Ir para o conteúdo
Mostrar cesto Esconder cesto
 
Tela cheia Sugerir um artigo

Blog do Brechó

29 de Março de 2009, 21:00 , por Valessio Soares de Brito - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O que é o Brechó EcoSolidário?

Data: 22 e 23 de outubro de 2016
Local: Parque da Cidade (Salvador-BA)
Horário: das 09h às 18 horas

O Brechó EcoSolidário é um mercado de trocas de produtos usados através da moeda social “grão”, realizado anualmente junto com um mercado de produtos da economia solidária e diversas atividades culturais. Participe!

Contamos com seu apoio no financiamento colaborativo:

https://www.kickante.com.br/campanhas/brecho-ecosolidario


Bahia já tem sua Lei de Economia Solidária

29 de Novembro de 2011, 22:00, por Desconhecido - 0sem comentários ainda

Camaradas solidários(as),
Esse é um momento muito especial e um marco na história da Economia Solidária baiana.
Desde a carta do Forum Baiano de EcoSol ao então eleito, governador da Bahia, Jackes Wagner, no final do ano de 2006, até este momento, foram muitos os caminhos percorridos. A SESOL buscou, desde o primeiro momento ir construindo os primeiros passos para cumprir a agenda proposta pela referida carta, na qual constava o estabelecimento do marco regulatório da economia solidária do estado. Constituindo um grupo de trabalho para concretizar esse objetivo, contratando advogados, organizando o estudo das legislações existentes e convergentes com essa temática , estabelecendo um diálogo, criterioso e consequente, com lideranças do fórum baiano e representações de empreendimentos em diversos espaços, enfrentando os difíceis meandros da (as vezes, necessária) burocracia Estado, mantendo uma boa relação dialógica com a Casa Civil do Governo e com a PGE, conseguiu-se, por fim, remeter à Assembléia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei, em tela. A partir de então, como deve ser num estado democrático (ou me processo de democratização, como queiram), foram realizadas várias rodadas de discussão, dentre elas, uma concorrida audiência pública.
Ontem, finalmente, o povo da Bahia ganhou a sua Lei de Ecomomia Solidária e seu Conselho Estadual.
Resata, portanto, a sua regulamentação e a sua competente aplicação para romper as lógicas consagradas pelas conjunturas autoritárias e por um "distributivismo" e uma "equinanimidade" esquálidos, praticados pela legislação burguesa. Dessa forma, camaradas, vocês devem saber que a luta apenas começou... Há muito ainda por construir, mas, seguramente, já foi dado, o primeiro passo.
Parabéns a Bahia Solidária para o povo que sonha e edifica o mundo autogestionário, cooperativo e a sociedade sem patrões e sem empregados.
Saudações solidárias,
 
Helbeth Lisboa de Oliva
um cidadão junto a tantos outros



Já sabe onde estarão as tendas do Brechó no Parque da Cidade? Confira então no mapa!

26 de Outubro de 2011, 22:00, por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda

Mapa_layout_brecho_ecosolidario_2011-web

O Parque da Cidade Joventino Silva é um dos parques de área verde Salvador, Bahia. Está localizado na região entre os bairros do Itaigara, Santa Cruz, Pituba e Nordeste de Amaralina. Mais informações sobre o Parque.



Confira a programação final do Brechó!

26 de Outubro de 2011, 22:00, por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda

Para ver a imagem da programação em tamannho ampliado, clique aqui!

Banner_programacao_brecho_eco_solidario_2011-web

Para ver a imagem da programação em tamannho ampliado, clique aqui!



Terça, 11 de outubro: último dia para trocar produtos por grãos antes do Brechó!

7 de Outubro de 2011, 21:00, por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda

O recolhimento de produtos nos postos de troca já começou! Em alguns pontos como na UNIFACS, CESOL e WBS as roupas, livros, brinquedos e utensílios domésticos que foram trocados pela moeda social Grão, já foram recolhidos para serem disponibilizados no Brechó.

Todos os demais postos de troca já estão se articulando para que até terça, 11 de outubro, todos os produtos sejam recolhidos. 

