 (segunda e terça), na 1ª Oficina do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário (SNCJS) – atividade realizada em parceria pelo Instituto Marista de Solidariedade (IMS) e Faces do Brasil.

A oficina teve o intuito de construir a metodologia de campo do SNCJS. Isto porque, dentro do Projeto Nacional de Comercialização Solidária, está prevista a meta de estruturação do Sistema como estratégia para favorecer o comércio dos produtos da Economia Solidária.

Na sua execução, o IMS tem como objetivo específico preparar empreendimentos econômicos solidários (EES) para adequação aos princípios e critérios do Sistema de maneira que, ao final do Projeto, 100 empreendimentos estejam preparados para integrar o SNCJS.

As redes que participaram da oficina contribuíram na construção de uma metodologia de reconhecimento e formação de grupos (EES) nestes princípios e critérios, envolvendo indicadores, instrumentos e método de coleta de dados – associado ao planejamento participativo de um plano de melhoria e adequação em cada grupo. Outro exercício realizado pelos(as) participantes foi de definição dos parâmetros para escolha dos EES que serão contemplados nos projetos, bem como o papel das redes neste processo.

Outras oficinas estão previstas para dar sequência a este trabalho iniciado em São Paulo. No início do mês de julho, em Santa Maria-RS, um novo encontro com as redes irá avançar no debate. Durante a oficina, o IMS apresentou uma proposta de edital de seleção dos 100 EES que foi debatida e aperfeiçoada pelas redes, a partir da discussão dos critérios e princípios considerados no SNCJS.


Fonte: http://www.ims.org.br/?p=1018

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar