Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Oportunidades

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Aquí você vai sempre encontrar oportunidades seja no campo profissional seja de apoio a projetos.

3a chamada publica fundo DEMA - PA

26 de Fevereiro de 2014, 7:59, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: http://www.fundodema.org.br/site/index.php/3a-chamada-publica/

O Fundo Dema tem o prazer de lançar a 3a. Chamada Pública Geral de apoio a pequenos projetos socioambientais, direcionada a organizações civis, comunidades, associações, grupos de mulheres, extrativistas, rádios comunitárias e demais grupos que desenvolvam projetos que estimulem o manejo florestal de forma comunitária e sustentável, a recuperação de áreas degradadas, a conservação e manutenção da biodiversidade, a valorização da floresta em pé e os conhecimentos tradicionais dos povos da floresta.

Acesse chamada em: http://www.fundodema.org.br/site/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=72

http://www.fundodema.org.br/site/wp-content/plugins/download-monitor/download.php?id=75

Durante 10 anos de atuação na Amazônia Paraense já foram apoiados mais de 200 projetos socioambientais. O Fundo Dema é um fundo fiduciário resultado uma das parcerias mais bem sucedidas entre o Governo Brasileiro, Ministério Público e a sociedade Civil organizada.

Linhas Temáticas

(1) Fortalecimento da organização e capacitação socioambiental das comunidades;

(2) Fortalecimento da organização e capacitação econômica das comunidades;

(3) Manejo sustentável de recursos naturais.

Áreas de abrangência do projeto

Poderão participar projetos enviados para a realização de ações nas microrregiões do Estado do Pará em Altamira na área de influência da Transamazônica; Itaituba na área de influência BR 163; e Santarém na área de influência Baixo Amazonas.

Prazos

Os projetos deverão ser executados em, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses contados da data da contratação.

Não serão aceitos projetos cujo cronograma de execução ultrapasse o prazo acima estabelecido

Envio

Os projetos deverão seguir o roteiro que consta na chamada, Anexo 1, devendo as propostas serem enviadas até 30 de Maio de 2014 ao endereço:

FUNDO DEMA - Somos a Floresta

A/C da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE

Rua Bernal do Couto, 1329

66055-080 - Umarizal - Belém - PARÁ



Chamada para projetos de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras

21 de Fevereiro de 2014, 9:20, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Ivone Maia ([email protected])

O Fundo Baobá lança a I Chamada para projetos de organizações da sociedade civil (OSCs) afro-brasileiras, direcionada a grupos e organizações que desenvolvem projetos pró-equidade racial no Brasil.

Os projetos selecionados deverão ter valor máximo de R$ 50.000 (cinquenta mil reais). A data final para concorrer a esse apoio é 7 de março de 2014. Para mais informações, leia o edital publicado no link abaixo ou envie um e-mail para Cristina Lopes, Oficial de programa ([email protected]).

http://www.baoba.org.br/pt/component/flexicontent/item/82-o-fundo-baoba-lanca-a-primeira-chamada-para-projetos-de-organizacoes-da-sociedade-civil-oscs-afro-brasileiras-direcionada-a-grupos-e-organizacoes-que-desenvolvem-projetos-pro-equidade-racial-no-brasil



Edital de contratação de coordenações pedagógicas Cfes Nordeste

21 de Fevereiro de 2014, 8:03, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por José Nunes da Silva

Companheiros/as, educadores/as da Economia Solidária de nosso nordeste, é com muita alegria que comunicamos que depois de muita "peleja" para regularizar o convênio entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Fundação Apolônio Salles (FADURPE), que permite o funcionamento do Centro de Formação e Assessoria Técnica - CFES/Nordeste, neste 18 de fevereiro o referido convênio foi publicado no Diário Oficial da União-DOU.

Com essa boa notícia agilizamos a publicação do edital para contratação das coordenações pedagógicas, que já se encontra no site www.fadurpe.com.br, recebendo inscrições de candidaturas até o dia 28 de fevereiro de 2014.