"Temos que articular com os TODOS os parceiros o recolhimento dos itens de cada posto de troca para ser feito até dia 13/10 para que nos dias 14/10 e 15/10,  os voluntários das comissões de infra, barracas, Eco banco e EES, junto com seus respectivos coordenadores,  ajudem a separar os itens" - explicou Patricia Pastori, uma das voluntárias organizadoras do evento em Salvador.

Ela destacou ainda que "conforme a programação, só estaremos fazendo separação (dos produtos recolhidos) até dia 20/10, quinta. De 21 a 27/10 faremos a contabilidade final dos produtos, fecharemos as caixas e faremos a organização dos materiais de infra para o evento."

Para quem perder essas datas, uma última oportunidade: as trocas voltarão a ser feitas no dia do Evento (29/10), no Parque da Cidade.



Postos do Brechó Eco Solidário já estão em funcionamento

5 de Outubro de 2011, 21:00, por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda

Fonte: Jornal Atarde

Os postos de troca para o Brechó Eco Solidário 2011 já estão espalhados por toda a cidade. Nesses postos, o público pode trocar produtos usados, como roupas, livros, brinquedos e utensílios domésticos, em bom estado de conservação, pela moeda social Grão, que será utilizada durante o Brechó. Este ano, a feira acontecerá no dia 29 de outubro, das 9h às 17h, no Parque da Cidade.

Na programação do Brechó constam diferentes atividades de educação ambiental, promovidas com o objetivo de conscientizar o público sobre a importância do consumo consciente. Serão abordados temas como os efeitos do consumo para as mudanças climáticas e o incentivo à construção de uma sociedade mais saudável, com menos desperdício e maior prioridade para produtos das cooperativas de economia solidária.

Junto com a feira acontecerá um mercado de produtos oriundos de cooperativas. Na parte cultural, serão realizadas apresentações de música e dança. A busca da saúde integral será também contemplada com aulas de ioga, biodança, qiqong, massagens, reiki, entre outras atividades.

O evento de incentivo ao consumo consciente é promovido pela Rede de Profissionais Solidários pela Cidadania, com o apoio da Unifacs e de outras instituições de ensino superior públicas e privadas de Salvador.

Criado em 2006, o Brechó Eco Solidário já se consolidou como evento anual de economia solidária que transforma a área do Parque da Cidade em um grande mercado de troca de produtos usados. Quem quiser, poderá ainda contribuir com o projeto, fazendo doações de produtos para bazares comunitários em bairros populares.

Seguem abaixo alguns endereços dos postos de troca espalhados pela cidade:

1. Rede de Profissionais Solidários pela Cidade
Travessa S. João, nº 53, 1º. Andar, Engenho Velho da Federação.
Contato:  Jossana Gamba -  [email protected] / Débora Nunes -  [email protected]

2. Unifacs: Coordenações de Cursos dos prédios 03, 08 e 09,  no DCE (Campus Iguatemi – Prédio de Aulas 8), Centro Cultural (Prédio de Aulas -8), Coordenação de Extensão (Campus Paralela - Prédio de Aulas -9).
Contato: Patricia - 3273 8627 / [email protected]

3. Ufba - Ites (Escola de Administração, Vale do Canela), Teclim (Rede de Tecnologias Limpas - Escola Politécnica - 4º andar, Ondina) e PROEXT (Rua Caetano Moura, Federação).
Contato: Ian de Castro - 3283 7369 / [email protected]

4. Universo - Av ACM, 2728
Contato: Iara Gonzaga - [email protected]

5. Uneb - Rua Silveira Martins, 2555 - Cabula,
Biblioteca Central e Colegiado do Curso de Urbanismo.
Contato: Ana Beatriz - 8836 2748 / [email protected]
Bruna - 8157 3917 / [email protected]
Larissa - 9933 9792 / [email protected]



Secretaria do Trabalho apresenta Brechó Eco Solidário na França

5 de Outubro de 2011, 21:00, por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda

Fonte: SECOM -BA

Lyon, a segunda maior cidade da França, conhecerá a experiência do Brechó Eco Solidário, tradicional feira de economia solidária realizada em Salvador, com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A apresentação será na 10ª edição do ‘Dialogues em Humanité’, que acontece entre os dias 1º e 3 de julho com a intenção de possibilitar a discussão e a vivência de inovações na sociedade para fazer face aos desafios econômicos, sociais, ambientais e espirituais da humanidade.

