Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Projeto Nacional de Comercialização Solidária

Tela cheia Sugerir um artigo

Blog

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.

A UBEE-UNBEC/IMS é responsável direta pela execução do Projeto Nacional de Comercialização Solidária no Brasil, ação promovida pelo governo federal que tem como objetivo central construir um espaço de referência, de suporte, de integração e de fortalecimento para a comercialização em Economia Solidária no país.

Ele está sendo implementado por intermédio do diálogo permanente da UBEE/IMS com a SENAES/MTE e com o FBES. O Projeto é demanda direta identificada com o mapeamento do Sistema de Informações da Economia Solidária (SIES), em 2007.


Contratação de pedagogo(a) para Projeto Acolher

23 de Novembro de 2009, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O Instituto Marista de Solidariedade mantém aberto até o próximo dia 27 de novembro (sexta) edital de contratação para o Projeto Acolher, desenvolvido na comunidade da Fercal, em Sobradinho-DF. A vaga é para profissional da área de Pedagogia.

Confira neste linque o Edital de Contratação.



Caravana Solidária vai percorrer 174 municípios até dezembro

5 de Novembro de 2009, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Cartaz da Caravana Solidária

Cartaz da Caravana Solidária

Até dezembro serão visitados 174 municípios de Goiás, divididos em 13 microrregiões (Ceres, São Miguel do Araguaia, Aragarças, Rio Vermelho, Porangatu, Entorno de Brasília, Sudoeste Goiano, Chapada dos Veadeiros, Vale do Rio dos Bois, Vale do Rio Meia Ponte, Pires do Rio, Catalão e Quirinópolis). A Caravana Solidária é uma das ações realizadas no estado para fortalecer o Projeto Nacional de Comercialização Solidária.

Foram identificados 737 empreendimentos goianos, segundo o levantamento realizado em 2007 pelo Fórum Goiano de Economia Solidária em conjunto com a Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE). Um novo senso deve ser finalizado em breve e a expectativa dos coordenadores é que chegue a mais de mil empreendimentos. “Goiás é o único estado que a Caravana Solidária está dando certo e conseguindo articular os empreendedores para fortalecer a comercialização dos mais diversos produtos”, ressalta Deusdete Oliveira, um dos coordenadores do Fórum Goiano.

Durante a Caravana Solidária são realizadas uma variedade de atividades, entre elas a Feira Estadual, as feiras microrregionais, mostras locais, curso estadual de formação, oficinas locais, reuniões microrregionais, palestras e audiências publicas.

COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS
A primeira Feira de Economia Solidária em 2009 está sendo realizada em Pirenópolis-GO, de hoje até domingo, envolvendo 100 empreendimentos de artesanato, agricultura familiar, alimentos, entre outros produtos. Participam desta feira representantes dos 20 municípios que fazem parte da microrregião do Entorno de Brasília. Além da comercialização dos mais diversos produtos, serão realizadas oficinas, palestras e apresentações culturais.



II Feira Internacional Panamazônica é adiada

4 de Novembro de 2009, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A comissão organizadora da II Feira Panamazônica de Economia Solidária divulgou a Carta de Rio Branco, no último dia 3/11, comunicando o seu adiamento para maio de 2010. O evento estava anteriormente programado para acontecer entre os dias 25 e 29 de novembro próximos.

A Carta da comissão indica alguns fatores responsáveis pela decisão do adiamento, entre eles a constatação de que o espaço reservado para a Feira necessita de reformas. Para realizar a obra, a Secretaria Municipal de Obras de Rio Branco precisa abrir processo licitatório que dura aproximadamente 60 dias.

Mas a comissão também justificou o adiamento com fatores climáticos, considerando que novembro é um período de intensas chuvas na Amazônia. Segundo a Carta, isso dificulta o deslocamento dos empreendimentos econômicos solidários da zona rural, levando em conta que eles representam cerca de 70% do total.



Coopteclivre é selecionada para desenvolver software

3 de Novembro de 2009, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

O resultado da licitação para escolha da prestadora de serviço de desenvolvimento de sistema (software) virtual sobre Comercialização Solidária no Brasil foi publicado hoje no Diário Oficial.

A instituição vencedora é: COOPTECLIVRE – Cooperativa de Tecnologias Livres Ltda.

A pontuação de classificação, baseada nos critérios contidos na carta-convite, estão disponíveis para visualização no linque abaixo:

[+] Resultado da Carta-Convite 002/2009



Painel aborda a necessidade de controle social no SNCJS

28 de Outubro de 2009, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda
Foto: Marcelo Inácio de Sousa - IMS

Foto: Marcelo Inácio de Sousa - IMS

O Sistema Nacional é um conjunto de parâmetros (conceitos, princípios, critérios, instâncias de controle e gestão) organizados em uma estratégia única de afirmação e promoção do Comércio Justo e Solidário no Brasil. A normativa que o cria aguarda promulgação da Presidência da República em breve.

Mas os(as) participantes do Seminário – tanto painelistas como aqueles e aquelas que assistiam – mostraram atenção com a questão do controle público desta política. A comissão gestora do Sistema, por exemplo, será composta em sua maioria por produtores, produtoras e pessoas da sociedade civil. Mas isso garante a existência de um controle popular na gestão do Sistema?

O painel “A necessidade de controle social no SCJS” contou com a participação de Marvin Lopes (CLAC), Lisa Gunn (IDEC), Alicia Canaviri (RENACC), padre Graciano Mason (RELACC), Maria Eugênia Morales e Daniel Campos (RELACC Mercosul).



Categorias

Nacional, Comércio justo e solidário, Consumo ético e solidário