Acesse o edital em: http://www.fadurpe.com.br/pdf/edital_cfes_fev_2014.pdf

Selecionada estas coordenações começaremos as atividades de nosso CFES. Conclamamos todos/as para reiniciarem os processos de animação em seus territórios, estados, comunidades, empreendimentos etc. Esperamos contar com todos/as na divulgação do edital e na execução das atividades programadas. Em breve divulgaremos ainda um outro edital para contratação de assessorias administrativas e o cronograma das primeiras atividades.



CEA contrata profissionais para projeto de política pública

18 de Fevereiro de 2014, 4:33, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Secretaria-Executiva do FBES

O Centro de Estudos e Assessoria - CEA, a partir de convênio celebrado entre o CEA e o Ministério do Trabalho e Emprego (SENAES/MTE), torna público para realizar Processo Seletivo Simplificado para Contratação de Pessoal Técnico para a execução do Projeto Fortalecendo a Política Pública de Economia Solidária: Mobilização e Participação Social na construção do Plano Nacional de Economia Solidária.

As vagas são para o cargo de: Mobilizador Nacional (2 vagas) e Técnico Administrativo (1 vaga). O período das inscrições é até 06 de março.

Acesse o edital completo:



Livro ensina a elaborar projetos para o Terceiro Setor

17 de Fevereiro de 2014, 1:35, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Divulgado por Moradia e Cidadania SC ([email protected])

Image

O que é um projeto social e qual o seu papel na sociedade ? Como criar e escrever para concorrer aos editais públicos e privados? O que fazer para garantir a continuidade quando acabar a verba de patrocínio? Quais os caminhos para qualificar aqueles que trabalham numa entidade sem fins lucrativos? As orientações estão no livro " Um Viés Biocêntrico na Elaboração de Projetos - Desafios e Profissionalização do Terceiro Setor", da consultora e gestora da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina, Celia Vicente; com participação da Doutora em Educação Ana Maria Borges de Souza e a docente da Rede Escola de Governo, Stella Gomes Bittencourt.

Ao longo das 176 páginas, a autora apresenta todas as etapas do processo de desenvolvimento de novos projetos, o perfil do Terceiro Setor no Brasil, reflexões sobre a atuação das organizações não governamentais; conceitos para qualificação das entidades: sustentabilidade, projetos e programas sociais, políticas públicas, responsabilidade social, economia solidária, economia criativa e economia verde.

A obra traz ainda experiências bem sucedidas de projetos realizados em Santa Catarina e um guia social para subsidiar os gestores nas ações das organizações sociais. Um dos diferenciais do livro é a proposta de aplicação da educação biocêntrica nos projetos sociais, baseada no desenvolvimento de uma cultura afetiva, como alternativa para mudar a realidade das comunidades carentes. " Aplicando este modelo é possível resgatar valores como sensibilidade, afetividade e compaixão, que são fundamentais para uma cultura de paz" e a melhoria da auto-estima, fortalecimento dos vínculos, empoderamento dos beneficiados através do desenvolvimento da inteligência afetiva, explica Célia Vicente.

A ideia de escrever o livro, surgiu depois que a autora percebeu, durante reuniões para firmar parcerias, as dificuldades enfrentadas por instituições sem fins lucrativos em elaborar projetos. " Percebi que a maioria das organizações perdem oportunidades de obter recursos para subsidiar as atividades, por meio de concorrência em editais públicos e privados, por falta de conhecimento e domínio na elaboração de projetos", revela.

Falta de qualificação

A publicação vai preencher uma lacuna no setor. Apesar da relevância do Terceiro Setor na resolução de problemas e questões sociais das comunidades, um dos principais entraves para o desenvolvimento sustentável das entidades é a falta de qualificação dos gestores. Com recursos escassos, a maioria não terceiriza os serviços e depende do trabalho voluntário e informal. Uma pesquisa realizada pela ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina revela que, em apenas 30% das ONGs do Estado a gestão é profissional. Em 70% das organizações sem fins lucrativos, a administração é familiar ou entre grupos de amigos. O crescimento das organizações não governamentais é visível no Brasil e, cada vez mais, ganham importância no desenvolvimento de ações em comunidades com alto nível de vulnerabilidade social.