O evento acontece desde 2002 e se descentralizou buscando parcerias com encontros afins em várias cidades do mundo. Esta edição abordará a Nova Política de Trabalho da Humanidade, discutindo especialmente a realidade da França e da Europa. Durante a reunião serão realizados mais de 60 workshops, shows, concertos de música, entre outros eventos culturais e artísticos abertos à população.

O ‘Brechó Eco Solidário’ surgiu em Salvador, em 2006, como parte do Programa Interno de Consumo Consciente (Picc) da Universidade Salvador (Unifacs) e tem como parceria várias instituições de ensino superior (Universo, Unijorge, Ufba) e outras entidades. Funciona como um mercado de trocas de bens usados, por meio da moeda social o ‘Grão’. É realizado, anualmente, em conjunto com comunidades e cooperativas que atuam no mercado da economia solidária.

Experiência

As técnicas da Setre, que atuam do Centro Público de Economia Solidária, Kátia Aparecida e Pérola Magalhães, participam do ‘Dialogues en Humanité’ apresentando experiência do Espaço Solidário e também das atividades relacionadas ao Brechó Solidário. Os dois eventos baianos fazem parte de uma linha de articulação que os tornam internacionais.

A Setre apoia o encontro em Lyon com a confecção das moedas ‘Grão’, que serão utilizadas nas trocas de mercadorias, representando a experiência do Brasil em moedas sociais. “Nesse encontro, cada cidadão tem a sua chance de falar, ouvir, aprender e ensinar, compartilhando a sua própria experiência e a dos outros. Lá, nunca houve um brechó. Este acontecerá pela primeira vez e será formatado segundo a nossa experiência”, explica Kátia Aparecida.



Começam trocas para o Brechó Eco Solidário

5 de Outubro de 2011, 21:00, por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda

Fonte: BemViver

O Brechó Eco Solidário é organizado anualmente pela REDE de profissionais solidários pela Cidadania desde 2006 em Salvador, num grande mercado de trocas realizadas por meio da moeda social grão. Cada grão vale um objeto em bom estado de conservação, que pode ser trocado no dia 29 de outubro, das 10 às 17 horas, no Parque da Cidade.

Você pode trocar qualquer objeto em bom estado por um grão, a moeda social do Brechó. Com um grão você adquire outro objeto na feira que será realizada no Parque da Cidade, no dia 29 de outubro.

Na programação do Brechó estão previstas também atividades que têm como objetivo conscientizar sobre os efeitos do consumo para as mudanças climáticas atuais e incentivar os participantes a pensarem em outras formas de consumir, mais saudáveis, com menos desperdício e com prioridade para produtos das cooperativas de economia solidária.

A feira acontece em conjunto com um mercado de produtos oriundos de cooperativas e diversas atividades de caráter cultural (apresentações de música e dança), de formação (atividades de educação ambiental) e de saúde integral (aulas de ioga, biodança, qiqong, massagens, reiki etc).

Os servidores podem trocar os bens por um grão a partir desta terça (26), em postos de troca na Setre, na Saeb e na Coordenação de Valorização do Servidor (CVS), no prédio da Sucab.

Outros postos de troca podem ser abertos em outras secretarias ou órgãos do Governo do Estado. Os interessados devem entrar em contato com  Ana Maltez, Marina Costa ou  Claudia Cidreira, pelos telefones 3115-3262. As trocas de objetos pela moeda grão podem ser feitas nos postos de troca até o dia 25 de outubro, ou no próprio dia de realização da feira.

