Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Noticias do Fórum Baiano de Economia Solidária

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Cartas de Oficinas Formativas durante a II Mostra Nacional de Economia Solidária

21 de Dezembro de 2010, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria Executiva do FBES

As atividades formativas durante a II Mostra Nacional de Economia Solidária geraram uma série de reflexões e debates. Como um dos produtos das Oficinas "O futuro da Economia Solidária" e de uma comissão formada na "Roda de Conversa sobre Finanças Solidárias" tornaram-se públicas duas cartas que dialogam com o atual momento político do movimento de economia solidária.



MENSAGEM DE FIM DE ANO DA SESOL/SETRE - Governo da Bahia

17 de Dezembro de 2010, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Meus amigos, colegas e camaradas,

Ao resolver escrever a mensagem de fim de ano para vocês, lembrei-me que há alguns anos atrás, na extinta SETRAS conclamei a todos na busca da “mesa farta da solidariedade”.

Falei da vilania daqueles que, aboletados no aparelho de Estado, exaurem os limitados recursos do povo com seus projetos de promoção pessoal, colocando acima de tudo, interesses pessoais, misturando-se na lama do tráfico de drogas e de armas, na corrupção desenfreada, na degradação dos costumes...Martírios do cotidiano que infelicitam a nossa juventude.

Por conta de tudo isso, resolvi, mais uma vez, convocá-los à luta!!!!

Durante essa nossa jornada, em 2010, laboramos com denodo para fazemos tudo aquilo que nos cabia e dar conta da nossa tarefa de colibri: carregamos as nossas gotas d’água para debelar o “imenso incêndio da floresta”. É bem verdade que os desafios são sempre bem maiores que as possibilidades, pois os nossos algozes estão bem entrincheirados e operam no campo sutil do ideário: louvam a sociedade de consumo, o trabalho subalterno, a competição como forma de obter-se sucesso, pela via da exploração do homem pelo homem, numa sociedade que continua  partida entre oprimidos e opressores, quem trabalha e quem se apropria dos frutos desse trabalho...

Nesse particular as festas natalinas não devem ser movidas apenas pelo sentimento de presentear, de ajudar o pobrezinho, de perdoar os inimigos e de refestelar-se após as fartas mesas de iguarias da época. Precisamos recuperar o verdadeiro sentido do nascimento de Cristo o que significa, antes de tudo, compreender o sentido da vida simples e laboriosa, a atitude libertadora, reverenciando seu exemplo de promover e lutar pelo bem comum!

As tarefas postas para o ano novo que se avizinha ainda são diversas, complexas e desafiadoras, mas já andamos o pequeno trecho do caminho para o inevitável futuro.

Estou animado com a perspectiva do novo e definitivo tempo do amanhã. O sonho concreto da sociedade livre das classes e da expropriação vai sendo construído no labor e na luta dos homens de bem, dos operários, dos camponeses, dos que trabalham unidos pela ação solidária.

Apesar de tudo, das balas perdidas, dos tiroteios nas favelas, das drogas que infernizam o nosso cotidiano, o povo vai tomando consciência do seu próprio destino e os jovens, ousados como sempre, “detonando” as bizarrices dos velhos paradigmas, dos preconceitos de toda ordem “se ligando” no essencial – o propósito da felicidade!

Eu lhes disse em outras oportunidades – “bem sei, não vou longe...”. Enganei-me – vou muito mais além de que imaginei. Já não mais “cuspirei, somente, as sementes de luz, na face de cera dos donos de tudo...” – convoco-os a lavrar os campos da modernidade até onde os instantes vividos nos permitir, a semear a verdadeira dimensão da vida para as gerações que nos sucederão...

 Vamos pessoal!!! O futuro nos espera! Ali está 2011 para iniciarmos a construção da necessária alegria - a festa da partilha e do mundo pacificado e sem opressão.

 Feliz Natal

Feliz 2011

Abraços solidários e fraternos,

Helbeth Oliva

Superintendente de Economia Solidária - SESOL/SETRE/Governo da Bahia

Rep. Rede Nacional de Gestores Públicos de Economia Solidária no FBES



DIA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

14 de Dezembro de 2010, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

VIVA A TODOS QUE, DE VERDADE, FAZEM, PRATICAM E SE COMPORTAM DE FORMA SOLIDÁRIA!
       VIVA AOS EMPREENDIMENTOS, A RAZÃO PRIMEIRA E DERRADEIRA DE TUDO QUANTO É FEITO E SE TEM POR FAZER!
       VIVA A NÓS OUTROS, QUE NO LIMITE DA NOSSA PEQUENEZ E DIANTE DA ESPERANÇA QUE NOS AGIGANTA, LABUTAM EM PROL DESSA OUTRA ECONOMIA.
 
HOJE, VIVA O NOSSO DIA :
 
 VIVA A ECONOMIA SOLIDÁRIA DO BRASIL !
 
 030510md
Salvador, 15 de dezembro de 2010
Helbeth Oliva
Representação da Rede de Gestores Públicos na Coordenação Executiva do FBES 
SESOL / SETRE
Governo da Bahia



Oficina em Salvador discutiu o Selo da Economia Solidária

10 de Dezembro de 2010, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A parceria entre FBES e Faces do Brasil promoveu a Oficina sobre o Selo da Economia Solidária, durante a II Mostra de Economia Solidária. A sala de aula na Unime, aonde ocorreu a oficina, ficou pequena para tantos interessados em discutir e construir o tema, com representantes de 16 estados, principalmente, de empreendimentos de economia solidária participantes de fóruns locais.



Oficina em Salvador discute o Selo da Economia Solidária

10 de Dezembro de 2010, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

A parceria entre FBES e Faces do Brasil promoveu a Oficina sobre o Selo da Economia Solidária, durante a II Mostra de Economia Solidária. A sala de aula na Unime, aonde ocorreu a oficina, ficou pequena para tantos interessados em discutir e construir o tema, com representantes de 16 estados, principalmente, de empreendimentos de economia solidária participantes de fóruns locais.



Categorias

Bahia, Organização do movimento
Tags deste artigo: fórum baiano