Segundo o IBGE, até 2005 existiam no País 338 mil fundações privadas e associações sem fins lucrativos ( FASFIL). Este grupo de instituições representa mais da metade (56,2%) do total de 601,6 mil entidades sem fins lucrativos e uma parcela significativa ( 5,6%) do total de 6 milhões de entidades, pública e privada, lucrativa e não lucrativa, que compunham o Cadastro Central de Empresas ( CEMPRE) neste mesmo ano.

Com a publicação, a autora pretende auxiliar gestores, voluntários, articuladores sociais, líderes comunitários e consultores do Terceiro Setor. A promoção é da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina. A publicação foi contemplada no edital do Programa de Apoio a Projetos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis e conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal. Estamos organizando lançamentos nalgumas cidades de Santa Catarina e de outros estados; apriori, estamos comercializando o livro através de pedidos via email: [email protected], [email protected] ou através dos contatos telefônicos: 48 33042204 - 48 91432567. Em breve teremos um distribuidor do qual fará a distribuição nas livrarias em todo o país.

Sobre as autoras:

Celia Vicente é pedagoga, pós-graduada em Psicologia da Educação. Possui especialização em Gestão de Projetos no Terceiro Setor e, também, em Marketing Cultural e Social em Portugal. É formada em Educação Biocêntrica pela UNISC. Atuou como consultora de marketing e gestora de projetos em organizações não governamentais de Lisboa e, trabalhou como produtora cultural em Joinville/SC. Atualmente é gerente administrativa e gestora de projetos da ONG Moradia e Cidadania de Santa Catarina.

Ana Maria Borges de Souza é professora aposentada do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação pela UFRS, facilitadora didata de Biodanza pela International Biocentric Foudation ( IBF- Chile). É pesquisadora e docente do Núcleo Vida e Cuidado: Estudos e Pesquisas sobre Violência ( NUVIC).

Stella Gomes Bittencourt é psicóloga formada pela Universidade Santa Úrsula do Rio de Janeiro, psicanalista com formação no Círculo Brasileiro de Psicanálise. Possui MBA Executivo em Gestão por Processos, formação em Dinâmica de Grupos, facilitadora de Biodanza. É docente da Rede Escola de Governo, onde ministra cursos de Elaboração de Projetos Sociais numa parceria entre a FEEVALE e Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos ( FDRH). Atua, também, como consultora nas áreas de desenvolvimento de pessoas e gerenciamento de projetos.

RESENHA: O livro apresenta alguns pressupostos da Educação Biocêntrica como ferramenta eficaz para o desenvolvimento e gestão de projetos sociais. Propõe ações para construir a profissionalização e a sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos e presenteia os gestores de organizações e lideranças comunitárias com o Guia Social para o Terceiro Setor. Neste livro a bordagem sobre o tema é inovadora, com uma linguagem acessível que orienta a elaboração de projetos sociais.

Assessoria de Imprensa: Izabel Santos - Mtb 21438/SP ( 48) 3304-2204/ (47) 9720-3152



Categorias

Nacional, Cadeia do algodão agroecológico, Agropecuária, Alimentação, Artesanato, Indústria, Confecção, fiação e tecelagem, Reciclagem, Turismo, Construção, Crédito e finanças, Saúde, Educação e formação, Limpeza e higiene, Cultura, Cadeia do mel, Cadeia das sementes, Cadeia da fruta, Pesca, Marco Legal, Finanças Solidárias, Software, cultura e conhecimentos livres, Formação, Produção, comercialização e consumo, Relações internacionais, Comunicação, Políticas públicas, Organização do movimento, Agroecologia, Pesquisa e tecnologia, Comércio justo e solidário, Cultura, Consumo ético e solidário, Mulheres, Povos e Comunidades Tradicionais, Meio-ambiente
Tags deste artigo: editais empregos consultorias mobilização de recursos captação de recursos fundrasing funding

Direto da KNH

Direto da RETS

redirection forbidden: http://www.rets.org.br/oportunidades -> https://www.rets.org.br/oportunidades