A REDE é uma ONG que funciona desde 1999, com experiência na mobilização cidadã. Atua junto a comunidades em processos de organização na busca da melhoria das condições de vida e da cidadania plena. Seus membros, profissionais voluntários de diversas áreas, atuam mobilizando seu saber, seu tempo e suas relações profissionais, familiares e de amizade, com intuito de fortalecer a iniciativa popular, particularmente nos campos da economia solidária e dos desafios ambientais.

As universidades foram pioneiras na realização do Brechó, mas a cada dia crescem as parcerias com diversas outras instituições, do setor público, empresas e ONGs.

A expectativa deste ano é reunir cerca de 300 voluntários, de diversas instituições, sobretudo professores e estudantes das universidades parceiras além de empreendedores da Economia Solidária, artistas e terapeutas holísticos e pessoas engajadas em “praticas do futuro emergente”. Em 2010, o Brechó reuniu ao todo 10 mil itens para troca.

Postos de troca

Saeb: Sala da Diretoria Administrativa – falar com Anne ou Lucidalva (3115-3148).
Coordenação de Valorização do Servidor: Prédio da Sucab, 3º Andar – falar com Emilie (3115-9594).
DDE: Prédio da Fundação Luís Eduardo Magalhães – falar com Lucinéa (3115-5107).
Setre: Sala da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas – falar com Ana Maltez, Marina Costa ou  Claudia Cidreira (3115-3262



Brechó Eco Solidário 2011 acontece em Outubro

5 de Outubro de 2011, 21:00, por Vicente Aguiar - 0sem comentários ainda

Fonte: EconomiaBaiana

Acontece no sábado, 29 de outubro, a nova edição do Brechó Eco Solidário 2011, evento de economia solidária organizado em parceria entre diversas instituições de ensino superior  da capital, entidades governamentais e ONGs. A tradicional feira da economia solidária, que acontece desde 2006 e se tornou um encontro de diversas comunidades acadêmicas da capital baiana e sociedade civil, tem início a partir das 9h, e vai até as 17h, no Parque da Cidade. A edição do projeto está sendo organizada como uma versão baiana do “Dialogues en Humanité”, fórum global sobre a questão humana.

Os participantes poderão, durante a feira, obter produtos de utilidade, como roupas, utensílios, acessórios, livros, entre outros, em troca da moeda grão, caracterizando um sistema de trocas mais solidário e ambientalmente responsável. A moeda grão pode ser obtida através da troca de objetos pessoais em bom estado de conservação nos postos de troca até o dia do evento ou durante o Brechó, se dirigindo ao Banco Solidário.

Durante o Brechó, compras também podem ser feitas em Real. Esse ato “também é ambiental, porque desperta nas pessoas a temática do consumo consciente, questionando o que é realmente necessário”, frisa Débora Nunes, uma das coordenadoras do evento. “O brechó vai ter a participação de quase 50 empreendimentos sociais que vão fazer uma feira de produtos da região, inclusive artesanais e orgânicos”, destaca.

Atrações – Além da feira de economia solidária e das Ágoras do Brechó, praças de discussão inspiradas na antiga Grécia, este ano o brechó Eco Solidário terá apresentações de dança, música, rodas de capoeira, ioga, relaxamento, pintura, entre outros.

O Brechó EcoSolidário é realizado em parceria entre a Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), Faculdade Universo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifba), as secretarias estaduais de Trabalho e Emprego (Setre) e de Cultura (Secult), e o Instituto Mauá. Também são apoiadores da feira a Rede de Profissionais Solidários e a Fundação Frances Libertés

Confira os postos de trocas Aqui

Serviço

O quê: Brechó Eco Solidário 2011

Quando: Sábado, 29 de outubro. Feira acontece das 9h às 17h; programação paralela começa às 8h

Onde: No Parque da Cidade, Itaigara, Salvador.

Como funciona: Leve seus produtos em bom estado de conservação aos postos de troca, e receba um Grão por cada um deles. Com o Grão, você pode adquirir novos produtos.

Além das trocas do brechó, haverá uma feira de empreendimentos solidários, com artesanatos, alimentos orgânicos, entre outros.



