Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto

Projeto Nacional de Comercialização Solidária

Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Comercialização solidária é tema de Seminário Indígena

10 de Fevereiro de 2011, 22:00 , por Desconhecido - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 256 vezes

Pequenas e pequenos índios terena abriram o I Seminário Indígena de Economia e Comercialização Solidária do Mato Grosso do Sul (MS). O encontro começou ontem, 10/02, na Aldeia Guarani Jaguapiru, em Dourados, reunindo índios das etnias Guarani, Terena e Kaiowa. No primeiro dia, além de discussões sobre economia e comercialização solidária, o poeta Tião Preto lançou seu livro de poesias “Tião Preto, poeta do povo”.

Índios e convidados ouvem sobre Economia Solidária no I Seminário Indígena que trata da temática.

Índios e convidados ouvem sobre Economia Solidária no I Seminário Indígena que trata da temática.

As atividades do Seminário começaram com uma apresentação do analista social do Instituto Marista de Solidariedade (IMS), Anderson Barcellos, sobre o Projeto Nacional de Comercialização Solidária. Além de apresentar o projeto, a intenção também foi fazer com que o conhecimento dessa experiência colaborasse de algum modo com a comercialização solidária indígena. Em seguida, a coordenadora do Fórum de Economia Solidária (Ecosol) do MS, Tiana Almire, falou sobre o histórico da Ecosol e do Movimento da Economia Solidária no Brasil.

À tarde, houve uma apresentação do Ministério do Desenvolvimento Agrário sobre as estratégias de comercialização voltadas para a população indígena, como mercado institucional, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), ambos do governo federal. O Conselho Indigenista Missionário (CIMI) falou sobre seu trabalho de apoio à causa indígena e, por fim, os próprios grupos indígenas Terena, Guarani e Kaiowa, apresentaram suas experiências de produção e comercialização. O primeiro dia de seminário foi encerrado com uma feira de trocas solidárias.

Você sabia?

O estado do Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do país, com cerca de 70 mil índios. Em Dourados, onde acontece o Seminário, são 15 mil índios das etnias Guarani, Terena e Kaiowa, segundo dados da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o que representa cerca de 20% da população indígena do estado. Toda essa população vive atualmente pequenos territórios, insuficientes para vida digna e de acordo com os costumes e tradições dessa população.

Meninos terenos fazem dança Bate Pau na recepção do Seminário.

Meninos terenos fazem dança Bate Pau na recepção do Seminário.

Meninas terenas fazem dança de boas-vindas.

Meninas terenas fazem dança de boas-vindas.


Fonte: http://www.ims.org.br/?p=1684

0sem comentários ainda

    Enviar um comentário

    Os campos são obrigatórios.

    Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

    Cancelar