Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
Tela cheia Sugerir um artigo

Oportunidades

12 de Janeiro de 2009, 22:00 , por Desconhecido - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Aquí você vai sempre encontrar oportunidades seja no campo profissional seja de apoio a projetos.

Seleção de pessoal para Mapeamento da Economia Solidária na Região Sudeste

30 de Agosto de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: Benedito Anselmo*

A Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ e a Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del Rei - FAUF, representada pelo (a) coordenador (a) da pesquisa Mapeamento da Economia Solidária da Região Sudeste, promove seleção de supervisor/as de campo, coordenação estadual e auxiliares de coordenação estadual, para atuarem na pesquisa Mapeamento da Economia Solidária da Região Sudeste.

A referida pesquisa resulta de convênio entre a UFSJ/FAUF e a FINEP/MTE/SENAES.

Acesse os editais no site www.ufsj.edu.br/fauf/editais.php



Associação APJ contrata técnica/o Base de Serviço de Comercialização do Vale do Mucuri (MG)

25 de Agosto de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte:: [email protected]

A Associação APJ - Aprender Produzir Juntos, inspirado pela fé cristã, ele se define como Centro de Promoção Humana, Profissional e Cooperativista, visando o resgate da cidadania da classe trabalhadora em todas as idades em situação de vulnerabilidade econômica e social desfavoráveis, promovendo a solidariedade humana em seus múltiplos aspectos, inclusive no que diz respeito às questões ecológicas e de gênero. (Estatuto Social Art. 3o.), abre edital para a contratação de 1 Técnico para BSC - Base de Serviço de Comercialização do Vale do Mucuri.

Acesse o edital em www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_details&Itemid=18&gid=1468



Encontro Internacional de Educação de Osasco recebe trabalhos até 22 de agosto

11 de Agosto de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: www.eieosasco.net

O 2° Encontro Internacional de Educação de Osasco aceita o envio de trabalhos na modalidade relato de experiência ou apresentação dialogada de pôster até o dia 22 de agosto. Neste ano, o Encontro será realizado no período de 05 a 07 de outubro, com o tema Currículo do povo que educa. Para participar desta edição, as inscrições poderão ser feitas até 17 de setembro.

O Encontro contará com a participação de educadores reconhecidos internacionalmente. Francisco Gutiérrez (Costa Rica), Emir Sader (Brasil), Carlos Alberto Torres (EUA), Gaudêncio Frigotto (Brasil) , Cruz Prado Rojas (Costa Rica) , Maria Victória de Mesquita Benevides (Brasil), Sérgio Amadeu (Brasil), Maria Susana Perrone (Argentina), Liliana Alicia Cohen (Argentina/Brasil), Gaston Pineau (França), Gabriel de Andrade Junqueira Filho (Brasil), Celso dos Santos Vasconcellos (Brasil), Kabengele Munanga (Congo/Brasil), Susan Linn (EUA), Nilson José Machado (Brasil), Rosa Maria Torres (Equador) e outros intelectuais já confirmaram presença.

A programação inclui mesa redonda, relatos de experiências, apresentações dialogadas, lançamentos de livros, palestras e três conferências: a Conferência Currículo do povo que educa será realizada no primeiro dia; a Conferência Mídia, Ética e Educação, no segundo dia e a Conferência Cultura, Arte e Educação, no terceiro dia.

Histórico - A 1° edição do Encontro Internacional de Educação (EIE), realizada em 2010, apresentou debates e seminários voltados aos professores da rede municipal de ensino e a toda a comunidade. Participaram mais de 5 mil pessoas, entre profissionais da Educação, representantes do poder executivo, judiciário, legislativo, educandos e educandas, familiares, além de representantes de organizações governamentais e não governamentais de mais de 15 países.

O EIE é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Osasco, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Instituto Paulo Freire e com apoio do Instituto Ciência Hoje, e da ONG Mais Diferenças.

Outras informações estão disponíveis no site: www.eieosasco.net



Inscrições abertas para representar o FBES no Encontro de Diálogo e Convergências

7 de Agosto de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Por Secretaria Executiva do FBES

Estão abertas as inscrições para a participação de representantes do Fórum Brasileiro de Economia Solidária para o Encontro de Diálogos e Convergências: Agroecologia, Saúde e Justiça Ambiental, Soberania Alimentar, Economia Solidária e Feminismo.

O Encontro será realizado entre os dias 26 e 29 de setembro de 2011, em Salvador/BA, e deverá contar com a participação de 260 pessoas. O FBES é um dos organizadores do encontro, além da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia); Rede Brasileira de Justiça Ambiental (RBJA); Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN); Grupo de Trabalho de Saúde e Ambiente da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO); Rede Alerta contra o Deserto Verde (RADV); Marcha Mundial das Mulheres (MMM); Articulação Nacional de Agroecologia (ANA); e Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB).

Chamada e critérios: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1453

Ficha de inscrição: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1455

Documento de referência sobre os objetivos e metodologia do Encontro: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1454

Motivações para o encontro

* Importância política de disputar a leitura da natureza da crise civilizatória vivenciada e as saídas, as alternativas: entrar no debate sobre a crise atual do capitalismo, que coloca a humanidade numa encruzilhada civilizatória, e se manifesta em diversas outras crises: econômica, socioambiental, energética, alimentar. Disputar a leitura significa explicitar as raízes da crise e fazer oposição à ideia de que é "apenas" uma crise financeira, para a qual os agentes do capital vão apresentando as alternativas.

* Necessidade estratégica de mostrar mais claramente as experiências que vem sendo construídas pelas organizações da sociedade, seus pontos de vista, dar visibilidade pública aos muitos acúmulos e propostas da sociedade civil organizada para um outro projeto de desenvolvimento para o mundo rural e a agricultura no Brasil.

* Importância de fortalecer a capacidade de diálogo das redes da sociedade civil brasileira com a sociedade em geral, buscando superar a situação atual de isolamento social e político.

* Contribuir para a reversão da fragmentação do campo democrático e popular hoje no Brasil: perplexidade das organizações no novo contexto sociopolítico, criminalização dos movimentos sociais, baixa capacidade política e operacional das organizações.

* Necessidade política de construir convergências juntando as forças da sociedade civil organizada do campo democrático e popular.

Critérios para Inscrições

O Movimento de Economia Solidária, através do FBES, terá apenas 30 vagas. Isso significa que as representações do FBES devem ser bastante envolvidas com o movimento e os temas, para contribuir com o olhar da Economia Solidária para a promoção do diálogo e convergências com os demais movimentos. São critérios de participação:

* Participar efetivamente dos fóruns locais de economia solidária (municipal, microrregional ou estadual), conhecendo as bandeiras e orientações do movimento;

* Além de participar e conhecer bem o movimento de Economia Solidária, é muito importante estar envolvida/o com os temas das discussões e seminários do Encontro (veja documento ao final desta nota);

* Maioria de empreendimentos solidários, de preferência com ações e experiência práticas em uma ou mais áreas do encontro (agroecologia, soberania alimentar e nutricional, justiça ambiental e feminismo);

* Contemplar diversidade regional do país;

* No mínimo 50% de mulheres;

* Contemplar diversidade cultural, gênero, raça, etnia, povos e comunidades tradicionais.

Temas

Os temas para organização das discussões durante o Encontro e para a construção das convergências entre as agendas políticas das redes e movimentos são:

* Reforma Agrária, Direitos Territoriais e Justiça Ambiental

* Mudanças Climáticas: impactos, mecanismos de mercado e a Agroecologia como alternativa

* Agroenergia: impactos da expansão dos monocultivos para agrocombustíveis e padrões alternativos de produção e uso de energia no mundo rural

* Defesa da Saúde Ambiental e Alimentação Saudável e o Combate aos Agrotóxicos e Transgênicos

* Direitos dos/as Agricultores/as, Povos e Comunidades Tradicionais ao Livre Uso da Biodiversidade

* Soberania alimentar e Economia Solidária: produção, mercados, consumo e abastecimento alimentar

* Participação e auto-organização das mulheres

* Conhecimento, informação e poder

Prazo

As fichas de inscrição completas devem ser enviadas até 18 de agosto de 2011 para o email do FBES: [email protected]

Ficha de inscrição e demais documentos

Chamada e critérios: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1453

Ficha de inscrição: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1455

Documento de referência sobre os objetivos e metodologia do Encontro: www.fbes.org.br/?option=com_docman&task=doc_download&gid=1454



Prêmio Odair Firmino de Solidariedade: últimos dias de inscrição!

7 de Agosto de 2011, 21:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Fonte: www.premioodairfirmino.org.br

Mais de 35 experiências de todo Brasil já se inscreveram para participar da segunda edição do Prêmio Odair Firmino de Solidariedade, uma iniciativa promovida todos os anos pela Cáritas Brasileira com o objetivo de valorizar experiências e ações coletivas, além de reconhecer os esforços das organizações, associações, entidades e grupos populares na defesa da vida.

As inscrições para o II Prêmio Odair Firmino de Solidariedade são gratuitas e ocorrem até o próximo dia 15 de agosto.

Todas as informações em: www.premioodairfirmino.org.br/?page_id=45

Lançado no ano passado em Brasília (DF), o Prêmio contou com a participação de 27 grupos, dos quais três foram premiados.

O terceiro colocado foi a experiência "Coleta Seletiva Solidária", da Associação Reciclázaro, de São Paulo (SP). O segundo prêmio foi dado ao projeto "Convivência com a Realidade Semiárida: Promovendo o Acesso a Água, Solidariedade e Cidadania", do Centro de Educação Popular e Formação Social, do município de Teixeira, na Paraíba. E o primeiro lugar ficou com o projeto "Veredas Vivas", da Agência 10envolvimento, comunidade Ponte de Mateus, localizada no município de São Desidério, interior da Bahia.

Este ano, com o tema "Mulher, Meio Ambiente e Desenvolvimento", o Prêmio também selecionará três experiências que receberão, além de troféu e certificado, um prêmio em dinheiro de R$ 10 mil para o primeiro lugar, R$ 5 mil para o segundo e um prêmio de R$ 3 mil para o terceiro.

A cerimônia de entrega será realizada no dia 12 de novembro, em Passo Fundo (RS), junto com o término das atividades do IV Congresso e XVIII Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira.



Categorias

Nacional, Cadeia do algodão agroecológico, Agropecuária, Alimentação, Artesanato, Indústria, Confecção, fiação e tecelagem, Reciclagem, Turismo, Construção, Crédito e finanças, Saúde, Educação e formação, Limpeza e higiene, Cultura, Cadeia do mel, Cadeia das sementes, Cadeia da fruta, Pesca, Marco Legal, Finanças Solidárias, Software, cultura e conhecimentos livres, Formação, Produção, comercialização e consumo, Relações internacionais, Comunicação, Políticas públicas, Organização do movimento, Agroecologia, Pesquisa e tecnologia, Comércio justo e solidário, Cultura, Consumo ético e solidário, Mulheres, Povos e Comunidades Tradicionais, Meio-ambiente
Tags deste artigo: editais empregos consultorias mobilização de recursos captação de recursos fundrasing funding

Direto da KNH

Direto da RETS

redirection forbidden: http://www.rets.org.br/oportunidades -> https://www.rets.org.br/oportunidades