Atividade Complementar: Adote um Aluno

30 de Junho de 2010, 21:00, por Valessio Soares de Brito - 0sem comentários ainda

Prezados Alunos,

A Adjuntoria de Extensão Universitária vem convidá-los a participarem das atividades de complementares do projeto Engajamento Cidadão no Adote um Aluno onde estudantes da UNIFACS interessados, se dispõem a assistir alunos de escola publica do 1º ao 9º ano nas disciplinas de Matemática e Português (Leitura). Estes reforços se dará pelo menos uma vez por semana, no turno Matutino ou Vespertino, nas escola ao nos próprios prédios da UNIFACS. Lembrando ainda que o aluno da UNIFACS escolhe o dia o horário que queiram das os reforços.

Toda atividade será contabilizada e contará como horas complementares.

Interessados em participar deste projeto para o próximo semestre podem encaminhar um e-mail para [email protected] falando que quer participar descrevendo a matéria que quer dar o reforço, horário disponível, dia da semana, disciplina, semestre e contato.

Contamos com apoio de todas para tentarmos ajudar a quem mais precisa.

Atenciosamente,

Teresa Lima

Assessora Comunitária

3330-4643



CONVITE - Voluntários para Brechó Solidário 2010!

16 de Junho de 2010, 21:00, por Valessio Soares de Brito - 0sem comentários ainda

Olá pessoal,



Estamos dando inicio as inscrições  para o brechó Solidário 2010, os que tiverem interesse em participar deste evento como atividades complementares favor enviar por e-mail  nome, curso, semestre, contato para e-mail da AEC [email protected] . Contamos com a participação de todos vocês para fazermos mais este grande evento. Segue em anexo informações sobre o Brechó.


Atenciosamente,

Teresa Lima

(71) 3330-4643


Brechó  Solidário

O que é o Brechó Solidário

Se constitui em uma das atividades propostas pelo Programa Interno de Consumo Consciente (PICC/UNIFACS) e objetiva criar uma experiência de troca de produtos através de uma Feira e Bazar Solidário, estimulando a comunidade Acadêmica a refletir sobre o seu papel na sociedade enquanto consumidores de produtos.

Este projeto implica no envolvimento de diversos setores da Universidade, de forma integrada e participativa, que visa mobilizar a comunidade para que participem das doações, coleta e troca dos produtos.

Como participar

O estudante da UNIFACS poderá  participar como voluntário no Brechó, como uma Atividade Complementar de Extensão Comunitária (ACEC) e ao final receberá um certificado, emitido pela Coordenação de Extensão Comunitária (CEC), com carga horária máxima de 60 horas.

Para se inscrever no Brechó o estudante deverá enviar e-mail para: [email protected], com  a seguinte frase: “Quero ser um voluntário do Brechó Solidário”, enviar dados pessoais (nome completo, curso, semestre, telefone  e  e-mail ).

Brechó  Solidário - Atividade Complementar de Extensão Comunitária (ACEC)

  • Divulgar evento em sua Instituição: distribuição de folhetos, fixação dos cartazes, passagem em salas de aula para convidar para dia do evento, incentivar comunidade para realizar troca de produtos;
  • Atuar como Posto intinerante- cada estudante voluntário receberá 20 grãos para ser considerado um posto móvel e efetuar trocas com parentes, colegas e amigos;
  • Participação no curso de formação para o Brechó Solidário, promovido pelos EPADE/UNIFACS, sob orientação de Daniel Caribe e Patricia Pastori, com carga horária de 20 horas;
  • Apoio para Barracas no dia do evento: realizar troca (venda) dos produtos por grãos, receber empreendimentos participantes, organização das barracas e desmontagem das barracas;
  • Acompanhamento financeiro – Banco Solidário;
  • Participação nas reuniões da Comissão de organização do Brechó;
  • Aplicação de questionário no dia do Evento;


Categorias

Consumo ético e solidário, Comércio justo e solidário, Reciclagem, Educação e formação, Cultura, Bahia
Tags deste artigo: brechó eco solidário ecosol

Entenda o Brechó

O Brechó tem: